Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Fermento demais…

Redação de Redação
10 de novembro de 2017
no Artigos, Destaque do dia, Startup
Tempo de leitura: 2 minutos

Embora não seja nenhum segredo, acho que ainda não tinha mencionado aqui que gosto muito de cozinhar. Meu estilo? Curioso e arriscado… Receitas são inspiração, não regras. Funciona muito bem em 87,4% das vezes. Nenhuma delas com pães.

Mais de uma vez, tentei colocar muito mais fermento do que a receita pedia. Inicialmente, o resultado parece extraordinário, mas basta você esperar um pouquinho para que o extraordinário se torne patético assim…

Mas e o que isso tem a ver com o mundo das startups?

Recentemente, tenho conversado com startups que usaram alguns consultores para melhorarem seus planos de negócios em busca de investimentos. Tenho que confessar que algum destes “roadshow consultants” exageram um tanto, como na estória abaixo, baseada em fatos reais.

Há uns dois meses me reuni com uma startup. Na primeira reunião, embora eles já tivessem um site e um modelo de negócio, havia vários pilotos não pagos que vinham sendo estendidos por vários meses.

Discutimos o modelo de negócio, dei algumas ideias, e combinamos que ele iria começar a forçar a venda para testar a tração. Este tipo de discussão sempre ajuda empreendedores a focar. O empreendedorismo pode ser bem solitário, acreditem. Combinamos de nos ver cerca de um mês depois da primeira conversa.

Na segunda reunião, ele tinha incorporado algumas das ideias e já tinha alguma tração, alguns clientes e cerca de três mil reais de faturamento mensal. Gostei da evolução.

Começamos a conversar sobre o que ele esperava de investimento e ele então começou a me mostrar um “business plan” de 72 slides. O negócio dele mudava de figura, se transformava radicalmente, virando algo monumental, um crescimento explosivo conquistando o mundo em uns três anos.

O “valuation” que resultou do tal business plan: trinta e dois milhões e quinhentos mil reais. Curiosamente, 10 milhões de dólares, no câmbio daquela semana.

Conclusão da nossa reunião: não investiremos.

Boas empreendedoras são otimistas por natureza. Se não o forem, melhor nem se arriscarem em uma startup. Não quero empreendedoras conservadoras, de nenhuma maneira. Conservadores devem ser os investidores. Mas otimismo e fermento têm um limite ótimo.

Eu suporto – e até recomendo – para as startups terem alguma ajuda profissional para montarem um bom business plan quando vão procurar investimento. É como buscar ajuda para montar seu CV quando você sai para procurar um emprego.

Só não se esqueça que o business plan É SEU!! Critique, leia, veja como você faria tudo aquilo se tornar realidade. E aí sim, tendo certeza que o crescimento, valuation e plano são a sua cara, vá em frente! Tenho certeza que você será bem-sucedida!

Postagem anterior

A força do Marketing Social

Próxima Postagem

Web Summit 2018 – Só não dá para ignorar

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Dia dos Namorados
Varejo

Dia dos Namorados: Varejo deve movimentar R$ 2,75 bilhões em vendas

5 de junho de 2025
Suzano compra 51% de capital de sociedade de tissue da Kimberly-Clark por US$ 1,7 bi
Economia

Suzano compra 51% de capital de sociedade de tissue da Kimberly-Clark por US$ 1,7 bi

5 de junho de 2025
Franqueadora portuguesa vira porta de entrada para brasileiros que desejam empreender no país
Franquias

Franqueadora de Portugal vira porta de entrada para brasileiros que querem empreender no país

5 de junho de 2025
Mascotes nos shoppings: estratégia de marketing afetiva e efetiva para conectar e fortalecer a marca
Artigos

Mascotes nos shoppings: estratégia de marketing afetiva e efetiva para conectar e fortalecer a marca

5 de junho de 2025
NBA House 2025 vira vitrine para ativações de Hellmann’s, Sadia, TNT e Hennessy
Varejo

NBA House 2025 vira vitrine para ativações de Hellmann’s, Sadia, TNT e Hennessy

5 de junho de 2025
Asus investe em varejo físico e inaugura espaço para testar computador na Fast Shop
Varejo

Asus investe em varejo físico e inaugura espaço para testar computador na Fast Shop

5 de junho de 2025
Pão de Açúcar cria embalagens com expressões carinhosas para o Dia dos Namorados
Supermercados

Pão de Açúcar cria embalagens com expressões carinhosas para o Dia dos Namorados

4 de junho de 2025
João Adibe: "Não adianta querer ser uma empresa nacional sem um pensamento regional"
Varejo

João Adibe: “Não adianta querer ser uma empresa nacional sem um pensamento regional”

4 de junho de 2025
Próxima Postagem
Web Summit 2018 – Só não dá para ignorar

Web Summit 2018 - Só não dá para ignorar

Por favor login para participar da discussão

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Uber: Reconhecer vínculo de trabalhadores aumentaria carga tributária de apps em R$ 10,3 bi

Uber: Reconhecer vínculo de trabalhadores aumentaria carga tributária de apps em R$ 10,3 bi

5 de junho de 2025
Dia dos Namorados

Dia dos Namorados: Varejo deve movimentar R$ 2,75 bilhões em vendas

5 de junho de 2025
Dona das marcas Pedigree e Whiskas investe R$ 430 milhões em nova fábrica no Paraná

Dona das marcas Pedigree e Whiskas investe R$ 430 milhões em nova fábrica no Paraná

5 de junho de 2025
Caixa está fazendo R$ 1 bi em crédito consignado por mês, diz presidente do banco

Caixa está fazendo R$ 1 bi em crédito consignado por mês, diz presidente do banco

5 de junho de 2025
IOF: Entenda o controle de capitais e a rejeição do mercado à medida

IOF: Entenda o controle de capitais e a rejeição do mercado à medida

5 de junho de 2025
Suzano compra 51% de capital de sociedade de tissue da Kimberly-Clark por US$ 1,7 bi

Suzano compra 51% de capital de sociedade de tissue da Kimberly-Clark por US$ 1,7 bi

5 de junho de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.