Vendas de eletroeletrônicos nacionais crescem 13% no primeiro semestre

Dados foram divulgados pela Eletros; São Paulo sedia, nesta semana, evento do setor

Vendas de eletroeletrônicos nacionais crescem13% no primeiro semestre

A indústria nacional de eletroeletrônicos registrou uma elevação de 13% nas vendas no primeiro semestre de 2023 em comparação ao mesmo período do ano passado: foram comercializados 44,02 milhões de unidades nos seis primeiros meses do ano ante 39,07 milhões de unidades no mesmo período do ano anterior. Os dados, divulgados nesta segunda-feira (10), são da Associação Nacional de Fabricantes de Produtos Eletroeletrônicos (Eletros).

De acordo com a entidade, o crescimento em 2023, registrado desde janeiro, interrompeu um dos piores ciclos do setor – que vinha registrando 18 meses de quedas consecutivas. “Se o segundo semestre se mantiver dentro da média histórica de desempenho do segmento, podemos prever um crescimento anual entre 4% e 6% em relação a 2022”, disse o presidente executivo da Eletros, Jorge Nascimento.

Segundo o executivo, os juros permanecem sendo um dos principais obstáculos para a retomada das vendas de eletroeletrônicos. Atualmente, a taxa básica de juros (Selic) está em em 13,75% ao ano. Esse patamar impacta, de acordo com Nascimento, especialmente o comércio de produtos de grande porte, como geladeiras, televisores, fogões e máquinas de lavar roupas, que são vendidos majoritariamente financiados.

“Com maior estabilidade na inflação, nos custos das matérias-primas e do frete, reduzir os juros passa a ser uma prioridade para todo o setor produtivo”, destacou Nascimento. “As dificuldades no acesso e o custo do crédito prejudicam a indústria e o varejo”, complementou.

Maiores altas

A air fryer, ou fritadeira a ar, foi o eletroeletrônico cujas vendas apresentaram o maior crescimento no primeiro semestre de 2023, com comercialização 85% acima do registrado entre janeiro e junho de 2022. Já a linha branca, composta, principalmente, por geladeiras, fogões e máquinas de lavar roupas, registrou alta de 4% nas vendas do primeiro semestre de 2023 em comparação com os primeiros seis meses de 2022.

As vendas de aparelhos de ar condicionado apresentaram alta de 16% no comparativo semestral com o mesmo período de 2022. Já a venda de televisões teve alta de 19% registrada no primeiro semestre de 2023, em relação ao mesmo período do ano passado.

Segundo a Eletros, os resultados podem representar uma reviravolta nas expectativas da indústria de eletroeletrônicos , caso se sustentem no segundo semestre. “Estamos avaliando se os bons resultados se formarão como uma tendência ou se referem à reposição dos estoques pelo varejo”, ressalvou Jorge Nascimento.

Eletrolar Show

A cidade de São Paulo sedia, nesta semana, a 16ª edição da Eletrolar Show, maior feira de negócios entre a indústria e o varejo de eletroeletrônicos, Internet das Coisas (IoT), celulares, gamers, mobilidade e TI da América Latina.

O evento começou nesta segunda, 10, e vai até quinta, 13, no  Transamérica Expo Center. Cerca de 700 marcas apresentam mais de 10 mil produtos que estarão disponíveis para consumo nos próximos meses. A expectativa dos organizadores do evento é receber cerca de 30 mil visitantes nos quatro dias.

Entre as novidades em exposição, estão a máquina de lavar com tecnologia que permite lavar, ao mesmo tempo, dois tipos de roupa (colorida e branca, por exemplo), o refrigerador que pode virar uma cervejeira, a fritadeira que funciona como forno, o aspirador robô que responde ao comando à distância, a TV que podem ser acionadas à distância, um mini PC de uso pessoal e protetores de tela que nem prego consegue perfurar, entre outros produtos.

O grande destaque do evento é a ambientação batizada de Casa Inteligente, que reúne soluções de dez fabricantes, onde os visitantes poderão ter a experiência de uma casa equipada com o que há de mais moderno em termos de equipamentos tecnológicos. As soluções vão desde o comando remoto ou por voz do controle das luzes até a limpeza da casa, passando pela alimentação do pet e a fechadura das portas sem a utilização de chaves. Os patrocinadores do espaço são: Positivo Casa Inteligente, Vivensis Care Technology, TCL, Coletek, Consul, Mondial Eletrodomésticos, Brastemp, XT Office, Benq e Itatiaia.

“O visitante da Eletrolar Show 2023 encontrará um ambiente propicio para negociar com a indústria e garantir os produtos desejados pelos consumidores”, afirma Carlos Clur, presidente do Grupo Eletrolar e realizador da Eletrolar Show. “Além de conhecer os produtos em primeira mão e se conectar com as principais tendências do mercado, os visitantes poderão participar de uma das 30 mil reuniões que vamos promover entre as indústrias expositoras e os varejistas”, destaca Clur.

Com informações de Agência Brasil.
Imagem: Shutterstock

Sair da versão mobile