Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Varejo nos EUA – Recuperação após a crise?

Redação de Redação
12 de janeiro de 2016
no Artigos, Destaque do dia, Inteligência de mercado
Tempo de leitura: 2 minutos

Por Eduardo Yamashita*

Neste domingo, 17 de janeiro, começa o NRF Big Show 2016, em Nova Iorque (EUA), que se consagrou como o maior evento do mundo no segmento de varejo. O NRF já está na 104ª edição e em 2015 atraiu 33 mil executivos de todo o mundo.


Leia também:

=> Ex-prefeito de Nova Iorque (EUA) é presença exclusiva do Retail Executive Summit

=> Conheça os destaques da Delegação GS&MD para o NRF Retail’s Big Show 2016 


Nos anos pós crise de 2008/2009, assistimos a um movimento no NRF e no varejo norte-americano de “Fazer o Básico Bem Feito” (Back to the Basics), clima completamente diferente do que vivíamos no varejo brasileiro, que teve seu pico de crescimento em 2012. Nesse ano de 2016 o cenário deve ser exatamente o oposto, o otimismo e boas perspectivas da economia americana devem dar o tom do evento, mas ainda com resquícios do pragmatismo e pé no chão adquiridos com o difícil cenário na crise.

Esse ano o gigantesco pavilhão de exposição estará completamente lotado, com fornecedores mostrando soluções que serão focadas em tecnologia, produtividade, omnichannel etc., mas que deve também mostrar mais soluções inovadoras do que nos anos anteriores, seguindo o humor de recuperação da economia americana.

O clima de otimismo dá-se pelos bons indicadores de retomada do crescimento, como a melhoria do PIB, queda expressiva do desemprego, aumento dos índices de confiança, aumento dos investimentos e manufatura.

Com essa conjuntura favorável, é claro que o varejo norte-americano tem desfrutado de bons números também. Apesar do resultado acumulado de janeiro a novembro de 2015 ser de queda de -0,4%, analisando em detalhes esse número percebemos que o resultado negativo é influenciado fundamentalmente pelo segmento de combustíveis que apresenta queda de -20% no mesmo período e de outros dois segmentos que são lojas de departamento (-1,9%) e eletroeletrônicos (-1,8%). Todos os demais segmentos apresentam alta de no mínimo 2% como vestuário (+2,2%), alimentos e bebidas (+2,8%), material de construção (+3,9%), cuidados pessoais (+4,3%), móveis (+5,6%), material esportivo (+5,7%) e veículos (+6,9%). Vale ressaltar que a queda de -20% em combustíveis é na verdade bastante positiva para o mercado como um todo, com o orçamento familiar dos americanos aliviado com a forte queda no preço dos combustíveis e reforçado pelo aumento do empego.

Com os números acima mencionados, fica evidente que os papéis de inverteram, executivos norte-americanos otimistas e esperançosos, enquanto que executivos brasileiros com muitas incertezas sobre o ambiente politico e econômico. É exatamente em cenários adversos como esse que estamos passando que a atualização, inspiração e aumento da produtividade se tornam fatores chave para as empresas que sairão mais fortes da crise, e sem dúvida, a NRF é uma das melhores fontes para fazê-lo.

*Eduardo Yamashita ([email protected]) é diretor de Inteligência de Mercado da GS&MD – Gouvêa de Souza.

 

Postagem anterior

Presença exclusiva: ex-prefeito de Nova Iorque estará no Retail Executive Summit

Próxima Postagem

Painel de debates no NRF 2016 terá CEO da marca Reserva e diretor-geral GS&MD juntos

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Dia dos Namorados
Varejo

Dia dos Namorados: Varejo deve movimentar R$ 2,75 bilhões em vendas

5 de junho de 2025
Suzano compra 51% de capital de sociedade de tissue da Kimberly-Clark por US$ 1,7 bi
Economia

Suzano compra 51% de capital de sociedade de tissue da Kimberly-Clark por US$ 1,7 bi

5 de junho de 2025
Franqueadora portuguesa vira porta de entrada para brasileiros que desejam empreender no país
Franquias

Franqueadora de Portugal vira porta de entrada para brasileiros que querem empreender no país

5 de junho de 2025
Mascotes nos shoppings: estratégia de marketing afetiva e efetiva para conectar e fortalecer a marca
Artigos

Mascotes nos shoppings: estratégia de marketing afetiva e efetiva para conectar e fortalecer a marca

5 de junho de 2025
NBA House 2025 vira vitrine para ativações de Hellmann’s, Sadia, TNT e Hennessy
Varejo

NBA House 2025 vira vitrine para ativações de Hellmann’s, Sadia, TNT e Hennessy

5 de junho de 2025
Asus investe em varejo físico e inaugura espaço para testar computador na Fast Shop
Varejo

Asus investe em varejo físico e inaugura espaço para testar computador na Fast Shop

5 de junho de 2025
Pão de Açúcar cria embalagens com expressões carinhosas para o Dia dos Namorados
Supermercados

Pão de Açúcar cria embalagens com expressões carinhosas para o Dia dos Namorados

4 de junho de 2025
João Adibe: "Não adianta querer ser uma empresa nacional sem um pensamento regional"
Varejo

João Adibe: “Não adianta querer ser uma empresa nacional sem um pensamento regional”

4 de junho de 2025
Próxima Postagem

Painel de debates no NRF 2016 terá CEO da marca Reserva e diretor-geral GS&MD juntos

Por favor login para participar da discussão

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Não dá para querer ser o dono do comércio mundial, diz Lula sobre Trump

Não dá para querer ser o dono do comércio mundial, diz Lula sobre Trump

5 de junho de 2025
Pix automático estará disponível nos bancos a partir de 16 de junho; entenda

Pix automático estará disponível nos bancos a partir de 16 de junho; entenda

5 de junho de 2025
Uber: Reconhecer vínculo de trabalhadores aumentaria carga tributária de apps em R$ 10,3 bi

Uber: Reconhecer vínculo de trabalhadores aumentaria carga tributária de apps em R$ 10,3 bi

5 de junho de 2025
Dia dos Namorados

Dia dos Namorados: Varejo deve movimentar R$ 2,75 bilhões em vendas

5 de junho de 2025
Dona das marcas Pedigree e Whiskas investe R$ 430 milhões em nova fábrica no Paraná

Dona das marcas Pedigree e Whiskas investe R$ 430 milhões em nova fábrica no Paraná

5 de junho de 2025
Caixa está fazendo R$ 1 bi em crédito consignado por mês, diz presidente do banco

Caixa está fazendo R$ 1 bi em crédito consignado por mês, diz presidente do banco

5 de junho de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.