Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Economia

ESG no BBB: tema ganha foco na casa dos brothers

Programa inclui regras para coleta do lixo dentro da casa e ajuda na conscientização sobre sustentabilidade

Redação de Redação
11 de abril de 2023
no Economia, ESG, Notícias, Varejo com Causa
Tempo de leitura: 3 minutos
Marcas no paredão: benefícios e prejuízos de uma grande exposição como no BBB

Que o Big Brother Brasil (BBB) é a “vitrine mais vigiada do Brasil”, com publicidade espalhada em cada canto da casa, não há dúvidas. Nos últimos anos, o reality show também tem se mostrado um importante propagador de ações de sustentabilidade. 

Signatária do Pacto Global da ONU, a TV Globo traz para o programa alguns compromissos da sua agenda ESG e gera visibilidade para o tema, que está em alta no ambiente corporativo, mas que ainda precisa ser mais conhecido pela população em geral.

Entre as ações de sustentabilidade realizadas no programa nos últimos anos estão aquelas voltadas principalmente para a causa ambiental. A casa dos brothers já teve água de reúso nos banheiros, captação de água de chuva, energia limpa e renovável. 

Na edição de 2023, o foco está na coleta do lixo. Os participantes serão premiados com estalecas – a moeda interna do jogo – de acordo com a qualidade do lixo que entregam. Eles foram treinados para fazer a coleta seletiva e a compostagem dos resíduos. 

A ação faz parte de uma agenda mais ampla da Globo, que há alguns anos vem implementando melhores práticas de gestão ambiental, tendo inclusive se tornado uma empresa Carbono Zero em 2019. 

A iniciativa está alinhada com dois dos seis compromissos que a Globo fez em sua agenda ESG: o compromisso 1, que é “produzir e distribuir conteúdos em sintonia com a sociedade, contribuindo para o desenvolvimento social e ambiental”; e o compromisso 4, que é “valorizar e proteger a biodiversidade, promover a consciência ambiental e respeitar os limites naturais do nosso planeta”.

Exemplo

O incentivo ao tratamento correto do lixo na casa mais vigiada do Brasil também tem o objetivo de ensinar pelo exemplo.

“Ao implementarmos ações de sustentabilidade no BBB, com todo o seu potencial de repercussão na TV aberta, streaming, canais pagos e redes sociais, incentivamos também o público a colocar em prática pequenas mudanças que, no fim do dia, fazem grande diferença para o planeta e beneficiam toda a humanidade”, diz o diretor do Centro de Serviços Compartilhados da Globo, Mauricio Gonzalez

A mesma percepção tem a liderança da Braskem, empresa que é parceira da Globo na iniciativa. “Atitudes como essa são importantes para inspirarmos a sociedade. Estamos muito empolgados em fazer parte dessa jornada inédita e potente de conscientização do consumidor”, afirma Ana Laura Sivieri, diretora de Marketing e Comunicação da Braskem.

Virou meme

O ESG também apareceu nos debates sobre o BBB logo no início desta edição de 2023. E nesse caso o foco não estava no “E” de environmental (ambiental), mas de no “S” de social. O tema ganhou o público quando o programa divulgou a lista de participantes, entre eles Sarah Aline, que é uma das anônimas da competição, e que trabalha como analista de diversidade, uma profissão em alta nas empresas mais preocupadas com o ESG.

Nas redes sociais, a informação virou meme e debate sobre o que seria uma pessoa que “analisa a diversidade de uma empresa”, uma excelente brecha para discutir a importância desse profissional. Com a polêmica, o Google registrou um aumento repentino de busca pela expressão “analista de diversidade” e pela pergunta “o que faz um analista de diversidade?”

Com ações intencionais como a regra da coleta de lixo ou mesmo com situações não planejadas como a polêmica da profissão, o reality show levanta a bola do ESG e leva o tema para milhares de telespectadores. Bem na linha do que planeja o diretor-presidente da Globo, Paulo Marinho, que garantiu que o tema aparecerá cada vez mais na emissora. No dia em que a Globo se tornou signatária do Pacto Global da ONU. 

“Há anos apoiamos a mobilização em prol de causas relevantes para a sociedade, por meio do jornalismo, do esporte, do entretenimento e de nossa atuação institucional. A partir de agora, vamos articular as iniciativas, de forma unificada, definindo metas assertivas e transparentes e, principalmente, visão de longo prazo”, diz Marinho.

Com informações de Varejo com Causa.
Imagem: Shutterstock

Postagem anterior

WhatsApp começa a operar pagamentos para empresas no Brasil nesta terça-feira

Próxima Postagem

Dólar cai para R$ 5 e fecha no menor valor em dez meses

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

A loja do futuro: experiência, conexão e inteligência integrada
Varejo

A loja do futuro: experiência, conexão e inteligência integrada

19 de maio de 2025
Brasília ganha novo shopping em novembro, com 60 lojas e foco em experiência completa
Shopping centers

Brasília ganha novo shopping em novembro, com 60 lojas e foco em experiência completa

19 de maio de 2025
Tropicool abre nova loja em SP e planeja atingir 100 unidades no Brasil até 2028
Foodservice

Tropicool abre nova loja em SP e planeja atingir 100 unidades no Brasil até 2028

19 de maio de 2025
Grupo DPSP abre 600 vagas para jovens e reforça inclusão com programa para PCDs
ESG

Grupo DPSP abre 600 vagas para jovens e reforça inclusão com programa para PCDs

19 de maio de 2025
China suspende habilitação de 51 frigoríficos de frango brasileiros após caso de gripe aviária
Economia

China suspende habilitação de 51 frigoríficos de frango brasileiros após caso de gripe aviária

18 de maio de 2025
Haddad defende pesquisa na Margem Equatorial em paralelo a redução no uso do petróleo
Economia

Haddad defende pesquisa na Margem Equatorial em paralelo a redução no uso do petróleo

18 de maio de 2025
Instituto Empresa lança Clube de Investidores de defesa a acionistas minoritários
Economia

Instituto Empresa lança Clube de Investidores de defesa a acionistas minoritários

18 de maio de 2025
Encontrar dados de qualidade é desafio para tesourarias usarem IA, apontam especialistas
Tecnologia

Encontrar dados de qualidade é desafio para tesourarias usarem IA, apontam especialistas

18 de maio de 2025
Próxima Postagem
EUA tarifas

Dólar cai para R$ 5 e fecha no menor valor em dez meses

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

A loja do futuro: experiência, conexão e inteligência integrada

A loja do futuro: experiência, conexão e inteligência integrada

19 de maio de 2025
iFood e Uber juntas: um exemplo de metafusão no varejo de serviços e no mercado

iFood e Uber juntas: um exemplo de metafusão no varejo de serviços e no mercado

19 de maio de 2025
Brasília ganha novo shopping em novembro, com 60 lojas e foco em experiência completa

Brasília ganha novo shopping em novembro, com 60 lojas e foco em experiência completa

19 de maio de 2025
Tropicool abre nova loja em SP e planeja atingir 100 unidades no Brasil até 2028

Tropicool abre nova loja em SP e planeja atingir 100 unidades no Brasil até 2028

19 de maio de 2025
Grupo DPSP abre 600 vagas para jovens e reforça inclusão com programa para PCDs

Grupo DPSP abre 600 vagas para jovens e reforça inclusão com programa para PCDs

19 de maio de 2025
China suspende habilitação de 51 frigoríficos de frango brasileiros após caso de gripe aviária

China suspende habilitação de 51 frigoríficos de frango brasileiros após caso de gripe aviária

18 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.