Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

10 dicas para construir uma cultura de alta performance e obter resultados melhores e mais sustentáveis

Renata Martins de Renata Martins
10 de novembro de 2020
no Artigos, Destaque do dia
Tempo de leitura: 3 minutos

Quantas empresas fazem seu planejamento estratégico, mas não conseguem implementar? Quantas empresas iniciam uma grande mudança que, no final, não obtém o sucesso esperado ou demora muito para ser finalizada?

De quantas infinitas reuniões os executivos da sua empresa participam para definir diretrizes ou projetos sobre os quais pouco é feito efetivamente?

Quantas milhares de ideias criativas e inovadoras emergem nas empresas e morrem devido aos processos burocráticos que drenam todos os seus esforços e energias?

Quantas dessas ideias realmente emergiram nos últimos anos na sua empresa?

Caso sua empresa tenha alguma barreira ou dificuldade apontada nas respostas aos contextos acima, muito provavelmente a causa-raiz do seu problema está na sua cultura empresarial.

A cultura organizacional é um conjunto de hábitos e atitudes de todos os integrantes guiados pelas normas e valores da empresa. Para uma cultura de alta performance, esses comportamentos precisam estar alinhados com os objetivos estratégicos da empresa e com a demanda dos clientes, criando um maior valor agregado a todas as ações realizadas visando proporcionar o crescimento contínuo da empresa e torná-la uma referência de mercado.

Os executivos de alta performance, em todas as áreas da empresa, são dedicados e determinados para trazer os resultados e ir além das expectativas traçadas. Potencializam as suas fortalezas e sabem o que e quando precisa ser feito, além de terem mentalidade de crescimento. São incentivados a expressar suas reais opiniões e não são prejudicados por isso. Agem com honestidade, são questionadores e desenvolvem suas competências.

Uma empresa com cultura de alta performance aumenta a atração, o engajamento e a retenção dos seus talentos pela forma como conduz seu ambiente de trabalho, fortalecendo, inclusive, seu valor como marca empregadora. A empresa busca reconhecer seus colaboradores de forma individual e coletiva e desenvolver um ambiente de confiança para gerar um maior comprometimento entre os integrantes.

Nessa jornada, muitos colaboradores poderão ser resistentes a mudanças e outros terem dificuldade de implementá-las. Muitas vezes, para promover a mudança, é necessário lembrar constantemente o que precisa ser feito, buscar meios de promover os novos hábitos com passos gradativos e de forma simplificada*.

Para a construção de uma cultura de alta performance, é importante destacar os dez pontos mais relevantes que podem servir como um guia básico para qualquer porte de empresa:

  • Ter um propósito claro da razão pela qual a empresa existe, qual é a diferença que a empresa faz ou fará para a comunidade, meio ambiente e economia;
  • Definir uma visão específica, mensurável e simples de onde quer chegar, de seus objetivos estratégicos ao longo do tempo;
  • Priorizar as iniciativas que auxiliarão no alcance dos objetivos estratégicos de forma cirúrgica, incluindo as lacunas da cultura atual, avaliando quais são os comportamentos prioritários que a empresa precisará mudar para melhoria do desempenho;
  • Desenvolver ferramentas para coleta e análise de dados de ponta a ponta da jornada do cliente com visão integrada para todas as áreas e níveis da empresa;
  • Possuir uma comunicação clara e transparente com seus colaboradores sobre as prioridades, objetivos, estratégias, iniciativas e comportamentos esperados;
  • Desenvolver planos de ações de mudanças que serão implantadas com impacto externo e interno;
  • Realizar, de forma diária, a mensuração dos resultados obtidos e direcionar ações de melhorias e ajustes contínuos com as áreas envolvidas;
  • Ter um plano de incentivo alinhado aos objetivos da empresa e atrelado a indicadores de performance específicos. Os incentivos de curto prazo servirão para reconhecer o desempenho individual e do time, impulsionando a performance de seus colaboradores e os incentivos de longo prazo para reter os principais talentos;
  • Trocar experiências internamente e realizar benchmarks com empresas dos mais variados setores para troca de boas práticas de gestão;
  • Proporcionar o recurso de tempo ou investimento para seus executivos se desenvolverem.

Todas as partes que envolvem a cultura da empresa, como por exemplo rituais de reuniões, forma como as reuniões são conduzidas e até mesmo o ambiente da empresa, impactam na mudança de comportamento das pessoas. Mudanças de atribuições e cargos também podem gerar uma nova experiência de forma mais coerente com o talento para obter a performance desejada. Até o feedback, que é o retorno do desempenho do colaborador pelo trabalho realizado, nas culturas de alta performance é feito diariamente e não apenas de forma semestral e anual.

Importante ressaltar que é necessário remodelar o papel da liderança, desenvolver novas formas de gestão, responsabilidades e atividades. As mudanças de cultura não ocorrem da noite para o dia. Para elas acontecerem, é necessário reformular a mentalidade de seus colaboradores no dia a dia do seu trabalho, direcionando-as para a melhoria contínua do seu desempenho.

*Trecho extraído do livro “A Guinada”, Chip Health e Dan Health.

Renata Martins é consultora associada da Gouvêa Consulting.

Postagem anterior

Varejo paulista deve criar menor número de vagas para fim de ano desde 2016

Próxima Postagem

Multicanalidade impulsiona faturamento e lucro do Magalu no 3º tri

Renata Martins

Renata Martins

Mais de 27 anos de experiência na gestão de Negócios e Marketing em empresas multinacionais e nacionais B2B e B2C nos mais variados segmentos de mercado com aplicação prática de metodologias ágeis e transformação digital.

Relacionados Posts

A loja do futuro: experiência, conexão e inteligência integrada
Varejo

A loja do futuro: experiência, conexão e inteligência integrada

19 de maio de 2025
iFood e Uber juntas: um exemplo de metafusão no varejo de serviços e no mercado
Artigos

iFood e Uber juntas: um exemplo de metafusão no varejo de serviços e no mercado

19 de maio de 2025
Brasília ganha novo shopping em novembro, com 60 lojas e foco em experiência completa
Shopping centers

Brasília ganha novo shopping em novembro, com 60 lojas e foco em experiência completa

19 de maio de 2025
Tropicool abre nova loja em SP e planeja atingir 100 unidades no Brasil até 2028
Foodservice

Tropicool abre nova loja em SP e planeja atingir 100 unidades no Brasil até 2028

19 de maio de 2025
China suspende habilitação de 51 frigoríficos de frango brasileiros após caso de gripe aviária
Economia

China suspende habilitação de 51 frigoríficos de frango brasileiros após caso de gripe aviária

18 de maio de 2025
Encontrar dados de qualidade é desafio para tesourarias usarem IA, apontam especialistas
Tecnologia

Encontrar dados de qualidade é desafio para tesourarias usarem IA, apontam especialistas

18 de maio de 2025
Sorveteria Granado repagina visual e lança três sabores em seu portfólio
Foodservice

Sorveteria Granado renova o visual e inclui três novos sabores em seu portfólio

18 de maio de 2025
Bancos privados ganham R$ 42,6 bi em valor de mercado com 1º tri acima do esperado
Economia

Bancos privados ganham R$ 42,6 bi em valor de mercado com 1º tri acima do esperado

17 de maio de 2025
Próxima Postagem
Multicanalidade impulsiona faturamento e lucro do Magalu no 3º tri

Multicanalidade impulsiona faturamento e lucro do Magalu no 3º tri

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

A loja do futuro: experiência, conexão e inteligência integrada

A loja do futuro: experiência, conexão e inteligência integrada

19 de maio de 2025
iFood e Uber juntas: um exemplo de metafusão no varejo de serviços e no mercado

iFood e Uber juntas: um exemplo de metafusão no varejo de serviços e no mercado

19 de maio de 2025
Brasília ganha novo shopping em novembro, com 60 lojas e foco em experiência completa

Brasília ganha novo shopping em novembro, com 60 lojas e foco em experiência completa

19 de maio de 2025
Tropicool abre nova loja em SP e planeja atingir 100 unidades no Brasil até 2028

Tropicool abre nova loja em SP e planeja atingir 100 unidades no Brasil até 2028

19 de maio de 2025
Grupo DPSP abre 600 vagas para jovens e reforça inclusão com programa para PCDs

Grupo DPSP abre 600 vagas para jovens e reforça inclusão com programa para PCDs

19 de maio de 2025
China suspende habilitação de 51 frigoríficos de frango brasileiros após caso de gripe aviária

China suspende habilitação de 51 frigoríficos de frango brasileiros após caso de gripe aviária

18 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.