Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Evolução exige novas funções e competências nas equipes dos shoppings

Luiz Alberto Marinho de Luiz Alberto Marinho
9 de novembro de 2023
no Artigos, Destaque do dia
Tempo de leitura: 3 minutos
Evolução exige novas funções e competências nas equipes dos shoppings

Gerente de produtos proprietários, especialista de food hall, coordenadora de onboarding e curadoria, especialista em produtos digitais, gerente de comunicação, diversidade e inclusão, coordenadora de marketing digital e e-commerce, supervisor de qualidade e analista de ambiência. Todos esses cargos não existiam, anos atrás, na estrutura dos shopping centers brasileiros. Hoje fazem parte do organograma da Allos, maior empresa do setor, no Brasil.

A parte mais visível das mudanças que afetam os centros comerciais brasileiros pode ser percebida na arquitetura, ambiente e mix de lojas. A inovação se faz presente nos projetos de canais digitais, programas de CRM, assistentes virtuais e tecnologias para aumento da eficiência e redução de custos. O que pouca gente tem comentado é como todas essas novidades estão modificando funções e exigindo novas competências dos que trabalham na indústria.

O resultado não pode ser medido apenas pela criação de novos cargos, mas também na atualização das responsabilidades das cadeiras tradicionais. “Há cinco anos, inovação e tecnologia não tinham a importância que possuem hoje. O negócio estava muito baseado no físico. Então, é natural que essas áreas tenham crescido. E os superintendentes também precisaram incorporar novas competências, como o mindset de inovação e de geração de negócios”, afirma Renata Correa, diretora de Gente e Performance da Allos.

Porém, enganam-se os que acham que tecnologia é o único elemento transformador no perfil de quem trabalha em shoppings. Para Renata, o maior desafio é a sensibilidade para entender aspectos humanos, envolvendo consumidores, colaboradores, lojistas.

Segundo Renata, a pandemia obrigou todo mundo a melhorar habilidades para desenvolver relacionamentos e entender mais as pessoas. “Durante o lockdown, tivemos que desconfiar menos do próximo e confiar mais nos outros”, exemplificou. Temas como saúde mental e qualidade de vida ganharam maior relevância entre os colaboradores. E soft skills viraram prioridade nos programas de treinamento esse ano, com destaque para assuntos como inteligência emocional e comunicação.

As modificações não se restringem à sede da empresa, é claro. A maior complexidade do mercado tornou essencial elevar a qualificação da estrutura na ponta, com as equipes que trabalham nos shoppings precisando ampliar a visão de negócio e compreender melhor os frequentadores. “A vida acontece nos shoppings. E entender o consumidor é entender o negócio”, resumiu Renata.

Novos indicadores, pouco controlados no passado, também entraram em cena. Ao lado das metas de NOI (receita operacional líquida) e Ebitda, aspectos como gestão de pessoas, nível de integração à cultura da companhia e diversidade, equidade e inclusão passaram a ser acompanhados de perto.

Como em todo processo de transformação, um dos principais desafios é gerenciar eventuais resistências. No caso da Allos, as dificuldades envolviam ainda a integração de times de duas empresas distintas, envolvidas em uma fusão rumorosa.

“Primeiro desenhamos a estrutura ideal. Depois procuramos colocar as pessoas certas, com as competências adequadas, nos lugares certos”, explicou Renata. Neste movimento, alguns mostraram-se propositivos, outros neutros, e houve quem apresentasse um comportamento reativo. Como agir nesse caso? “O caminho é explicar os benefícios da mudança”, ensinou. “Na dúvida, volte ao propósito”.

O caso da Allos é pedagógico, não apenas pelo tamanho da companhia, mas também porque a empresa pode desenhar um novo organograma, em função da fusão entre Aliansce Sonae e brMalls. Porém, discussões sobre tamanho e perfis de equipes estão sendo travadas, nesse momento, em shoppings de diferentes portes, por conta da evolução constante no modelo de negócio dessa indústria tão tradicional e bem-sucedida.

A sabedoria popular diz que não se faz uma omelete sem quebrar os ovos. Isso significa que shoppings continuarão a testar novas estruturas. E seus profissionais terão que correr para adquirir novos conhecimentos. Rápido.

Quem viver, verá.

Luiz Alberto Marinho é sócio-diretor da Gouvêa Malls.
*Este texto reproduz a opinião do autor e não reflete necessariamente o posicionamento da Mercado&Consumo.
Imagem: Shutterstock

Postagem anterior

Pequenos e médios lojistas online faturam cerca de R$ 301 milhões nas vésperas da Black Friday

Próxima Postagem

Comércio teve prejuízo de até R$ 126 milhões com apagão em São Paulo, estima ACSP

Luiz Alberto Marinho

Luiz Alberto Marinho

Luiz Alberto Marinho é sócio-diretor da Gouvêa Malls, consultoria de negócios ideal para apoiar a nova geração de centros comerciais.

Relacionados Posts

NRA Show 2025: Como atrair clientes com sustentabilidade, ofertas limitadas e valor de verdade
NRA Show

NRA Show 2025: Como atrair clientes com sustentabilidade, ofertas limitadas e valor de verdade

20 de maio de 2025
Shopee inaugura hub logístico em Rondônia e reforça presença no Norte
E-commerce

Shopee inaugura hub logístico em Rondônia e reforça presença no Norte

20 de maio de 2025
IA no varejo e indústria de bens de consumo: da promessa à execução com impacto real
Artigos

IA no varejo e indústria de bens de consumo: da promessa à execução com impacto real

20 de maio de 2025
Mei Mei mira salto de 30% no delivery até o fim de 2025
Foodservice

Mei Mei mira salto de 30% no delivery até o fim de 2025

20 de maio de 2025
A desigualdade tributária pode afetar milhões de empregos no Brasil
Artigos

A desigualdade tributária pode afetar milhões de empregos no Brasil

20 de maio de 2025
NRA Show 2025: O futuro do foodservice passa pela união entre tradição e inovação
NRA Show

NRA Show 2025: O futuro do foodservice passa pela união entre tradição e inovação

19 de maio de 2025
Estúdio Jacarandá, referência em arquitetura e design de varejo no Brasil, abre escritório nos EUA
NRA Show

Estúdio Jacarandá, referência em arquitetura e design de varejo no Brasil, abre escritório nos EUA

19 de maio de 2025
A loja do futuro: experiência, conexão e inteligência integrada
Varejo

A loja do futuro: experiência, conexão e inteligência integrada

19 de maio de 2025
Próxima Postagem
Comércio teve prejuízo de até R$ 126 milhões com apagão em São Paulo, estima ACSP

Comércio teve prejuízo de até R$ 126 milhões com apagão em São Paulo, estima ACSP

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Pfizer compra a Global Blood Therapeutics por US$ 5,4 bilhõesPfizer anuncia acordo de US$ 6 bi com chinesa 3SBio para desenvolver medicamento contra câncer

Pfizer anuncia acordo de US$ 6 bi com chinesa para desenvolver medicamento contra câncer

20 de maio de 2025
My Jewellery Atelier foca na personalização de olho no novo consumidor

My Jewellery Atelier foca na personalização de olho no novo consumidor

20 de maio de 2025
Gripe aviária: Exportação de produtos avícolas de todo o Brasil estão suspensas para 17 destinos

Gripe aviária: Exportação de produtos avícolas de todo o Brasil estão suspensas para 17 destinos

20 de maio de 2025
NRA Show 2025: Como atrair clientes com sustentabilidade, ofertas limitadas e valor de verdade

NRA Show 2025: Como atrair clientes com sustentabilidade, ofertas limitadas e valor de verdade

20 de maio de 2025
Shopee inaugura hub logístico em Rondônia e reforça presença no Norte

Shopee inaugura hub logístico em Rondônia e reforça presença no Norte

20 de maio de 2025
IA no varejo e indústria de bens de consumo: da promessa à execução com impacto real

IA no varejo e indústria de bens de consumo: da promessa à execução com impacto real

20 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.