O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) aprovou sem restrições o aumento de participação acionária pela Caixa Econômica Federal no capital social da bandeira de cartões Elo. O aumento ocorrerá por meio da compra de ações detidas pelo Bradesco.
No despacho publicado nesta segunda-feira (9) no Diário Oficial da União, o Cade afirma que a operação não geraria efeitos anticompetitivos no País.
Em fato relevante enviado ao mercado no dia 24 de junho, a Caixa tinha informado que a participação acionária da Caixa Cartões na Elo passará de 36,889% para 41,415%, representando um aumento de 4,526 pontos porcentuais. Esse aumento de participação se dará a valor patrimonial, no montante aproximado de R$ 61,0 milhões.
O rebalanceamento das fatias dos bancos acionistas da Elo teria relação com a intenção de abertura de capital pela empresa. Os bancos sócios da bandeira (Caixa, Bradesco, Bando do Brasil) estudam vender entre 15% e 25% em uma oferta de ações, que deve ocorrer na Nasdaq, bolsa de empresas de tecnologia nos Estados Unidos, segundo apurou o Broadcast.
Parceria entre Elo e Pernambucanas
No mês passado, a rede varejista Pernambucanas fechou parceria com a Elo para lançar cartões private label que podem ser usados nas funções débito, crédito e com captura via QR Code dentro e fora das lojas.
A novidade faz parte do planejamento estratégico da Pefisa, fintech da Pernambucanas, que visa democratizar os serviços financeiros, contribuindo com a inclusão bancária e digital dos brasileiros. “Buscamos constantemente apoiar nossos clientes com um portfólio abrangente e diferenciado de serviços e produtos financeiros, além de soluções que facilitem a gestão financeira”, afirmou Sergio Borriello, CEO da Pernambucanas.
Fazem parte da expansão do portfólio os cartões Pernambucanas private label, Pernambucanas Conta Digital e Pernambucanas Elo Mais. O cartão oferece as modalidades de pagamento débito e crédito e benefícios exclusivos nas lojas da varejista.
Com informações Estadão Conteúdo (Marcia Furlan).
Imagem: Divulgação