Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Como a revolução digital no varejo e consumo poderá afetar a evolução das cidades

Caio Camargo de Caio Camargo
10 de outubro de 2018
no Artigos, Destaque do dia
Tempo de leitura: 3 minutos

A história das cidades está intimamente ligada à história do comércio. Desde as primeiras civilizações, o centro da cidade, e, principalmente, sua área comercial, sempre foi o grande representante cultural e social da cidade, um coração pulsante das atividades de compra e venda de produtos e serviços, criando um volume incrível de pessoas entre idas e vindas, que aumentaram com o tempo, à medida que as cidades (e seus centros comerciais) se tornavam maiores e mais importantes.

Se, em outros tempos, as áreas mais próximas aos centros da cidade poderiam ser as mais valiosas, no último século, com o avanço das cidades em termos de tecnologias e oportunidades, e fatores como o caos urbano, stress e trânsito, acabaram por fazer surgir os centros “secundários”, mais próximos das zonas residenciais, que, por vezes exclusivas, se tornavam ainda mais valiosas. O sonho de morar e trabalhar de maneira mais próxima traria efeitos ruins ao centro.

O comércio ainda passaria por outras ondas, como a expansão dos shoppings nas últimas décadas, que também causaram impactos em cidades de menor porte, onde grandes redes e marcas migraram das ruas e avenidas para esse tipo de estabelecimento buscando oferecer mais conforto aos seus clientes, e até mesmo, mais segurança.

Muitas cidades de grande porte buscam hoje alternativas à revitalização dos centros, buscando agregar questões como serviços ou espaços culturais, de olho em impulsionar ou atrair novos “moradores”. Sem pessoas, o comércio não sobrevive.

E se não bastasse isso, os centros começam a sentir, assim como toda a cadeia de varejo, o impacto da revolução digital.

Aparentemente, o muro do nosso concorrente, hoje se tornou literalmente a Muralha da China.

Foi de Jack Ma, da Alibaba, há alguns dias a frase: “Dentro de 12 anos, mais de 85% do comércio internacional será feito via e-commerce e o “made on the internet” deverá se impor em vez da etiqueta de “made in China” ou “made in Brasil”. Em trinta anos, apenas 1% do comércio global será offline, fora da internet.”

Para quem acredita que essa é um cenário longe da realidade, basta dar uma volta em qualquer centro comercial onde antes se caracterizava a venda de eletrônicos e afins. A grande maioria hoje vende apenas acessórios para celulares ou outros tipos de acessórios para tecnologia. O consumidor hoje já compra da China, EUA e outros países, através de players como Amazon, Ali Express, entre outros.

Se o varejo está aos poucos e à duras penas se adaptando a nova realidade, a cidade parece ainda estática em meio a tudo isso. No contexto das smart cities, muito se debate sobre novas tecnologias ou o novo papel da mobilidade e do trabalho, mas pouco se discutiu até hoje sobre o impacto que a realidade cada vez mais próxima irá causar no modelo de cidade como vemos hoje.

É fato que, por exemplo, as pessoas podem cada vez mais trabalhar em qualquer lugar, de acordo com sua conveniência, ou necessidade. Será que com a menor necessidade de se morar próximo ao local de trabalho, a verticalização da cidade ainda se fará necessária?

Com lojas onde a presença física, embora importante, se torne algo secundário, além de serviços que podem ser contratados de maneira cada vez mais prática e menos burocrática, onde o digital substitui o papel e não se faz mais quase necessário ir a algum local para obter algum serviço, qual será o papel do centro?

São diversas as questões que poderão mudar a maneira como vemos e usamos hoje a cidade. Será que depois do apocalipse do varejo veremos o verdadeiro apocalipse das cidades como hoje conhecemos?

Haverá centro?

Postagem anterior

Netshoes readequa logística e centro de distribuição de São Paulo

Próxima Postagem

Carrefour adota blockchain para monitorar produtos frescos

Caio Camargo

Caio Camargo

Caio Camargo é especialista em inovação no varejo, com mais de 26 anos de experiência. Atua como conselheiro voluntário da ACSP (Associação Comercial de São Paulo) e Business Advisor, é palestrante e autor do bestseller "Arroz, Feijão & Varejo".

Relacionados Posts

Carrefour inaugura primeira loja Express dentro de estação de metrô em São Paulo
Varejo

Carrefour inaugura primeira loja Express dentro de estação de metrô em São Paulo

13 de maio de 2025
Mudanças de consumo nos EUA e no Brasil: inovações e desafios no setor de alimentação
Artigos

Mudanças de consumo nos EUA e no Brasil: inovações e desafios no setor de alimentação

13 de maio de 2025
Lojas Impecável usa dados para melhorar atendimento e IA em campanhas de marketing
Tecnologia

Lojas Impecável usa dados para melhorar atendimento e IA em campanhas de marketing

13 de maio de 2025
Pizza Hut lança programa de fidelidade com pizza grátis para novos usuários do app
Foodservice

Pizza Hut lança programa de fidelidade com pizza grátis para novos usuários do app

13 de maio de 2025
Natura consultoras
Destaque do dia

Natura leva energia limpa para consultoras de beleza e líderes de negócio

13 de maio de 2025
Carrefour amplia oferta de serviços e lança seu próprio chip de celularBanco Carrefour lança primeiro programa de estágio com bolsa-auxílio de até R$ 3.000
Varejo

Banco Carrefour lança primeiro programa de estágio com bolsa-auxílio de até R$ 3.000

12 de maio de 2025
Varejo recua 0,4% em abril, mas mantém crescimento de 6,1% em 12 meses
Varejo

Varejo recua 0,4% em abril, mas mantém crescimento de 6,1% em 12 meses

12 de maio de 2025
Estados Unidos China tarifas
Economia

Estados Unidos e China selam trégua e suspendem tarifas por 90 dias

12 de maio de 2025
Próxima Postagem
Carrefour adota blockchain para monitorar produtos frescos

Carrefour adota blockchain para monitorar produtos frescos

Por favor login para participar da discussão

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Com alta de receita, Natura reduz prejuízo em 84% no primeiro trimestre

Com alta de receita, Natura&Co reduz prejuízo em 84% no primeiro trimestre

13 de maio de 2025
Carrefour inaugura primeira loja Express dentro de estação de metrô em São Paulo

Carrefour inaugura primeira loja Express dentro de estação de metrô em São Paulo

13 de maio de 2025
Mudanças de consumo nos EUA e no Brasil: inovações e desafios no setor de alimentação

Mudanças de consumo nos EUA e no Brasil: inovações e desafios no setor de alimentação

13 de maio de 2025
Lojas Impecável usa dados para melhorar atendimento e IA em campanhas de marketing

Lojas Impecável usa dados para melhorar atendimento e IA em campanhas de marketing

13 de maio de 2025
Pizza Hut lança programa de fidelidade com pizza grátis para novos usuários do app

Pizza Hut lança programa de fidelidade com pizza grátis para novos usuários do app

13 de maio de 2025
Natura consultoras

Natura leva energia limpa para consultoras de beleza e líderes de negócio

13 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.