A Coca-Cola continua sendo a marca preferida dos brasileiros, seguida por Ypê, Perdigão, Seara e Italac, segundo a 11ᵃ edição do Brand Footprint, da Kantar, com base nas vendas feitas em 2022. As cinco mais escolhidas continuaram as mesmas de 2021.
Segundo a pesquisa, a Coca-Cola lidera foi escolhida 555 milhões de vezes pelos consumidores. Em seguida, com 552 milhões, vem Ypê. Perdigão (443 milhões), Seara (398 milhões) e Italac (379 milhões) completam o ranking.
O relatório mostra ainda que, em 2022, o brasileiro desembolsou cerca de 17% a mais por produto e 19% a mais no total, na comparação com 2021. Devido à diminuição do poder de compra em consequência da inflação nos preços, o consumidor aumentou em 11% a frequência de compra, levando cerca de 9% a menos em unidades.
Cerca de 27% desses compradores visitaram oito ou mais canais de compra (em 2021 esse percentual foi da ordem de 19%), enquanto 56% foram a de cinco até sete canais (em 2021 eram 55%), e 17% visitaram até quatro canais, 8 pontos a menos do que em 2021.
“O brasileiro vem comprando de maneira diferente. Ele visita mais canais ao longo do mês e compõe os carrinhos de compra de outra forma. Adquire menos itens por viagem e está mais aberto a experimentar novas marcas para driblar a alta dos preços e equilibrar os gastos. As marcas que prestaram atenção a isso e diversificaram o ponto de venda, sem repasse de preço, se beneficiaram e conquistaram mais lares em 2022”, analisa Elen Wedemann, CEO da divisão Worldpanel da Kantar.
Principais destaques
Entre as 50 marcas que mais se destacaram no ranking, 23 apresentaram repasse de preço abaixo da média da categoria. Cerca de 46% do faturamento das marcas mais escolhidas vieram da estratégia de mix de mais de oito canais.
Em um ano onde o consumidor experimentou, dez marcas passaram a ter mais de 50% de presença nos lares brasileiros: Natura, Ninho, Delícia, Visconti, Garoto, Yoki, Intimus, Elegê, Close-Up, Dona Benta e Vitarella.
Das 10 marcas que mais ganharam penetração nos lares em 2022, seis aumentaram mix de canais e fizeram ajuste de preço abaixo da média da categoria: Downy (15,3 pontos de penetração); Flor de Ypê (12,9 p.p); Above (10,5 p.p.); O Boticário (10,1 p.p.); Garoto (10 p.p); Monange (9,6 p.p.); Ninho (9,1 p.p.); Visconti (8,9 p.p.); Natura com (8,7 p.p.); Pepsi (8,3 p.p.); Crystal (8,3 p.p.) e Elseve (8% p.p.).
Em 2022, 192 marcas ganharam presença nos lares brasileiros, 10 a mais do que 2021, o que revela que o consumidor está mais aberto a experimentação e variação.
“Este é um momento de retomada do consumo. O consumidor está disposto a trocar de marcas e testar novas. As marcas que estiverem atentas às constantes mudanças no comportamento de compra do brasileiro conquistarão e fidelizarão mais consumidores“, completa Wedemann.
O relatório mede quantas famílias compram produtos de determinadas empresas e com que frequência isso ocorre. Nesta edição, foram analisadas 350 marcas no Brasil com inclusão de três categorias: carnes suínas, mortadelas e salsichas.
Imagem: Shutterstock