Nestlé Professional completa 20 anos da operação de cafés B2B no Brasil e atinge marca de 20 mil máquinas instaladas em todo país

Empresa oferece opções para atender às necessidades dos diferentes Canais, Clientes e Consumidores

Presente no cotidiano com o tradicional espresso servido em escritórios, em casa ou no deslocamento de um local para o outro, ou ainda nas versões cremosas e indulgentes, o café é parte da cultura do brasileiro – que consome um volume acima da média global. Com algumas das maiores marcas de cafés do mundo, a Nestlé Professional se reinventou para endereçar as diferentes necessidades do consumidor nos canais fora do lar.

Leonardo Tauil, gerente-executivo de Marketing para Cafés & Bebidas em Nestlé Professional, conta que o negócio vive um importante momento no pós-pandemia. “Estamos expandindo nossas frentes de atuação. Ao longo dos últimos anos, inovamos com diferentes equipamentos de ponta – criados no Centro Global de Pesquisa e Desenvolvimento da Nestlé, na cidade de Orbe, na Suíça. A maior parte de nossas máquinas automáticas comodatadas é feita à mão, na Itália. Contudo, o maior diferencial do nosso negócio permanece centrado em duas frentes: primeiro, os produtos de qualidade superior. Sob a marca Nescafé – líder global, presente em 1uma de cada sete xícaras tomadas todos os dias no planeta – entregamos cafés em grão, moídos na hora, 100% arábica e pela plataforma ‘Cultivado com Respeito’, em que cada etapa da cadeia respeita critérios de responsabilidade social e ambiental. Associada ao café, nossa plataforma oferece ainda bebidas cremosas com marcas que fazem parte do dia a dia do brasileiro, como Nescau, Alpino e Dois Frades. Assim, o consumidor opta pelo clássico espresso, por um excelente cappuccino ou por outras opções, como mokaccinos, café com leite e achocolatados. A segunda frente é serviço e expertise, que estão no DNA do foodservice. Nosso time de manutenção técnica é formado apenas por colaboradores diretos Nestlé – garantindo serviço de qualidade no atendimento presencial ou nos canais especializados via Whatsapp ou teleservice. Já a expertise vem com nossos baristas: um grupo pronto para capacitar times, engajar colaboradores e elevar a discussão de cafés.”

A categoria de cafés vive uma grande transformação, tanto dentro quanto fora do lar. O consumidor está cada vez mais atento e exigente com sua xícara. “O consumidor atual olha para a cadeia de cafés de maneira bem diferente. Ele quer entender qual é a origem daquele grão, a torra, a responsabilidade social e ambiental envolvida e quais são as possibilidades de preparo.”

Volta aos escritórios

Tauil lembra da frase que diz que “o paladar não retrocede”, cunhada pelo especialista em mercado de luxo Carlos Ferreirinha. Depois que o consumidor tem contato com um produto de maior qualidade e entende o que está consumindo, dificilmente aceita qualquer xícara.

“O padrão de exigência acompanha o consumidor no pós-pandemia. Por isso, o nosso out-of-home precisou se ajustar rapidamente para atender ao público que voltou com um grau de exigência superior”, conta.

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A retomada do modelo de trabalho presencial tem sido um desafio para as empresas, que oferecem diversos benefícios para atrair os colaboradores ao ambiente de trabalho após anos de implementação do home office. Para Tauil, o café de qualidade tem um papel importante nesse cenário.

“A retomada ao modelo presencial está exigindo das empresas que criem um ambiente mais convidativo. O café é essencial no mundo corporativo, e é visto como um benefício. Um café de qualidade disponível no escritório é percebido como um gesto de cuidado com o colaborador – além, é claro, de exercer um importante papel de conector social, de pausa, de conforto… ou de estímulo. Ter um café de qualidade no escritório altera a percepção do colaborador sobre a empresa e o motiva a trabalhar presencialmente. Não à toa, muitas vezes nossas conversas começam com as áreas de recursos humanos antes mesmo de facilities. Este tem sido um importante canal no nosso negócio e os feedbacks, tanto dos decisores de compra quanto dos colaboradores-consumidores, é fantástico”, comenta.

A Nestlé Professional cresceu no mercado de foodservice ao longo dos últimos anos com um portfólio robusto em alimentos e bebidas. A companhia surfa a onda de one stop shop em produtos lácteos, chocolates, sobremesas, culinários, ingredientes e cafés. Tauil reforça o compromisso da companhia em acelerar o mercado de cafés no ambiente fora do lar. “Seguiremos investindo e ampliando nossas soluções de cafés para o out-of-home, prezando, sempre, por qualidade de serviço e de produto – lastro que marcas icônicas dão e que a musculatura de uma companhia como a Nestlé amplifica.”

Em 2023, a operação de cafés B2B de Nestlé Professional completa 20 anos no mercado brasileiro e atinge um parque com 20 mil máquinas instaladas. “É um importante marco para nosso negócio. Seguiremos acelerados, focando nas necessidades dos nossos clientes e consumidores com um olhar adaptado às demandas de cada canal. Qualidade, serviço, expertise e adaptabilidade para construir os próximos 20 anos”, conclui Tauil.

Com informações de Mercado&Consumo Media Labs.
Imagem: Divulgação

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