Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Impacto da “fusão cultural” como impulsionadora de conexões verdadeiras no varejo

Karen Cavalcanti de Karen Cavalcanti
10 de novembro de 2023
no Artigos, Destaque do dia
Tempo de leitura: 3 minutos
Campanha Lancôme x Louvre foi filmada no Museu do Louvre com nomes como Zendaya

Campanha Lancôme x Louvre foi filmada no Museu do Louvre com nomes como Zendaya

O varejo é vivo e sempre se renova. Vivemos atualmente um novo momento de transição no varejo, relacionado com a forma como os consumidores se relacionam com as marcas. Cresce um comportamento de consumo mais infiel, mais questionador, o “smart consumer”. E, com isso, aumenta a pressão e o desafio para criar conexões mais fortes e verdadeiras entre marcas e consumidores, que rompam esses paradigmas.

Impacto da "fusão cultural" como impulsionador de conexões verdadeiras no varejo

Como criar conexões mais fortes entre marca e consumidores?

Há vários aspectos que atraem e conectam, mas há um que vem ganhando força: a fusão cultural. Trabalhar conexões embasadas no lifestyle, naquilo de que as pessoas são fãs e admiram.

Há uma pluralidade de temas que possibilitam gerar ligações mais fortes com consumidores, mas é importante ressaltar que a verdadeira fusão cultural vai além de uma ação pontual, além de uma collab momentânea, por exemplo. Tem relação com o propósito da marca, o que é forte nela e ligado à essência do lifestyle proposto, criando, assim, uma simbiose de excelências.

Lancôme: beleza, arte, game, moda

A nova linha Lancôme x Louvre é um bom exemplo. Transborda o conceito de que a “beleza é uma arte viva”, que tem afinidade forte com ambas as pontas.

A fusão cultural é tão forte nessa ação que, além da camada da arte, há simbiose também com o mundo dos games, com uma experiência imersiva gamificada, o “happiverse“, onde é possível criar um avatar, explorar artes do Louvre, ganhar prêmios e comprar produtos experenciados.

Uniqlo: moda, game, anime, arte, pop culture

A Uniqlo, uma das maiores redes de fast fashion do mundo, trabalha fortemente em suas coleções com o mundo oriental sua origem combinada com universos de game, anime, arte.

Impacto da "fusão cultural" como impulsionador de conexões verdadeiras no varejo Earvin “Magic” Johnson & Nike Jordan

Em janeiro de 2024, será realizada a NRF Retail’s Big Show, em Nova York (EUA). Na edição desse ano, além das tradicionais apresentações de varejistas e tendências, haverá a palestra de Magic Johnson, que recentemente entrou para a lista de bilionários da Forbes, e também de Marcelo Trevisan, senior director global planning da Nike Jordan. São dois ícones do basquete que usam sua imagem e lifestyle para gerar negócios com conexões verdadeiras.

A Nike Jordan é um forte exemplo de simbiose de excelência, indo além do esporte, conectando fortemente com cultura pop.
Impacto da "fusão cultural" como impulsionador de conexões verdadeiras no varejoBruce Dickinson

Ainda em Nova York, logo após a NRF 2024, no Retail Executive Summit da delegação da Gouvêa Experience, haverá também um encontro com Bruce Dickinson, debatendo com os participantes sua evolução de persona do entretenimento para o mundo dos negócios.

Essas inspirações são muito relevantes. Marcas conectadas com os movimentos da arte, filmes, games, esportes, música e gastronomia, entre outros pontos de estilos de vida, contribuem para impulsionar conexões verdadeiras e gerar negócios mais sustentáveis.

Karen Cavalcanti é sócia-diretora da Mosaiclab, área de inteligência de mercado da Gouvêa Ecosystem.
*Este texto reproduz a opinião do autor e não reflete necessariamente o posicionamento da Mercado&Consumo.
Imagens: Shutterstock e Reprodução

Postagem anterior

A importância das estratégias de entrega: 3 lições para o comércio local na Black Friday em 2023

Próxima Postagem

Nike inaugura loja com foco em bem-estar coletivo no Shopping Iguatemi São Paulo

Karen Cavalcanti

Karen Cavalcanti

Karen Cavalcanti é sócia-diretora da Mosaiclab, área de inteligência da Gouvêa com a chancela “powered by”. É especialista em prospecção, análise e emprego estratégico de dados do mercado de consumo no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

China suspende habilitação de 51 frigoríficos de frango brasileiros após caso de gripe aviária
Economia

China suspende habilitação de 51 frigoríficos de frango brasileiros após caso de gripe aviária

18 de maio de 2025
Encontrar dados de qualidade é desafio para tesourarias usarem IA, apontam especialistas
Tecnologia

Encontrar dados de qualidade é desafio para tesourarias usarem IA, apontam especialistas

18 de maio de 2025
Sorveteria Granado repagina visual e lança três sabores em seu portfólio
Foodservice

Sorveteria Granado renova o visual e inclui três novos sabores em seu portfólio

18 de maio de 2025
Bancos privados ganham R$ 42,6 bi em valor de mercado com 1º tri acima do esperado
Economia

Bancos privados ganham R$ 42,6 bi em valor de mercado com 1º tri acima do esperado

17 de maio de 2025
Chicago: experiência premium da churrascaria ao supermercado
NRA Show

Chicago: experiência premium da churrascaria ao supermercado

17 de maio de 2025
Especialistas defendem diversificação nas parcerias comerciais
Economia

Especialistas veem com otimismo os investimentos chineses no Brasil

17 de maio de 2025
M. Dias Branco, dona das marcas Adria e Piraquê, tem nova diretora de Marketing; confira outras mudanças
Gestão

M. Dias Branco, dona das marcas Adria e Piraquê, tem nova diretora de Marketing; confira outras mudanças

17 de maio de 2025
Empresas estão recuando na agenda ESG ou vivemos um freio de arrumação?
Artigos

Empresas estão recuando na agenda ESG ou vivemos um freio de arrumação?

16 de maio de 2025
Próxima Postagem
Nike inaugura loja com foco em bem-estar coletivo no Shopping Iguatemi São Paulo

Nike inaugura loja com foco em bem-estar coletivo no Shopping Iguatemi São Paulo

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

China suspende habilitação de 51 frigoríficos de frango brasileiros após caso de gripe aviária

China suspende habilitação de 51 frigoríficos de frango brasileiros após caso de gripe aviária

18 de maio de 2025
Haddad defende pesquisa na Margem Equatorial em paralelo a redução no uso do petróleo

Haddad defende pesquisa na Margem Equatorial em paralelo a redução no uso do petróleo

18 de maio de 2025
Instituto Empresa lança Clube de Investidores de defesa a acionistas minoritários

Instituto Empresa lança Clube de Investidores de defesa a acionistas minoritários

18 de maio de 2025
Encontrar dados de qualidade é desafio para tesourarias usarem IA, apontam especialistas

Encontrar dados de qualidade é desafio para tesourarias usarem IA, apontam especialistas

18 de maio de 2025
Sorveteria Granado repagina visual e lança três sabores em seu portfólio

Sorveteria Granado renova o visual e inclui três novos sabores em seu portfólio

18 de maio de 2025
Bancos privados ganham R$ 42,6 bi em valor de mercado com 1º tri acima do esperado

Bancos privados ganham R$ 42,6 bi em valor de mercado com 1º tri acima do esperado

17 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.