A rede de fast-food Burger King procurou o seu mais ferrenho concorrente, o McDonald’s, para criar um hambúrguer em conjunto.
A ideia do Burger King é vender nas lanchonetes das duas redes o “hambúrguer da paz”. O lanche seria uma mistura dos ingredientes das duas marcas e ofertado apenas no dia 21 de setembro.
E a oferta feita ao McDonald’s foi de forma inusitada. O Burger King fez anúncios em vários jornais americanos convidando o rival. E, em letras enormes, deixava claro que a iniciativa não era uma provocação.
“Sabemos que tivemos nossas pequenas divergências, mas por que não decretar um cessar-fogo no que chamamos de ‘guerra dos hambúrgueres’?”, diz o texto.
Por trás da jogada de marketing do Burger King, contudo, há uma causa. A rede propõe a parceria para celebrar o Dia Internacional da Paz, que acontece no 21 de setembro.
Resposta nas redes sociais
O McDonald’s se manifestou nas redes sociais ao convite. Não disse nem que sim, nem que não. Veja, abaixo, o comunicado.
Caro Burger King,
Inspiração para uma boa causa… é uma boa ideia.
Nós adoramos a intenção, mas acreditamos que nossas duas marcas juntas poderiam fazer algo maior para fazer a diferença.
Nós nos comprometemos em aumentar a conscientização em todo o mundo, e quem sabe vocês possam se juntar a nós nesse significativo esforço global?
E todos os dias, vamos reconhecer que entre nós há uma simples competição de negócios amigável que certamente não é igual a circunstâncias de real dor e sofrimento da guerra.
Manteremos contato.
-Steve, CEO do McDonald’s.
P.S.: Da próxima vez, um simples telefonema seria o suficiente.
(Fonte: Revista PEGN)