Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Gamificação, uma grande aliada da cultura de resultados!

Episódio 02: Como a gamificação pode impulsionar a cultura de resultados

Patrícia Bordignon Rodrigues de Patrícia Bordignon Rodrigues
11 de dezembro de 2024
no Artigos, Destaque do dia
Tempo de leitura: 2 minutos
Gamificação, uma grande aliada da cultura de resultados!

Nesse segundo episódio da série “gamificação funciona e traz resultados”, vou mostrar como ela pode ser uma grande aliada em uma empresa que tenha uma cultura voltada para resultados.

Em uma empresa com uma cultura voltada para resultados, o engajamento dos colaboradores é crucial para o atingimento dos objetivos globais, seja aumento de faturamento, de produtividade e outros avanços estipulados pela gestão.

E nesse contexto precisamos de uma equipe unida, colaborativa e engajada, em que cada colaborador com as suas tarefas é parte de uma grande engrenagem, sendo o cumprimento fundamental para o todo! Todas as tarefas do processo, tanto as pequenas como as grandes, têm igual relevância para o sucesso do funcionamento da engrenagem.

Agora vamos contextualizar que o desafio que já era grande por parte dos gestores, ficou muito maior, porque estamos trabalhando em formato home office, em que as pessoas estão distantes do comando e distantes fisicamente uma das outras.

Precisamos ligar os elos e quebrar os silos que se formam mesmo no distanciamento físico, pois eles jogam totalmente contra a nossa cultura de resultados. Como podemos reverter esse quadro e trazer o time para perto, mesmo no online, e favorecer a união e a colaboração?

Metas claras, para começar! Ou melhor, regras claras, porque já vamos entrar no mundo da gamificação! O nosso colaborador precisa ter total clareza do que é esperado dele, o que ele precisa fazer para atingir e como o seu quinhão de tarefas impacta no todo. De posse destas informações ele irá desempenhar o seu papel individualmente, mas sabendo da importância que a sua entrega tem para o objetivo central.

E vamos chegar indubitavelmente na competitividade que é muito forte em uma cultura de resultados e que está presente nos times de trabalho. Ela é um grande impulsionador se for conduzida da maneira correta e aqui vou introduzir a gamificação como uma grande aliada no gerenciamento deste ambiente positivo e desafiador.

A gamificação por conceito, já imprime um ambiente divertido, colaborativo, envolto em metas, desafios, recompensas e que busca a coroação pela entrega dos resultados do time, valorizando cada colaborador como peça-chave nessa construção.

A gamificação é uma das principais ferramentas para promover a motivação e o engajamento dos colaboradores. Ela é amplamente utilizada por grandes empresas, como Microsoft, IBM, Nestlé, Grupo Boticário, Starbucks, Samsung, entre outras.

Com a gamificação, proporcionamos um ambiente voltado para o bem-estar que é um facilitador para o atingimento das metas de forma saudável. Essa atmosfera de jogos traz o lúdico, o espírito de equipe e a busca pelo reconhecimento para as equipes favorecendo a cultura de resultados e a conquista de todos.

Na gamificação, a conhecida máxima de um por todos e todos por um está presente e é um grande impulsionador de resultados e de felicidade no ambiente de trabalho.

Os jogos sempre fizeram parte da nossa vida e trazê-los para dentro das empresas é o cenário perfeito para o atingimento de resultados e para uma cultura de felicidade corporativa.

Encontro vocês no nosso próximo episódio!

Patricia B. Bordignon Rodrigues é CEO Benkyou.
*Este texto reproduz a opinião do autor e não reflete necessariamente o posicionamento da Mercado&Consumo.
Imagem: Shutterstock

Postagem anterior

Heineken é eleita uma das melhores marcas do mundo pela revista Time

Próxima Postagem

H&M, Comme des Garçons e Alo Yoga vão inaugurar suas primeiras lojas no Brasil em 2025

Patrícia Bordignon Rodrigues

Patrícia Bordignon Rodrigues

CEO da Benkyou, uma plataforma digital de aprendizado corporativo. Patrícia possui vasta experiência à frente de empresas de tecnologias e de potencialização de canais de vendas como Microsoft, Warner, Sony entre outras. E hoje lidera as iniciativas de desenvolvimento de soluções, canais e marketing da Benkyou.

Relacionados Posts

NRA Show 2025: O futuro do foodservice passa pela união entre tradição e inovação
NRA Show

NRA Show 2025: O futuro do foodservice passa pela união entre tradição e inovação

19 de maio de 2025
Estúdio Jacarandá, referência em arquitetura e design de varejo no Brasil, abre escritório nos EUA
NRA Show

Estúdio Jacarandá, referência em arquitetura e design de varejo no Brasil, abre escritório nos EUA

19 de maio de 2025
A loja do futuro: experiência, conexão e inteligência integrada
Varejo

A loja do futuro: experiência, conexão e inteligência integrada

19 de maio de 2025
iFood e Uber juntas: um exemplo de metafusão no varejo de serviços e no mercado
Artigos

iFood e Uber juntas: um exemplo de metafusão no varejo de serviços e no mercado

19 de maio de 2025
Brasília ganha novo shopping em novembro, com 60 lojas e foco em experiência completa
Shopping centers

Brasília ganha novo shopping em novembro, com 60 lojas e foco em experiência completa

19 de maio de 2025
Tropicool abre nova loja em SP e planeja atingir 100 unidades no Brasil até 2028
Foodservice

Tropicool abre nova loja em SP e planeja atingir 100 unidades no Brasil até 2028

19 de maio de 2025
China suspende habilitação de 51 frigoríficos de frango brasileiros após caso de gripe aviária
Economia

China suspende habilitação de 51 frigoríficos de frango brasileiros após caso de gripe aviária

18 de maio de 2025
Encontrar dados de qualidade é desafio para tesourarias usarem IA, apontam especialistas
Tecnologia

Encontrar dados de qualidade é desafio para tesourarias usarem IA, apontam especialistas

18 de maio de 2025
Próxima Postagem
H&M, Comme des Garçons e Alo Yoga vão inaugurar suas primeiras lojas no Brasil em 2025

H&M, Comme des Garçons e Alo Yoga vão inaugurar suas primeiras lojas no Brasil em 2025

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Água Doce lança assistente virtual com IA integrado ao WhatsApp

Água Doce lança assistente virtual com IA integrado ao WhatsApp

19 de maio de 2025
Defesa Agropecuária de SP inspeciona granjas que receberam material avícola do RS

Defesa Agropecuária de SP inspeciona granjas que receberam material avícola do RS

19 de maio de 2025
Xiaomi planeja investir cerca de US$ 7 bi em design de chips para disputar mercado chinês

Xiaomi planeja investir cerca de US$ 7 bi em design de chips para disputar mercado chinês

19 de maio de 2025
Nvidia abre plataforma de servidores de IA e parceira com a Foxconn em Taiwan

Nvidia abre plataforma de servidores de IA e parceira com a Foxconn em Taiwan

19 de maio de 2025
NRA Show 2025: O futuro do foodservice passa pela união entre tradição e inovação

NRA Show 2025: O futuro do foodservice passa pela união entre tradição e inovação

19 de maio de 2025
Grand Tour Italia encanta ao unir comida italiana e experiências culturais

Grand Tour Italia encanta ao unir comida italiana e experiências culturais

19 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.