Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Como a IA e os dados estão moldando o futuro do varejo no Brasil

M&C Media Labs de M&C Media Labs
11 de janeiro de 2025
no Artigos, Destaque do dia, Eventos, NRF Retail's Big Show
Tempo de leitura: 3 minutos

O varejo brasileiro vive uma efervescência digital, impulsionada por uma retomada gradual do consumo e clientes cada vez mais conectados, exigentes e menos fiéis às marcas. Hoje, as pessoas gastam o seu dinheiro de forma muito mais consciente e informada. Por isso, para ter sucesso as empresas precisam conhecer profundamente o perfil dos seus compradores, a fim de oferecer experiências personalizadas, únicas e marcantes.

Neste cenário, a gestão de dados emergiu como um pilar fundamental. Contudo, não basta ter dados – isso, basicamente, todos têm. O desafio é extrair mais valor deles, obter insights. As empresas precisam combinar inteligência e relacionamento para conseguirem resultados concretos.

Diante desse cenário, a NRF 2025 trará como destaque dois conceitos que estão moldando o futuro do varejo: hiperpersonalização e automação. A hiperpersonalização, já presente na prática, representa uma grande oportunidade para o setor. Com o avanço das tecnologias, como Inteligência Artificial e análise de dados, os varejistas têm a capacidade de oferecer produtos e serviços altamente adaptados às necessidades individuais de cada cliente, no momento certo e de maneira mais relevante do que nunca. Essa abordagem não apenas melhora a experiência do consumidor, mas também potencializa a fidelização e os resultados do negócio. Com isso, pode maximizar a conversão a partir de uma comunicação efetiva e pertinente.

O conceito de marketing um a um, apresentado por Don Peppers e Martha Rogers em 1994, finalmente tem ganhado vida dessa maneira, com empresas tratando cada consumidor de forma única e ajustando suas ofertas com precisão. O que vender e como vender são decisões orientadas pelos dados, que vão identificar o momento ideal para enviar estímulos individualizados.

Enquanto isso, a automação ganhou uma nova aliada para revolucionar a execução de processos operacionais: os agentes autônomos de Inteligência Artificial (IA), o grande lançamento do setor de tecnologia em 2024.

Esses agentes quebraram as fronteiras da IA generativa. Em vez de apenas criar conteúdo, eles executam tarefas: conseguem utilizar informações existentes (e por meio de treinamento da própria empresa) para automatizar processos, analisar dados, planejar ações, tomar decisões e executar, por exemplo, campanhas de marketing e o atendimento ao cliente. A nova capacidade da tecnologia permitirá que as equipes foquem (ainda mais) naquilo que é atividade da empresa, além de atender e se relacionar melhor com seus consumidores, tirando o foco das tarefas operacionais.

Dados da pesquisa State of the AI Connected Customer revelam que boa parte dos consumidores brasileiros diz que a IA eleva o nível de experiência em uma compra – 44% da geração Z, 53% dos millennials e 43% dos baby boomers.

Por isso, acredito que o futuro do varejo no Brasil está na combinação da IA com os dados, supervisionada por uma abordagem humana e ética. Empresas que investirem em soluções de relacionamento robustas e integrarem IA de forma transparente terão uma chance única de transformar a experiência do consumidor, otimizar processos, reduzir despesas e impulsionar um crescimento sustentável daqui em diante.

Com os agentes de IA e a hiperpersonalização trabalhando juntos, o varejo está mais perto do que nunca de oferecer experiências excepcionais, criadas sob medida para cada cliente. Esta é uma oportunidade de transformar desafios em soluções inovadoras, aumentar a relevância e prosperar no competitivo mercado brasileiro.

Marcelo Toledo é diretor de Estratégia e Desenvolvimento de Negócios para Varejo e Bens de Consumo na Salesforce América Latina.
*Este texto reproduz a opinião do autor e não reflete necessariamente o posicionamento da Mercado&Consumo.
Imagem: Shutterstock

Postagem anterior

Natura tem nova diretora de Cultura, Desenvolvimento, Diversidade e Bem-Estar; confira outras mudanças

Próxima Postagem

Venezuela fecha fronteira com o Brasil até a próxima segunda-feira

M&C Media Labs

M&C Media Labs

Relacionados Posts

Antonio Carlos Pipponzi: "O grande desafio é manter o legado de um lado e a inovação do outro"
Varejo

Antonio Carlos Pipponzi: “O grande desafio é manter o legado de um lado e a inovação do outro”

1 de junho de 2025
Envios de declarações do Imposto de Renda ficam abaixo da expectativa da Receita
Economia

Envios de declarações do Imposto de Renda ficam abaixo da expectativa da Receita

1 de junho de 2025
Carrefour ações
Supermercados

De IPO bilionário a saída discreta, Carrefour deixa B3 com valor de mercado 44% menor

31 de maio de 2025
Neogrid tem novo CEO; confira outras mudanças
Gestão

Neogrid tem novo CEO; confira outras mudanças

31 de maio de 2025
Correios atendem aposentados e pensionistas do INSS que tiveram descontos indevidos
Economia

Correios atendem aposentados e pensionistas do INSS que tiveram descontos indevidos

30 de maio de 2025
O que acontece com quem não declara o Imposto de Renda? Confira
Economia

O que acontece com quem não declara o Imposto de Renda? Confira

30 de maio de 2025
Puxado pela agropecuária, PIB cresce 1,4% no primeiro trimestre de 2025
Economia

Puxado pela agropecuária, PIB cresce 1,4% no primeiro trimestre de 2025

30 de maio de 2025
As emoções que vão definir o comportamento do consumidor em 2027
Varejo

As emoções que vão definir o comportamento do consumidor em 2027

30 de maio de 2025
Próxima Postagem
Venezuela fecha fronteira com o Brasil até a próxima segunda-feira

Venezuela fecha fronteira com o Brasil até a próxima segunda-feira

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Antonio Carlos Pipponzi: "O grande desafio é manter o legado de um lado e a inovação do outro"

Antonio Carlos Pipponzi: “O grande desafio é manter o legado de um lado e a inovação do outro”

1 de junho de 2025
Envios de declarações do Imposto de Renda ficam abaixo da expectativa da Receita

Envios de declarações do Imposto de Renda ficam abaixo da expectativa da Receita

1 de junho de 2025
Carrefour ações

De IPO bilionário a saída discreta, Carrefour deixa B3 com valor de mercado 44% menor

31 de maio de 2025
China forma nova organização internacional de mediação com países emergentes

China forma nova organização internacional de mediação com países emergentes

31 de maio de 2025
Carrefour conclui reorganização societária e BDRs passam ser negociados na B3 sob código CAFR31

Carrefour conclui reorganização societária e BDRs passam ser negociados na B3 sob código CAFR31

31 de maio de 2025
Neogrid tem novo CEO; confira outras mudanças

Neogrid tem novo CEO; confira outras mudanças

31 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.