Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Destaque do dia

Walmart demite executivos e revê modelo de hiper no Brasil

Redação de Redação
11 de janeiro de 2017
no Destaque do dia, Varejo
Tempo de leitura: 3 minutos

O Walmart no Brasil demitiu executivos do alto escalão, cerca de dois anos após a última redução maior de cargos no grupo. Nesta segunda-feira (9/1), deixaram a companhia Ricardo Garcia, vice-presidente comercial de perecíveis, e Sérgio Nóia, vice-presidente comercial responsável por alimentos, higiene, limpeza e marcas próprias, segundo apuração do jornal Valor. São mudanças que acontecem num período em que a empresa reduz despesas e revê o seu modelo de hipermercados no País.

Há seis meses, a vice-presidente de marketing, Adriana Muratore, também foi demitida. A empresa confirmou ontem a saída dos executivos. Garcia e Nóia são considerados executivos experientes. Nóia foi diretor do Carrefour e diretor presidente do Lopes Supermercados. Garcia foi diretor do Grupo Pão de Açúcar, Carrefour e Makro. Segundo fontes, discordâncias em relação à estratégia atual do grupo teria levado ao afastamento dos executivos.

O Walmart tem buscado reverter resultados negativos de algumas bandeiras, especialmente do seu hipermercado Walmart, por meio das reformas de lojas e da política comercial “preço baixo todo dia”. Segundo apurou o Valor, a matriz nos EUA teria dado prazo para o comando estancar as perdas operacionais com hipermercados no Brasil no prazo de três anos, a partir da última mudança na presidência, em 2016, com a entrada de Flavio Cotini no cargo.

Segundo fonte a par do assunto, a subsidiária precisa “estabilizar” a operação até 2019 – atualmente, há trimestres consecutivos com queda no lucro e outros com leve aumento. No negócio de hipermercados, a operação tem tido trimestres com prejuízo operacional nos últimos anos. Se a empresa não conseguir sair dessa situação, o grupo pode analisar a saída do Brasil, diz a mesma fonte.

Essa decisão pode envolver a venda da operação local em “fatias”, de acordo com a região de atuação, apurou o Valor. O Walmart tem lojas no Sul, no Sudeste e no Nordeste do País. Essa discussão acontece no alto escalão da matriz nos EUA, apurou o Valor. O Walmart entrou no País em 1995. Em entrevista à Reuters há um ano, o presidente do Walmart International, David Cheesewright, disse que a companhia não tinha, na época, planos de deixar o Brasil.

Procurada pelo Valor, a empresa informou em nota que “reforça o seu compromisso e projetos de longo prazo para o Brasil”, e ressalta que está “alinhada com a missão de vender por menos para as pessoas viverem melhor”. “No momento, estamos focados no nosso projeto de reinvenção do hipermercado. Uma iniciativa do Walmart Brasil, de investimento local, e que tem o apoio da nossa matriz […] A reinvenção do hipermercado faz parte de uma série de iniciativas para melhorar a experiência de compras nas lojas e simplificar processos na operação”. diz. “As mudanças envolvem busca de sinergias entre áreas. Como resultado de todas as ações em andamento, a companhia estará mais bem preparada para crescer de forma sustentável no Brasil ao longo dos próximos anos”.

Cotini está no comando da subsidiária há cerca de um ano, com projeto de reestruturação dos 130 hipermercados, orçado em R$ 1 bilhão, a terminar em 2019. Segundo apurou o Valor, além das 60 lojas que a rede fechou na virada de 2015 para 2016, com resultados abaixo do esperado, ainda existe uma lista com outras 40 lojas deficitárias, que podem ser fechadas no futuro. A empresa não tomou ainda essa decisão.

Sobre o fechamento das unidades, o grupo diz que está revisando o portfólio constantemente “e tomando decisões baseadas no que é melhor para o negócio e para os nossos clientes”.

O grupo no Brasil tem 485 pontos de venda, entre hipermercados Walmart, Big, Bompreço e Todo Dia, supermercados Todo Dia, Mercadorama, Nacional e Bompreço, lojas de atacado Maxxi e o clube de compras Sam’s Club.

A recessão no País, que já acumula dois anos de duração, reduziu drasticamente o consumo e afeta os resultados das varejistas. Mas as dificuldades enfrentadas pelo grupo americano vêm de mais tempo e envolvem questões estruturais – do formato da operação à aquisição de lojas que não tiveram bom desempenho.

Com a reestruturação dos hipermercados, o objetivo era fechar o ano de 2016 com crescimento nominal nas vendas, após dois anos em queda. As vendas de 2016 ainda não foram divulgadas. Para analistas, mesmo com a recessão, há outras redes em melhor situação. O Carrefour cresce acima de 12% por trimestre (incluindo o Atacadão). A operação alimentar do GPA cresceu 11% até setembro (incluindo Assaí).

As vendas líquidas do Walmart, por sua vez, caíram 0,4% no terceiro trimestre de 2015 e cresceram 1,2% no último trimestre daquele ano. Em 2016, houve alta de 1,4% de janeiro a março, queda de 0,4% de abril a junho e alta de 3,1% no terceiro trimestre de 2016.

Fonte: Supermercado Moderno

Postagem anterior

Foi dada a largada para a NRF – Retail Big Show 2017

Próxima Postagem

Inflação foi de 0,30% em dezembro e fechou 2016 abaixo do teto

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

SP: comércio deve faturar 5,4% no Dia das Mães em 2025, diz Fecomércio
Varejo

Dia das Mães: comércio de SP deve crescer 5,4% no período, diz Fecomércio

9 de maio de 2025
Carrefour Property promove ações especiais para o Dia das Mães
Supermercados

Carrefour Property promove ações especiais para o Dia das Mães

9 de maio de 2025
Loja Fressnapf em Hanôver é exemplo mundial de varejo pet
Tecnologia

Loja Fressnapf em Hanôver é exemplo mundial de varejo pet

9 de maio de 2025
Rede de conveniência entra no Roblox mirando geração Z
Tecnologia

Rede de conveniência entra no Roblox mirando geração Z

9 de maio de 2025
Eni Group tem na Plenitude a loja do futuro de energia renovável
Tecnologia

Eni Group tem na Plenitude a loja do futuro de energia renovável

9 de maio de 2025
Magazine Luiza tem lucro líquido de R$ 12,8 mi no 1º trimestre, queda anual de 54,3%
Varejo

Magazine Luiza tem lucro líquido de R$ 12,8 mi no 1º trimestre, queda anual de 54,3%

9 de maio de 2025
Farmácias, saúde e beleza lideram o uso do WhatsApp para atendimento e vendas no Brasil
Varejo

Farmácias, saúde e beleza lideram o uso do WhatsApp para atendimento e vendas no Brasil

9 de maio de 2025
 A relevância está no centro. Saiba por que sua indústria está atrasada no DTC
Artigos

 A relevância está no centro. Saiba por que sua indústria está atrasada no DTC

9 de maio de 2025
Próxima Postagem

Inflação foi de 0,30% em dezembro e fechou 2016 abaixo do teto

Por favor login para participar da discussão

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Ipem-SP lança plataforma para ajudar consumidor a identificar bomba de combustível antifraude

Ipem-SP lança plataforma para ajudar consumidor a identificar bomba de combustível antifraude

9 de maio de 2025
SP: comércio deve faturar 5,4% no Dia das Mães em 2025, diz Fecomércio

Dia das Mães: comércio de SP deve crescer 5,4% no período, diz Fecomércio

9 de maio de 2025
Consumidor de baixa tensão paga 3,8% na tarifa de energia com custos da MMDG, diz Abradee

Consumidor de baixa tensão paga 3,8% na tarifa de energia com custos da MMDG, diz Abradee

9 de maio de 2025
China anuncia reforço à construção de zonas de livre comércio

China anuncia reforço à construção de zonas de livre comércio

9 de maio de 2025
Canoas Shopping é adquirido pelo Grupo AD e passa a integrar seu portfólio

Canoas Shopping é adquirido pelo Grupo AD e passa a integrar seu portfólio

9 de maio de 2025
Carrefour Property promove ações especiais para o Dia das Mães

Carrefour Property promove ações especiais para o Dia das Mães

9 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.