A Mercado&Consumo traz, semanalmente, as principais movimentações registradas no corpo diretivo de empresas relacionadas ao varejo e ao consumo no Brasil. Nesta semana, a Unilever anunciou sua nova presidente da unidade de Beleza e Bem-Estar para a América Latina; a Total Express confirmou sua nova CFO; e a Azul apresentou seu novo CFO.
Confira, a seguir, as principais mudanças anunciadas por grandes empresas nesta semana:
Unilever
A Unilever anunciou Thais Hagge como a nova presidente da unidade de Beleza e Bem-Estar para a América Latina. A executiva retorna ao Brasil após dois anos em Londres, sede global da companhia, onde atuou como vice-presidente global de Marketing das marcas Seda e TRESemmé.
Com 20 anos de trajetória na Unilever, Thais iniciou sua carreira como estagiária. Ao longo desse período, liderou marcas do portfólio da companhia, como Omo, Rexona e Hellmann’s
Total Express
A transportadora Total Express anuncia a chegada de Andrea de Rizzio como sua nova diretora financeira (CFO).
Com trajetória consolidada em posições de liderança, Andrea reúne experiência como CFO, vice-presidente de Finanças e de Relações com Investidores em empresas de logística, transporte e mercado imobiliário.
Sua experiência inclui estruturação financeira, transformação organizacional e implantação de modelos de gestão, com atuação na centralização de processos, revisão de estruturas de custo e fortalecimento de controles internos.
Azul

A Azul anunciou que Antonio Carlos Garcia será o novo diretor financeiro (CFO) e de Relações com Investidores da companhia. O executivo sucede Alexandre Wagner Malfitani.
Garcia trabalhou por mais de seis anos na Embraer, onde atuou como vice-presidente executivo de Finanças e Relações com Investidores.
Anteriormente, trabalhou na ThyssenKrupp, na Alemanha, como CFO global da unidade de negócios de Tecnologias Forjadas. O executivo também ocupou cargos no Grupo ZF, no Brasil, e no Grupo Siemens, onde atuou em diversos segmentos de negócios.
Garcia é graduado em Ciências Contábeis pelas Faculdades Integradas Campos Salles e possui MBA em Administração de Empresas pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Além disso, concluiu o Programa Executivo da ThyssenKrupp na Harvard Business School.
Canva
A plataforma Canva anunciou Alberto Ceresa como seu novo country manager no Brasil.
Com uma trajetória internacional, Ceresa acumula experiência na liderança de negócios globais de tecnologia, com foco em marketplaces, SaaS e execução de estratégias de go-to-market. Antes de ingressar no Canva, liderou os negócios internacionais da CloudKitchens na América Latina, Europa e Ásia. Anteriormente, no Expedia Group, ocupou múltiplos cargos de liderança na Europa e América Latina, incluindo operações comerciais em ambas as regiões.
Academicamente, Ceresa é graduado em finanças pela Università Bocconi, na Itália, com especializações pela National University of Singapore e pela Fudan University, na China.
Rede iGUi
A Rede iGUi, produtora e comercializadora de piscinas pré-fabricadas, anunciou a criação do Departamento de Projetos Estratégicos em sua área de Engenharia, que será liderado por Rui Valeije, no cargo de diretor Comercial Corporativo.
Valeije traz uma experiência de 11 anos como diretor comercial da Cerâmica Atlas, parceira da iGUi na construção de piscinas personalizadas para grandes projetos de construção.
Start by Alura
A Start by Alura, plataforma de tecnologia e educação voltada para jovens, anunciou Duval Guimarães como novo diretor-geral da companhia.
Com mais de uma década de experiência na interseção entre educação, tecnologia e setor público, Guimarães é mestre em políticas públicas pela Universidade de Harvard, onde também atua como Conselheiro Estratégico na Associação de Ex-alunos da América Latina (HAA). O executivo possui uma trajetória multissetorial com passagens por instituições como Banco Mundial, Fundo Monetário Internacional (FMI), Prefeitura de Belo Horizonte e Anglo American.
Antes de assumir a posição, Guimarães também construiu uma trajetória sólida em projetos de educação em larga escala, em empresas como Pearson, Somos Educação e EF Education First.
Grupo Orbenk
O Grupo Orbenk, holding catarinense especializada em serviços terceirizados, facilties e segurança, anunciou João Jorge Massaneiro como o novo diretor de Pessoas e Compliance da companhia. O executivo está no grupo há sete anos; ingressou como assistente e passou pelas funções de analista, coordenador e gerente até chegar à diretoria.
Além da atuação na companhia, o novo diretor preside o Núcleo de Compliance da Associação Empresarial de Joinville (ACIJ) e atua como professor de pós-graduação em Compliance, Riscos e Controles na Universidade Católica de Santa Catarina.
Massaneiro é mestre em sistemas produtivos, com foco em gestão do conhecimento, cultura organizacional e integridade corporativa. Acumula formações como pós-graduação em compliance e governança, liderança e relacionamento interpessoal, além de MBAs em gestão de projetos e gestão de processos e um Master Internacional em diplomacia, realizado na Espanha.
Imagem: Divulgação e Linkedin















