Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

A importância das estratégias de entrega: 3 lições para o comércio local na Black Friday em 2023

Opinião de Mercado de Opinião de Mercado
10 de novembro de 2023
no Artigos, Destaque do dia
Tempo de leitura: 4 minutos
Black Friday: comércio eletrônico deve faturar R$ 7,93 bilhões em 2024

No cenário varejista brasileiro, a Black Friday de 2022 foi um marco significativo. De acordo com o Índice Cielo Varejo Ampliado (ICVA), registramos nesta semana um crescimento médio nas vendas de 6,9% em relação ao ano anterior, demonstrando a resiliência do setor varejista em nosso País após os desafios impostos pela pandemia.

Os dados deste relatório apresentam um quadro variado, com as vendas nas lojas físicas aumentando 5,4%, enquanto o comércio eletrônico registrou um crescimento notável de 21,1%. Essa tendência reflete o cenário em evolução do varejo brasileiro, com canais físicos e digitais coexistindo para atender às crescentes expectativas dos consumidores, alinhando-se ao conceito do novo varejo, isto é, com as necessidades e os desejos dos consumidores orientando as decisões de negócios.

Na Lalamove, vimos um movimento de otimismo entre os clientes: na semana da Black Friday em 2022, o número médio total de pedidos corporativos, entre veículos grandes (carretos, utilitários e vans), pequenos (carro sedan e hatch) e duas rodas (motos com e sem baú), quase dobrou, em comparação com o ano anterior.

Para pedidos de usuários individuais, ou seja, de pessoas físicas enviando para pessoas físicas, os números foram ainda mais surpreendentes, com um aumento médio de 171%. É importante comentar sobre um comportamento percebido em pequenos produtores e comerciantes locais, que se cadastram na plataforma como pessoa física para enviar os produtos, fato que também explica o aumento superior ao aumento nos pedidos corporativos.

De fato, segundo o Sebrae, a Black Friday é a data mais importante do faturamento para 60% das PMEs. E a tendência deve se manter, visto que o estudo “Aquecimento Black Friday 2023”, da Nuvemshop, apontou que 93% dos lojistas entrevistados afirmaram que vão realizar campanhas promocionais, contra 53% que realizaram em 2022.

Internamente, as projeções também são otimistas para a data em 2023, com crescimento em todas as categorias de veículos (veículos grandes, veículos pequenos e duas rodas) e um aumento médio no número de pedidos corporativos, em mais do que o dobro do último ano. Para solicitações de pessoas físicas, a expectativa é ainda maior, com previsão de que o número de solicitações cresça 2,5 vezes.

Essa tendência demonstra a importância que a Black Friday tem ganhado em nosso País e a crescente oportunidade que a data tem representado, principalmente para os pequenos comerciantes, neste momento de retomada econômica.

Entregas como fator decisivo para o varejo local 

De fato, a crescente intenção das pequenas e médias empresas (PMEs) de aproveitar datas especiais e a expectativa de crescimento das vendas indicam que as entregas desempenharão um papel crucial no futuro do varejo local. Isso se torna especialmente evidente em datas como a Black Friday, quando a ansiedade por receber a compra pode ser até maior.

Portanto, para as PMEs dominarem os momentos de pico de demanda, é fundamental adotar práticas eficazes e inovadoras, dentre as quais destaco:

  • Tecnologias de rastreamento: Utilizando sistemas de ponta para monitorar a localização dos produtos e fornecer informações em tempo real aos clientes, aumentando a transparência e a eficiência durante os períodos de alta demanda.
  • Tecnologias de roteirização: Utilizando algoritmos e software avançados para otimizar as rotas de entrega, reduzindo os prazos de entrega, o consumo de combustível e possíveis atrasos durante períodos de alta demanda.
  • Fornecimento confiável de motoristas e entregadores: Garantir um fornecimento confiável de entregadores permite entregas oportunas, mesmo durante picos de demanda inesperados. Não basta apenas ter disponibilidade, mas é preciso contar com motoristas experientes para fazer entregas seguras e pontuais, com um retorno ágil nos pedidos para diminuir o tempo de espera e superar a concorrência. Afinal, a velocidade e a possibilidade de entrega no mesmo dia estão entre os principais critérios de escolha dos usuários.

Por fim, mas igualmente relevante, é imperativo que as pequenas e médias empresas ofereçam opções ágeis e descomplicadas para gerenciar o processo de logística reversa. Isso significa proporcionar aos clientes e parceiros comerciais uma maneira conveniente de devolver produtos, garantindo que a experiência seja tão eficiente no retorno quanto na entrega, contribuindo assim para consolidar uma reputação positiva no comércio local.

Como uma lição valiosa para os comerciantes locais, vale lembrar que, quando as expectativas estão no auge, a entrega eficiente não se limita a cumprir prazos, mas também a proporcionar uma experiência de compra completa e memorável. Afinal, na Black Friday tudo se resume a conquistar a confiança dos clientes para garantir a continuidade do que começou com uma oferta irresistível.

Helena Lizo é diretora geral da Lalamove no Brasil
*Este texto reproduz a opinião do autor e não reflete necessariamente o posicionamento da Mercado&Consumo.
Imagem: Shutterstock

Postagem anterior

BRF inaugura 10ª loja do Mercato Sadia em São Paulo com mix ampliado

Próxima Postagem

Impacto da “fusão cultural” como impulsionadora de conexões verdadeiras no varejo

Opinião de Mercado

Opinião de Mercado

Relacionados Posts

A loja do futuro: experiência, conexão e inteligência integrada
Varejo

A loja do futuro: experiência, conexão e inteligência integrada

19 de maio de 2025
iFood e Uber juntas: um exemplo de metafusão no varejo de serviços e no mercado
Artigos

iFood e Uber juntas: um exemplo de metafusão no varejo de serviços e no mercado

19 de maio de 2025
Brasília ganha novo shopping em novembro, com 60 lojas e foco em experiência completa
Shopping centers

Brasília ganha novo shopping em novembro, com 60 lojas e foco em experiência completa

19 de maio de 2025
Tropicool abre nova loja em SP e planeja atingir 100 unidades no Brasil até 2028
Foodservice

Tropicool abre nova loja em SP e planeja atingir 100 unidades no Brasil até 2028

19 de maio de 2025
China suspende habilitação de 51 frigoríficos de frango brasileiros após caso de gripe aviária
Economia

China suspende habilitação de 51 frigoríficos de frango brasileiros após caso de gripe aviária

18 de maio de 2025
Encontrar dados de qualidade é desafio para tesourarias usarem IA, apontam especialistas
Tecnologia

Encontrar dados de qualidade é desafio para tesourarias usarem IA, apontam especialistas

18 de maio de 2025
Sorveteria Granado repagina visual e lança três sabores em seu portfólio
Foodservice

Sorveteria Granado renova o visual e inclui três novos sabores em seu portfólio

18 de maio de 2025
Bancos privados ganham R$ 42,6 bi em valor de mercado com 1º tri acima do esperado
Economia

Bancos privados ganham R$ 42,6 bi em valor de mercado com 1º tri acima do esperado

17 de maio de 2025
Próxima Postagem
Impacto da “fusão cultural” como impulsionadora de conexões verdadeiras no varejo

Impacto da "fusão cultural" como impulsionadora de conexões verdadeiras no varejo

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

A loja do futuro: experiência, conexão e inteligência integrada

A loja do futuro: experiência, conexão e inteligência integrada

19 de maio de 2025
iFood e Uber juntas: um exemplo de metafusão no varejo de serviços e no mercado

iFood e Uber juntas: um exemplo de metafusão no varejo de serviços e no mercado

19 de maio de 2025
Brasília ganha novo shopping em novembro, com 60 lojas e foco em experiência completa

Brasília ganha novo shopping em novembro, com 60 lojas e foco em experiência completa

19 de maio de 2025
Tropicool abre nova loja em SP e planeja atingir 100 unidades no Brasil até 2028

Tropicool abre nova loja em SP e planeja atingir 100 unidades no Brasil até 2028

19 de maio de 2025
Grupo DPSP abre 600 vagas para jovens e reforça inclusão com programa para PCDs

Grupo DPSP abre 600 vagas para jovens e reforça inclusão com programa para PCDs

19 de maio de 2025
China suspende habilitação de 51 frigoríficos de frango brasileiros após caso de gripe aviária

China suspende habilitação de 51 frigoríficos de frango brasileiros após caso de gripe aviária

18 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.