Diageo Brasil apresenta novos CFO e VP de Vendas; confira outras movimentações

A Mercado&Consumo traz, semanalmente, as principais movimentações registradas no corpo diretivo de empresas de varejo

Lucianna Costa, nova CFO da Diageo Brasil

A Mercado&Consumo traz, semanalmente, as principais movimentações registradas no corpo diretivo de empresas de varejo e consumo no Brasil. Nesta semana, a Diageo Brasil anunciou sua nova diretora financeira e o novo vice-presidente comercial; a Westwing confirmou sua nova consultora de diversidade e inclusão; e a Dasa anunciou sua nova diretora de Jurídico, ESG, Relações Governamentais e Auditoria Interna.

Confira, a seguir, as principais mudanças anunciadas por grandes empresas nesta semana:

Diageo Brasil

A Diageo, empresa de bebidas alcoólicas premium e proprietária das marcas Johnnie Walker, Smirnoff, Tanqueray e Ypióca, entre outras, anunciou Lucianna Costa como nova diretora financeira da Diageo Brasil. Junto com a sua equipe, a executiva tem o desafio de dar suporte administrativo e financeiro para acelerar o desenvolvimento sustentável dos negócios da companhia, auxiliando a realização das metas globais.

Lucianna assume a posição após ter ocupado a cadeira de diretora Financeira Sênior na Johnson & Johnson, na qual era responsável pela estratégia e gestão de questões financeiras para setor de Consumer Health. Com mais de 25 anos de carreira, a executiva passou por companhias como Citi, Dexco e Whirlpool, onde esteve por quase 20 anos nas áreas de Commercial Finance, planejamento estratégico, tesouraria e controladoria.

Além de um forte histórico como Business Partner, a executiva tem vasta experiência em mercados internacionais, entre eles: EUA, América Latina, Europa e Asia. Formada em Administração de Empresas pela PUC/SP, com pós-graduação em Gestão pela Radcliffe College, e com MBA na FGV.

A Diageo Brasil conta também com um novo vice-presidente de Vendas. Andre Muller assume a posição após ter ocupado a cadeira de diretor financeiro para a região do Brasil, Paraguai e Uruguai. Um de seus legados é ter dobrado os números da empresa em 3 anos, ampliando a participação da marca Diageo no mercado de álcool e destilados desde sua chegada em 2018.

Com mais de 20 anos de carreira, Muller acumulou em sua jornada diversas posições C-Level em Finanças, Vendas e atuando como Gerente Geral Interino, RH e Supply. Também atuou em diversas multinacionais como Unilever, Danone, Warner Bros Discovery.

Formado em administração de empresas pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (USP), agora, Muller tem a responsabilidade de ampliar a liderança de vendas no segmento premium, expandindo a participação de mercado das marcas da Diageo no Brasil através da evolução da execução nos pontos de venda.

Westwing

A jornalista e palestrante Alexandra Loras se junta ao time da Westwing Brasil como a nova consultora de diversidade e inclusão da companhia. Com mais de 20 anos de experiência na área de reestruturação pessoal e empresarial focada no reequilíbrio da diversidade étnico-racial, Loras tem como missão colaborar na consolidação dos projetos que trazem maior pluralidade à empresa.

A Westwing ainda apoiará o lançamento do Instituto de Protagonismo Feminino, idealizado pela executiva e lançado este mês, que busca fortalecer mulheres no mercado de trabalho e incentivá-las a alcançarem posições de liderança. A companhia se comprometeu com todo o projeto de design de interiores do Instituto – com previsão de entrega para janeiro de 2023. “Confio na expertise da Westwing em criar um lugar bonito e acolhedor para essas mulheres. Quero que esse seja um local de troca, mas também de inspiração”, conta Loras. A empresa ainda se comprometeu a abrir o marketplace para novos parceiros que passarem pela curadoria do Instituto.

Mestra em Gestão de Mídia pela Sciences Po, Loras é consultora, mentora, palestrante, sensitivity reader da revista “Harper’s Bazaar” e investidora anjo do programa televisivo Shark Tank Brasil.

nova
Nelcina Tropardi, nova Diretora de Jurídico, ESG, Relações Governamentais e Auditoria Interna da Dasa

Dasa

A Dasa, rede de saúde integrada, reforçou o time de sustentabilidade e anunciou a chegada de Necilna Tropardi como nova diretora de Jurídico, ESG, Relações Governamentais e Auditoria Interna da organização, se reportando diretamente ao presidente da empresa, Pedro Bueno.

“O setor de saúde ganhou enorme destaque nos últimos anos e sua força se mantém até hoje, inclusive, com uma preocupação crescente com ESG. Essas duas pautas tão importantes estão diretamente interligadas na Dasa e venho contribuir com um time que já desenvolve um trabalho de excelência ‘de E a G’ dentro do segmento”, diz Nelcina Tropardi.

A executiva possui mais de 25 anos de experiência em assuntos jurídicos e corporativos em multinacionais no Brasil e na América Latina, como Unilever, Pirelli, Diageo e Heineken. Tem larga experiência em Direito, Assuntos Corporativos, Sustentabilidade, Ética e Compliance, interagindo com ministérios, órgãos governamentais e agências reguladoras.  Além disso, ela é presidente da Diretoria Nacional da Associação Brasileira de Anunciantes (ABA) e membro do Conselho Superior do Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (CONAR).

KPMG

A KPMG anunciou a contratação de Daniel Malandrin como sócio e líder do segmento de Venture Capital. O executivo também ingressa na Leap, braço de inovação aberta e transformação digital da KPMG Brasil, para desenvolver e liderar novas ofertas de serviços em Corporate Ventures.

“Estamos focados em desenvolver um relacionamento de longo prazo com todos os participantes do ecossistema. Assim, atuamos em conjunto para oferecer produtos e serviços customizados para corporações, gestoras de investimento de VC/CVC, family offices e startups, em seus esforços estratégicos de criação de valor e em seus ciclos de gestão de investimentos”, diz Malandrin.

Com mais de 25 anos de experiência em venture capital, Malandrin é formado em Administração de Empresas com ênfase em Finanças pela Universidade de São Paulo (USP) e possui MBA com ênfase em Finanças e Estratégia pela University of California, Berkeley Haas. O executivo também possui certificados e especializações em Finanças Corporativas e Gestão de Investimentos pela University of California e em E-Business pelo IBMEC. Malandrin é Administrador de Carteiras CVM e palestrante convidado em escolas de negócios. Em 2020, recebeu o Emerging Leader Award da Global Corporate Venturing, seguindo o Rising Star Award recebido em 2017.

TP-Link Brasil

A TP-Link já prepara seu planejamento para 2023 e os próximos anos e reforça seu compromisso de ampliar e melhorar as conexões de pessoas e empresas. Um dos primeiros passos nesta direção da comunicação da marca no Brasil é a recente contratação de um novo diretor de Marketing, Fabio Faria.  A nova gestão assume com foco na integração plena entre parceiros, clientes e um olhar específico para o usuário final.

“Apesar de passar por diversas empresas globais, a área de tecnologia é a que sempre me empolgou. E o mais interessante é que, muitas vezes, nós, da indústria, já sabemos e estamos investigando novas aplicações, novas soluções e tendências, que ainda vão levar alguns anos para chegar de forma massiva na casa e empresa dos nossos clientes”, conta.

Executivo de Marketing com cerca de 20 anos no mercado, Faria foi responsável por estratégias, planejamentos, lançamento de marcas e produtos, relações públicas, além de analista em recomendações que impactam nos resultados de segmentos como telecomunicações, bens de consumo e automotivo.

Imagens: Divulgação 

Sair da versão mobile