A Administração Estadual de Regulação de Mercado (SAMR) da China, principal reguladora de mercado do país, multou no fim de semana algumas das maiores empresas de tecnologia do país por não cumprirem regras de declaração antimonopólio em acordos do passado.
As multas no valor de 500 mil yuans, o equivalente a US$ 74.680, foram dadas a empresas como Alibaba Group, Tencent Holdings e SoftBank Corp.
Segundo o SAMR, as empresas violaram a Lei Antimonopólio e não declararam a concentração dos operadores empresariais, que é quando um operador de negócios obtém controle sobre outro participante na mesma área, o que pode levar a um monopólio.
Todos os casos são sobre fusões e aquisições, incluindo a aquisição da Best Inc pela Alibaba, a compra da Okaybuy (China) Holding Inc pela Tencent, bem como o estabelecimento de uma joint venture com o SoftBank pela Ping An Healthcare And Technology Co.
Na Bolsa de Hong Kong, a ação do Alibaba fechou em queda de 5,8% nesta segunda-feira, enquanto a da Tencent recuou 2,9%.
Com informações de Estadão Conteúdo
Imagem: Shutterstock