Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Franchising no Brasil é benchmark global também no varejo

Momentum 1.080

Marcos Gouvêa de Souza de Marcos Gouvêa de Souza
11 de agosto de 2024
no Uncategorized
Tempo de leitura: 3 minutos
Franchising no Brasil é benchmark global também no varejo

A evolução do franchising no Brasil é um case global e coloca o País entre os maiores mercados do mundo nesse modelo de negócio, com perto de 200 mil franquias, faturamento de R$ 240,6 bilhões, em 2023, 3.300 marcas franqueadas e participação no PIB estimada de 2,2%.

Os Estados Unidos são o maior mercado de franquias do mundo, com 800 mil unidades e participação no PIB estimada de 4%, enquanto na França são 78 mil unidades e cerca de 3,5% de participação.

Na China, estima-se que existam 300 mil unidades, enquanto no Japão operam cerca de 260 mil, com uma média de 2,5% de contribuição para o PIB.

Diversos fatores contribuem para explicar o crescimento, a representatividade e a vitalidade do setor de franquias no Brasil, incluindo o espírito empreendedor; a competência das maiores redes, que absorveram, adequaram e se tornaram referência local e global no modelo de expansão; além do apelo pelo empreendedorismo individual.

Deve ser citada também a atividade estruturada da ABF, entidade fomentada com espírito empresarial e decisiva em atividades de promoção, difusão das melhores práticas e organização de iniciativas.

Também é importante lembrar que, diferentemente de muitos mercados, as taxas internas de juros inibem investimentos empresariais próprios. Além disso, a complexa e onerosa estrutura tributária gerou a criação do Simples, que estimula o modelo de franquias. E a legislação trabalhista, que muitas vezes atua como inibidor de investimentos corporativos, também incentiva a opção pelo franchising como modelo de negócio e estratégia de distribuição.

Assim como ocorre no varejo em geral, nos serviços é crescente a adoção do franchising como modelo de negócio. Os dois setores com maior representatividade no País são o de foodservice, com faturamento de cerca de R$ 50 bilhões, e o de saúde, beleza e bem-estar com R$ 55,6 bilhões.

De alguma forma, esses fatores contribuíram para que o Brasil se transformasse num benchmarking global, com duas das maiores redes franqueadas do mundo: a Cacau Show em chocolates, com 4535 unidades (e 120 em implantação), e O Boticário, com cerca de 3700.

Em ambos os casos, o franchising foi a estratégia predominante, mas também operam com a proposta de serem multimarcas, multicanais, multicategorias e multimodelos de negócios.

A proposta em discussão e a aprovação final da reforma tributária podem contribuir para simplificar ainda mais o emaranhado tributário do País e impactar positivamente o setor. Da mesma forma, a transformação estrutural do emprego e das relações no trabalho deve estimular o apelo das franquias como atividade empreendedora inicial.

Essa realidade tem estimulado corporações como Carrefour, Ambev, P&G, Nestlé e Unilever a também adotarem o franchising como estratégia de expansão de negócios, acelerando a cobertura de mercado e integrando, de forma virtuosa, pequenos e médios empreendedores.

Interessante notar que a China também tem se destacado no franchising, com a combinação de redes tradicionais de varejo que operam franquias, como os super e hipermercados Lianhua, Wumart, RT-Mart e Yonghui, assim como o Gome, de eletroeletrônicos, e o Watsons, em saúde e cuidados pessoais.

Vale muito a reflexão das oportunidades que esse modelo de negócio pode oferecer ao combinar dedicação, envolvimento, foco e empreendedorismo individual com a força da marca, apoio, recursos e estímulos proporcionados pelas marcas e corporações. Em especial, em uma realidade como a do Brasil.

Nota: No Latam Retail Show, de 17 a 19 de setembro no Center Norte, em São Paulo, haverá especial ênfase, conteúdo e programação dedicados aos diferentes modelos de negócios sob os quais o varejo opera no Brasil, incluindo o franchising. As discussões vão abordar as transformações no mercado, na geografia, na política e na economia, além de seus impactos no consumo, no comércio e no varejo, considerando diferentes canais, categorias, formatos de lojas e modelos de negócios, tanto no Brasil quanto nos mercados globais. O evento também terá transmissão virtual de parte do conteúdo para quem não possa participar presencialmente. Os ingressos limitados já estão disponíveis pelo site.

Marcos Gouvêa de Souza é fundador e diretor-geral da Gouvêa Ecosystem e publisher da plataforma Mercado&Consumo.
*Este texto reproduz a opinião do autor e não reflete necessariamente o posicionamento da Mercado&Consumo.
Imagem: Shutterstock

Postagem anterior

Petrobras vai “superar 1 milhão de barris em Búzios”, diz Magda

Próxima Postagem

Prefeitura de SP oferece cursos de vendas na internet e gestão para artesãos da capital

Marcos Gouvêa de Souza

Marcos Gouvêa de Souza

Marcos Gouvêa de Souza é fundador e diretor-geral da Gouvêa Ecosystem, o mais relevante ecossistema de consultorias, soluções e serviços que atua em todas as vertentes dos setores de Varejo, Consumo e Distribuição. É membro do Conselho do IDV, IFB e Ebeltoft Group, presidente do LIDE Comércio, conselheiro do grupo BFFC/Bob's, publisher da plataforma MERCADO&CONSUMO e autor/coautor de mais de dez livros relacionados aos temas de sua especialidade.

Relacionados Posts

Em carta a líderes do G20, presidente do FSB pede implementação de reformas financeiras
Economia

Em carta a líderes do G20, presidente do FSB pede implementação de reformas financeiras

18 de novembro de 2024
Após queda, setor de artigos farmacêuticos cresce 2,1% em outubro
Varejo

Após queda, setor de artigos farmacêuticos cresce 2,1% em outubro

14 de novembro de 2024
Minha Casa Minha Vida
Economia

Minha Casa Minha Vida pode chegar a 2,3 milhões de unidades até o fim de 2026, diz ministro

14 de novembro de 2024
Juíza absolve Samarco, Vale e BHP de crimes ambientais na tragédia de Mariana
Economia

Juíza absolve Samarco, Vale e BHP de crimes ambientais na tragédia de Mariana

14 de novembro de 2024
Senado analisa projeto de lei do mercado de crédito de carbono nesta terça-feira
Economia

Com alterações, Senado aprova projeto que cria mercado regulado de carbono

14 de novembro de 2024
Um levante pela Nação no varejo e em toda a realidade nacional
Uncategorized

Um levante pela Nação no varejo e em toda a realidade nacional

18 de agosto de 2024
Em parceria com o governo federal, Carrefour alcança 53 mil contratados do programa Bolsa Família
Varejo

Carrefour, Assaí, Magazine Luiza, Casas Bahia e RD Saúde lideram ranking dos grandes do varejo

13 de agosto de 2024
Varejo se movimenta contra bets em Brasília enquanto ainda busca dados conclusivos
Uncategorized

Bets impactam emprego e vendas no comércio e no varejo

4 de agosto de 2024
Próxima Postagem
Prefeitura de SP oferece cursos de vendas na internet e gestão para artesãos da capital

Prefeitura de SP oferece cursos de vendas na internet e gestão para artesãos da capital

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Bancos privados ganham R$ 42,6 bi em valor de mercado com 1º tri acima do esperado

Bancos privados ganham R$ 42,6 bi em valor de mercado com 1º tri acima do esperado

17 de maio de 2025
Gripe aviária: México suspende importação de produtos avícolas do Brasil

Gripe aviária: México suspende importação de produtos avícolas do Brasil

17 de maio de 2025
Estúdio Jacarandá expõe pela primeira vez da NRA Show 2025

Estúdio Jacarandá expõe pela primeira vez da NRA Show 2025

17 de maio de 2025
Deep Purpl e Lizzano: marcas comandadas por brasileiro se destacam no foodservice de Chicago

Deep Purpl e Lizzano: marcas comandadas por brasileiro se destacam no foodservice de Chicago

17 de maio de 2025
Outback, iFood e Chilli Beans debatem futuro da alimentação no Connection Foodservice

Outback, iFood e Chilli Beans debatem futuro da alimentação no Connection Foodservice

17 de maio de 2025
Chicago: experiência premium da churrascaria ao supermercado

Chicago: experiência premium da churrascaria ao supermercado

17 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.