Pequenas e médias empresas se juntam às gigantes do mercado na preparação para a Black Friday

Aumento na procura por envelopes de segurança, usados na entrega de produtos comprados online, mostra maior diversidade de negócios de olho na data

A Black Friday, data principal de vendas para o varejo online com a oferta de descontos, está mais democrática e diversificada ao ter cada vez mais empresas de olho no apetite de consumo dos brasileiros no fim de novembro.

A Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm) estima que sejam movimentados R$ 6,05 bilhões em vendas neste ano, um crescimento de 3,5% sobre o ano passado.

Pequenos e médios negócios procuram planejar e estruturar as empresas para ‘surfar’ a onda de faturamento da Black Friday junto com as grandes marcas do varejo.

Um exemplo deste movimento do mercado é a compra de envelopes de segurança, usados na logística de entrega de produtos comprados on-line. A Vértice Embalagens, que fabrica estes envelopes em Colombo, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC), teve crescimento de 217% na base de clientes no período de julho a setembro, meses em que o comércio eletrônico organiza estoque e insumos para a Black Friday.

A maior procura têm sido por envelopes personalizados, em que a marca pode imprimir sua identidade e criar uma experiência de relacionamento com o cliente através da embalagem no momento da chegada do produto.

“Desde o início deste ano vimos uma estabilidade de volumes contratados pelas grandes contas com quantidades muito próximas de 2021, tendo em vista o cenário de reabertura das lojas físicas após a pandemia. A partir de julho chamou a atenção o aumento de cadastro de pequenas e médias empresas, de ramos de negócios diversificados, em busca de envelopes personalizados para a Black Friday. Percebemos a intenção de qualificar a jornada do cliente do e-commerce, sem deixar as lojas físicas de lado”, conta Adriano Greca, diretor de Operações da Vértice Embalagens.

A ‘Miau Moda Kids’, que comercializa roupas e acessórios para bebês e crianças de até três anos, é uma amostra do que acontece neste ano. A empresa tem pouco mais de dois anos de operação e, pela primeira vez, desenhou uma estratégia específica para a Black Friday.

“Nos outros anos fizemos tudo que não deve ser feito. Pensamos toda a ação em cima da hora e tivemos prejuízos. Agora, nos organizamos e começamos a montar a nossa Black Friday em agosto buscando melhores negociações que garantam um lucro mínimo saudável. A intenção é fortalecer nossa base de clientes para que eles continuem comprando depois. O envelope personalizado encaixa nisto, cria uma aderência à marca. As pessoas compartilham em redes sociais a experiência de receber a encomenda e ali tem nosso site e nossas redes sociais”, explica Vinicius Vignol Pedroso, diretor-geral da empresa.

Imagem: Shutterstock

Redação

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