Marca mais conhecida do mundo quando se fala em potes plásticos, a Tupperware Brands contratou consultores financeiros para ajudar a melhorar sua estrutura de capital e sanar dúvidas quanto à sua capacidade de continuar operando. Na prática, a empresa admitiu a possibilidade de ir à falência.
“A Tupperware embarcou em uma jornada para reverter nossas operações e hoje marca um passo crítico para lidar com nossa posição de capital e liquidez”, disse Miguel Fernandez, presidente e CEO da Tupperware Brands, em comunicado divulgado na sexta, 7. “A empresa está fazendo tudo ao seu alcance para mitigar os impactos dos eventos recentes e estamos tomando medidas imediatas para buscar financiamento adicional e resolver nossa situação financeira.”
Entre os “eventos recentes”, o executivo cita a “desafiadora economia interna e externa” e o aumento dos custos dos empréstimos. “Como resultado, a companhia concluiu que há dúvidas substanciais sobre sua capacidade de continuar operando.”
Nesta segunda, 10, as ações da empresa despencaram quase 50% na Bolsa de Nova York, nos Estados Unidos. O valor de mercado caiu para menos de US$ 100 milhões, em comparação com uma dívida de mais de US$ 700 milhões.
A empresa diz que o Conselho de Administração está “ativamente engajado” com a administração para melhorar a estrutura de capital da companhia e a liquidez de curto prazo. Além de ter contratado consultores financeiros para auxiliar na obtenção de financiamento complementar, a Tupperware está participando de discussões com potenciais investidores ou parceiros de financiamento.
Outras ações em andamento são a revisão do portfólio imobiliário em busca de propriedades disponíveis para possíveis alienações ou transações de revenda e a exploração de “esforços de dimensionamento correto, monetização de ativos fixos, gerenciamento de caixa e marketing e otimização de canal, para preservar ou entregar recursos adicionais liquidez”.
A história da Tupperware
A Tupperware foi criada na década de 1940 pelo engenheiro e inventor norte-americano Earl Tupper. Ele desenvolveu potes com sistema de fechamento hermético para proteger e conservar os alimentos dentro da geladeira.
A empresa se tornou mundialmente conhecida depois que a vendedora Brownie Wise criou as famosas “Reuniões Tupperware”. As consultoras da marca, que atuavam no modelo de venda direta, iam às casas das consumidoras para demostrar os produtos e ensinar como usar cada item.
A Tupperware está presente no Brasil desde 1976. Em janeiro deste ano, lançou o “Minha Loja Tupperware”, um ambiente digital que permite que revendedores criem lojas virtuais dentro do site da marca. Elas são personalizáveis e contam com o mix de produtos disponível do e-commerce e ofertas exclusivas.
O envio dos produtos comprados pelos consumidores pode ser feito sem que os chamados consultores digitais precisem se preocupar com esse processo, permitindo que eles se dediquem apenas à divulgação da loja.
Na semana passada, a Tupperware Brasil realizou sua primeira Convenção Nacional de Vendas, promovendo momentos de imersão em conhecimento teóricos e práticos, além de dinâmicas, premiações e outras atividades, para consultores, líderes, empresários e distribuidores.
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