Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Como a IA e os dados estão moldando o futuro do varejo no Brasil

M&C Media Labs de M&C Media Labs
11 de janeiro de 2025
no Artigos, Destaque do dia, Eventos, NRF Retail's Big Show
Tempo de leitura: 3 minutos

O varejo brasileiro vive uma efervescência digital, impulsionada por uma retomada gradual do consumo e clientes cada vez mais conectados, exigentes e menos fiéis às marcas. Hoje, as pessoas gastam o seu dinheiro de forma muito mais consciente e informada. Por isso, para ter sucesso as empresas precisam conhecer profundamente o perfil dos seus compradores, a fim de oferecer experiências personalizadas, únicas e marcantes.

Neste cenário, a gestão de dados emergiu como um pilar fundamental. Contudo, não basta ter dados – isso, basicamente, todos têm. O desafio é extrair mais valor deles, obter insights. As empresas precisam combinar inteligência e relacionamento para conseguirem resultados concretos.

Diante desse cenário, a NRF 2025 trará como destaque dois conceitos que estão moldando o futuro do varejo: hiperpersonalização e automação. A hiperpersonalização, já presente na prática, representa uma grande oportunidade para o setor. Com o avanço das tecnologias, como Inteligência Artificial e análise de dados, os varejistas têm a capacidade de oferecer produtos e serviços altamente adaptados às necessidades individuais de cada cliente, no momento certo e de maneira mais relevante do que nunca. Essa abordagem não apenas melhora a experiência do consumidor, mas também potencializa a fidelização e os resultados do negócio. Com isso, pode maximizar a conversão a partir de uma comunicação efetiva e pertinente.

O conceito de marketing um a um, apresentado por Don Peppers e Martha Rogers em 1994, finalmente tem ganhado vida dessa maneira, com empresas tratando cada consumidor de forma única e ajustando suas ofertas com precisão. O que vender e como vender são decisões orientadas pelos dados, que vão identificar o momento ideal para enviar estímulos individualizados.

Enquanto isso, a automação ganhou uma nova aliada para revolucionar a execução de processos operacionais: os agentes autônomos de Inteligência Artificial (IA), o grande lançamento do setor de tecnologia em 2024.

Esses agentes quebraram as fronteiras da IA generativa. Em vez de apenas criar conteúdo, eles executam tarefas: conseguem utilizar informações existentes (e por meio de treinamento da própria empresa) para automatizar processos, analisar dados, planejar ações, tomar decisões e executar, por exemplo, campanhas de marketing e o atendimento ao cliente. A nova capacidade da tecnologia permitirá que as equipes foquem (ainda mais) naquilo que é atividade da empresa, além de atender e se relacionar melhor com seus consumidores, tirando o foco das tarefas operacionais.

Dados da pesquisa State of the AI Connected Customer revelam que boa parte dos consumidores brasileiros diz que a IA eleva o nível de experiência em uma compra – 44% da geração Z, 53% dos millennials e 43% dos baby boomers.

Por isso, acredito que o futuro do varejo no Brasil está na combinação da IA com os dados, supervisionada por uma abordagem humana e ética. Empresas que investirem em soluções de relacionamento robustas e integrarem IA de forma transparente terão uma chance única de transformar a experiência do consumidor, otimizar processos, reduzir despesas e impulsionar um crescimento sustentável daqui em diante.

Com os agentes de IA e a hiperpersonalização trabalhando juntos, o varejo está mais perto do que nunca de oferecer experiências excepcionais, criadas sob medida para cada cliente. Esta é uma oportunidade de transformar desafios em soluções inovadoras, aumentar a relevância e prosperar no competitivo mercado brasileiro.

Marcelo Toledo é diretor de Estratégia e Desenvolvimento de Negócios para Varejo e Bens de Consumo na Salesforce América Latina.
*Este texto reproduz a opinião do autor e não reflete necessariamente o posicionamento da Mercado&Consumo.
Imagem: Shutterstock

Postagem anterior

Natura tem nova diretora de Cultura, Desenvolvimento, Diversidade e Bem-Estar; confira outras mudanças

Próxima Postagem

Venezuela fecha fronteira com o Brasil até a próxima segunda-feira

M&C Media Labs

M&C Media Labs

Relacionados Posts

Pão de Açúcar cria embalagens com expressões carinhosas para o Dia dos Namorados
Supermercados

Pão de Açúcar cria embalagens com expressões carinhosas para o Dia dos Namorados

4 de junho de 2025
João Adibe: "Não adianta querer ser uma empresa nacional sem um pensamento regional"
Varejo

João Adibe: “Não adianta querer ser uma empresa nacional sem um pensamento regional”

4 de junho de 2025
New Balance inaugura loja no Shopping VillaLobos com conceito global UCC
Shopping centers

New Balance inaugura loja no VillaLobos com conceito global que une esporte e cultura

4 de junho de 2025
A solidão do líder: um convite à conexão
Artigos

A solidão do líder: um convite à conexão

4 de junho de 2025
Celular vira principal canal de compras das classes D e E, que lideram intenção de consumo
Varejo

Celular vira principal canal de compras das classes D e E, que lideram intenção de consumo

4 de junho de 2025
Pix lidera em número de transações no Brasil em 2024, mas TED segue na frente em valores movimentados
Artigos

Tudo sobre a segurança do Pix por aproximação

4 de junho de 2025
Os 5 grandes aprendizados do Digitail Conference
Artigos

Os 5 grandes aprendizados do Digitail Conference

3 de junho de 2025
NRF Ásia-Pacífico: geração Z, IA e superapps definem o futuro do varejo na Ásia
Varejo

NRF Ásia-Pacífico: geração Z, IA e superapps definem o futuro do varejo na Ásia

3 de junho de 2025
Próxima Postagem
Venezuela fecha fronteira com o Brasil até a próxima segunda-feira

Venezuela fecha fronteira com o Brasil até a próxima segunda-feira

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Pão de Açúcar cria embalagens com expressões carinhosas para o Dia dos Namorados

Pão de Açúcar cria embalagens com expressões carinhosas para o Dia dos Namorados

4 de junho de 2025
Alckmin: tarifa de Trump sobre o aço prejudica o mundo todo, não só o Brasil

Alckmin: tarifa de Trump sobre o aço prejudica o mundo todo, não só o Brasil

4 de junho de 2025
Abla projeta alta de 15% na procura por aluguel de carros em junho com férias e festividades

Abla projeta alta de 15% na procura por aluguel de carros em junho com férias e festividades

4 de junho de 2025
Comer fora ficou mais caro: preços das refeições fora do lar sobem 22,1% no 1º trimestre de 2025

Comer fora ficou mais caro: preço das refeições fora do lar sobem 22,1% no 1º trimestre de 2025

4 de junho de 2025
Mars Wrigley lança M&M’s com sabor exclusivo para o mercado brasileiro

Mars Wrigley lança M&M’s com sabor exclusivo para o mercado brasileiro

4 de junho de 2025
Nvidia supera Microsoft e se torna a maior companhia dos EUA em valor de mercado

Nvidia supera Microsoft e se torna a maior companhia dos EUA em valor de mercado

4 de junho de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.