Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Automação

Com samba, futebol e interação com a plateia, Shinyashiki ensina postura de liderança

O palestrante encerrou o primeiro dia do ACBr Day com quebra de crenças e reforço a parcerias

Isis Brum de Isis Brum
11 de novembro de 2024
no Automação, Destaque do dia, Economia, Eventos, Notícias
Tempo de leitura: 3 minutos
Com samba, futebol e interação com a plateia, Shinyashiki ensina postura de liderança

Do topo de uma escada, Eduardo Shinyashiki falava a uma plateia atenta e desacostumada a ver um palestrante tão interativo, andando sobre cadeiras para chegar a um convidado e que preferia estar mais próximo dos ouvintes a transitar pelo palco e fazer bom uso do equipamento de som. Aquela imagem poderia sugerir e reforçar muitas crenças sobre ser ou se tornar um líder. O que ele mostrou foi que ninguém alcança o topo sozinho. É preciso estar junto a pessoas confiáveis que, não só concordam com o desafio, mas se dispõem a ser chão firme para que as lideranças possam exercer o seu propósito.

Reconhecer o trabalho de equipe e a importância de construir bons relacionamentos foram dois temas que o escritor e facilitador internacional levou para a palestra “Vivendo o DNA do Sucesso”, que encerrou o primeiro dia do ACBr Day, voltado para desenvolvedores de software, donos de negócios de tecnologia, gestores e entusiastas do segmento. Realizado entre os dias 8 e 9 de novembro, no Espaço Arca, na zona oeste de São Paulo, o evento contou com a coprodução e cobertura especial da Mercado&Consumo.

Logo no início de sua fala, Shinyashiki cumprimentou a todos com uma “maravilhosa tarde!”. Sorridente e confortável em todos os movimentos ao longo de sua apresentação, mostrou, ante o silêncio que se fez ao seu cumprimento, como o cérebro humano é programado para não inovar. A postura programada para a resposta certa viria em seguida com o bom e velho “boa tarde”. “Desde crianças, aprendemos a imitar padrões”, disse, mostrando vídeos com imagens de crianças copiando os gestos dos pais.

Ao levar a reflexão para o mundo empresarial, ele afirmou que as empresas que quebraram padrões e inovaram, como as plataformas Uber e Airbnb, transformaram essa lógica em um negócio. Apesar de, normalmente, as pessoas serem aconselhadas a não entrar em carros ou casas de estranhos, essas duas companhias mudaram essa perspectiva.

Competências socioemocionais

Autor de 5 livros, entre os quais “Viva como você quer viver” e “O poder do carisma”, Eduardo Shinyashiki destacou como a postura interna é decisiva na conquista de objetivos. Uma pessoa pode ter os melhores recursos, como talento, técnica e dinheiro, porém, se não possuir competências socioemocionais para fazer o que é preciso, acreditar que é possível e lidar com os desafios, não vai a lugar algum.

Neste momento, citou o ex-jogador inglês David Beckham, que antes de se tornar um astro do futebol mundial passou 2 anos sendo atacado pela imprensa e torcida inglesa pela derrota para a Argentina. Depois que decidiu internamente ser extraordinário no que fazia, ouvindo a si mesmo primeiro, em vez das vaias, a sua carreira se transformou.

Vírus mentais e competências para o sucesso

Durante a conferência, o palestrante explicou que existem três vírus mentais que adoecem uma mentalidade de sucesso.

  1. Quem eu sou não é importante: este vírus faz com as pessoas se sintam menores diante de outras, sem valor;
  2. Não adiantar pedir que eu não vou receber: faz com que as pessoas se fechem dentro de si mesmas, as impede de pedir ajuda, o que eleva a pressão interna;
  3. Por mais que eu faça, nunca é bom o bastante: a ideia de perfeição e a busca de reconhecimento externo faz com que talentos definhem e a sensação de incapacidade cresça.

Em contrapartida, Shinyashiki mostrou que uma liderança de sucesso reúne quatro competências: pessoal, social, cognitiva e produtivas. Mas provou, com a dinâmica da escalada ao topo da escada, que jornada bem-sucedida começa com a confiança interna – “eu posso realizar” – e na equipe – “sozinho, não consigo”.

Ao lembrar das inúmeras desculpas que deu a si mesmo e aos amigos que o questionavam sobre samba, contou que contratou um professor especialista na dança para encantar dois grupos de visitantes estrangeiros a sua formação e aproveitou para aprender a sambar.

Para ele, foi uma quebra importante de crença, a de que japonês não samba. Para a plateia, mais um exemplo de como é possível transformar “pontos fracos” em “pontos fortes” e construir uma carreira ascendente.

“Potencial é tudo o que uma pessoa tem e não usa. Poder é tudo o que uma pessoa tem e usa”, diferenciou. É também o que ajuda a distinguir uma pessoa que quer ter sucesso daquela que é um sucesso.

Imagem: Mercado&Consumo

Postagem anterior

Meta Experiência é existencial; Inteligência pode ser artificial

Próxima Postagem

Mercado global de bioinsumos pode atingir US$ 45 bilhões até 2032, segundo estudo

Isis Brum

Isis Brum

Relacionados Posts

Água Doce lança assistente virtual com IA integrado ao WhatsApp
Inovação

Água Doce lança assistente virtual com IA integrado ao WhatsApp

19 de maio de 2025
Defesa Agropecuária de SP inspeciona granjas que receberam material avícola do RS
Economia

Defesa Agropecuária de SP inspeciona granjas que receberam material avícola do RS

19 de maio de 2025
Xiaomi planeja investir cerca de US$ 7 bi em design de chips para disputar mercado chinês
Tecnologia

Xiaomi planeja investir cerca de US$ 7 bi em design de chips para disputar mercado chinês

19 de maio de 2025
Nvidia abre plataforma de servidores de IA e parceira com a Foxconn em Taiwan
Tecnologia

Nvidia abre plataforma de servidores de IA e parceira com a Foxconn em Taiwan

19 de maio de 2025
NRA Show 2025: O futuro do foodservice passa pela união entre tradição e inovação
NRA Show

NRA Show 2025: O futuro do foodservice passa pela união entre tradição e inovação

19 de maio de 2025
Grand Tour Italia encanta ao unir comida italiana e experiências culturais
Inovação

Grand Tour Italia encanta ao unir comida italiana e experiências culturais

19 de maio de 2025
Com trilhas e sessões especiais, NRA Show 2025 reforça foco em conteúdo e interação
NRA Show

Com trilhas e sessões especiais, NRA Show 2025 reforça foco em conteúdo e interação

19 de maio de 2025
Microsoft integra Grok, modelo de IA de Elon Musk, ao Azure, serviço de nuvem da empresa
Tecnologia

Microsoft integra Grok, modelo de IA de Elon Musk, ao Azure, serviço de nuvem da empresa

19 de maio de 2025
Próxima Postagem
mercado

Mercado global de bioinsumos pode atingir US$ 45 bilhões até 2032, segundo estudo

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Água Doce lança assistente virtual com IA integrado ao WhatsApp

Água Doce lança assistente virtual com IA integrado ao WhatsApp

19 de maio de 2025
Defesa Agropecuária de SP inspeciona granjas que receberam material avícola do RS

Defesa Agropecuária de SP inspeciona granjas que receberam material avícola do RS

19 de maio de 2025
Xiaomi planeja investir cerca de US$ 7 bi em design de chips para disputar mercado chinês

Xiaomi planeja investir cerca de US$ 7 bi em design de chips para disputar mercado chinês

19 de maio de 2025
Nvidia abre plataforma de servidores de IA e parceira com a Foxconn em Taiwan

Nvidia abre plataforma de servidores de IA e parceira com a Foxconn em Taiwan

19 de maio de 2025
NRA Show 2025: O futuro do foodservice passa pela união entre tradição e inovação

NRA Show 2025: O futuro do foodservice passa pela união entre tradição e inovação

19 de maio de 2025
Grand Tour Italia encanta ao unir comida italiana e experiências culturais

Grand Tour Italia encanta ao unir comida italiana e experiências culturais

19 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.