Dona das marcas Centauro, Nike e Fisia no Brasil, o Grupo SBF anunciou nesta terça-feira, 11, o executivo Gustavo Furtado como novo CEO. Ele sucede Pedro Zemel, que esteve à frente da companhia por nove anos. O novo CEO assumirá em 24 de abril, quando Zemel deixará a operação do grupo para se dedicar a outros projetos pessoais e profissionais.
Furtado anteriormente ocupava a posição de general manager da Centauro e vinha sendo preparado para assumir a presidência. Ele conta com mais de 20 anos de experiência nos setores de varejo e tecnologia e tem uma extensa carreira nas empresas do grupo, tendo ingressado na companhia em 2013.
O executivo liderou iniciativas como o avanço da atuação no digital, a implementação da multicanalidade no negócio e o desenvolvimento do conceito de lojas G5, que foca na experiência e na jornada esportiva do consumidor, com serviços personalizados.
Ele também liderou o projeto de integração da Fisia e participou ativamente da implantação da estratégia de ecossistema como general manager da SBF Ventures, responsável pelos processos de criação e M&A de outras cinco unidades de negócio – NWB, FitDance, OneFan, X3M e Studio 78. Furtado estava à frente da Centauro desde janeiro de 2023, sendo responsável, juntamente com o time, pelos recentes resultados positivos da unidade de negócios. Sob seu comando, a varejista atingiu lucro bruto de R$ 450,6 milhões no terceiro trimestre de 2024, com margem bruta de 50,4%.
Formado em engenharia elétrica pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, Furtado tem MBA na Kellogg School of Management da Northwestern University, nos Estados Unidos.
No processo de transição, Zemel permanecerá no cargo de CEO, como principal executivo da companhia e suas controladas, até abril. Nos próximos meses, os dois executivos trabalharão em conjunto para assegurar uma transição adequada. A atual posição de general manager da Centauro será ocupada interinamente por Furtado.
Trajetória de Zemel no grupo
Em uma trajetória de 12 anos na empresa, Zemel ocupou as posições de diretor executivo de desenvolvimento de negócios e vice-presidente de vendas e marketing na Centauro antes de assumir como CEO do grupo.
O executivo sucedeu o fundador, Sebastião Bomfim Filho, em 2016, além de liderar o processo de abertura de capital na bolsa, em 2019, e a ampliação dos negócios do grupo, estando à frente da construção da Fisia para a integração da operação da Nike no Brasil, em 2021.
Imagens: Divulgação