A autoridade de concorrência italiana informou, nesta quinta-feira, que impôs uma multa de mais de 1,13 bilhão de euros (US$ 1,28 bilhão) à Amazon.com por abuso de domínio do mercado, dizendo que a empresa de comércio eletrônico tem “domínio absoluto” no campo e que prejudicou seus concorrentes em logística de comércio eletrônico.
A autoridade, conhecida como AGCM, disse que as subsidiárias europeias e italianas da Amazon minaram a capacidade dos concorrentes de vender seus produtos online ao vincular o uso do serviço de logística da Amazon pelos vendedores a ofertas destinadas a obter mais visibilidade online, como o Amazon Prime.
“Ao fazer isso, a Amazon prejudicou operadores logísticos de comércio eletrônico concorrentes, impedindo-os de se proporem a vendedores online como fornecedores. Essas condutas ampliaram a lacuna entre o poder da Amazon e a concorrência também no negócio de entrega de pedidos”, diz o comunicado.
Os mercados concorrentes também foram prejudicados, pois os vendedores que usam a logística da Amazon são desencorajados a vender seus produtos em outras plataformas, disse o regulador.
Em um comunicado, a Amazon cita que o FBA “é um serviço totalmente opcional” e que pretende apelar da decisão, chamando a multa e as penalidades propostos de “injustificados e desproporcionais”.
Com informações de Estadão Conteúdo (Dow Jones Newswires).
Imagem: ShutterStock