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Pernambucanas oferece serviço financeiro para usuário de transporte público

Por meio da fintech Pefisa, varejista firmou parceria com a Autopass

A rede varejista Pernambucanas acaba de firmar uma parceria com a Autopass, empresa de mobilidade urbana que atua na gestão da cadeia de bilhetagem eletrônica para o transporte público. O objetivo é oferecer soluções financeiras para os milhões de passageiros que usam os meios de pagamento administrados pela companhia.

A parceria é viabilizada pela Pefisa, fintech do grupo, que oferece um portfólio abrangente de produtos e serviços financeiros. Entre os focos, está, também, o de dar fôlego financeiro aos consumidores e apoiar a inclusão bancária dos brasileiros.

“Firmar essa parceria com a Autopass significa darmos um passo a mais no nosso compromisso com a democratização dos serviços financeiros no País. Em breve, a população poderá ter acesso, de forma simples e rápida, a um portfólio de soluções diferenciadas com menos burocracia, mais praticidade e o apoio de uma rede varejista com mais de 420 lojas”, diz o CEO da Pernambucanas, Sergio Borriello.

Transformação digital

A rede tem 113 anos de história e está presente, atualmente, em 300 cidades, em dez Estados e no Distrito Federal. Por meio da fintech Pefisa, a Pernambucanas oferece uma plataforma digital de relacionamento em varejo e produtos financeiros, com aplicativos, compra online, tablet (concessão de crédito 100% digital em sete minutos), emissão instantânea de cartão com chip e atendimento digital. Em 2020, a Pefisa foi a primeira fintech do varejo a receber autorização para operar o Pix.

A rede tem investido fortemente na transformação digital e colhido resultados. O faturamento do e-commerce da Pernambucanas cresceu 1.081% no ano passado. Apesar da crise global decorrente da pandemia de Covid-19, a varejista também registrou um crescimento de 14% nas vendas após a retomada das lojas físicas e um recorde na abertura de unidades pelo País.

As iniciativas figitais, que integram os universos físico e digital, ganharam força em 2020. A venda pelo WhatsApp, no modelo drive-thru, se tornou mais um canal de compra aos clientes e adicionou R$ 38 milhões em vendas no ano.

O “Clique e Retire”, que permite a compra pelo aplicativo da marca e retirada em uma das lojas físicas, passou a representar 38% das vendas dos canais onde a modalidade é aplicável. Dessa forma, as vendas figitais, após o crescimento de 65% no ano, passaram a ter representatividade de mais de 15% no total, um acréscimo de 6% contra o ano anterior.

Com isso, a Pernambucanas expandiu a base de clientes figitais, que são os que apresentam maior frequência de compra (mais de 67%) e ticket médio (mais de 109%).

Imagem: Divulgação

Redação

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