A Nestlé Brasil está investindo R$ 140 milhões em sua nova estratégia de logística no País. Uma de suas iniciativas é a inauguração de um novo Centro de Distribuição regional no Rio de Janeiro. Com isso, a empresa passa a operar com sete CDs pelo País, reduzindo o tempo de entrega da mercadoria em até 80% de acordo com a região.
“No final de 2021 decidimos fazer uma revisão de toda a nossa malha com o objetivo de aumentar a agilidade e a flexibilidade na distribuição a partir dessas centrais de atendimento nas principais regiões onde identificamos a necessidade de ganhar velocidade no tempo de entrega, em especial para o varejo local”, diz Marcelo Nascimento, vice-presidente de Supply Chain da Nestlé Brasil.
Para trazer agilidade na operação logística e entrega a clientes no Sul do País, a empresa iniciou a operação do novo CD regional no Rio Grande do Sul, em Nova Santa Rita, em maio de 2022. A unidade tem 20 mil m², capacidade operacional para expedir 150 toneladas de produtos por dia e armazenar 8 mil pallets. Por ano, a companhia prevê comercializar mais de 22 mil toneladas de produtos.
O lead time (ciclo de produção) no Estado passou de nove para dois dias. O Centro de Distribuição, onde atuam 140 pessoas entre colaboradores diretos e indiretos, dispõe de uma plataforma tecnológica para a gestão de estoque e softwares que permitem a integração das operações.
Já em abril de 2023, a empresa inaugurou seu primeiro Centro de Distribuição no Rio de Janeiro, localizado em Xerém, em Duque de Caxias. O novo CD dispõe de uma área útil de 10 mil m², com 7 mil posições de pallets e 24 mil toneladas de produtos movimentados.
Por ano, são previstas 8 mil entregas para o atendimento de mais de 300 clientes. São 150 funcionários diretos e indiretos, que passaram a oferecer uma redução no lead time de seis para dois dias. A estratégia de investimentos contempla mais dois novos CDs até o próximo ano.
Neste ano, a Nestlé prevê investir, no total, mais de R$ 2,5 bilhões no Brasil em 2023. Se confirmado, este será o maior valor investido pela empresa nos últimos cinco anos em território brasileiro.
Com informações de Mercado&Tech.
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