O consumidor deve aproveitar as promoções do Dia do Consumidor, comemorado na sexta-feira, 15, para comprar um produto desejado. Segundo levantamento feito pela PicPay, 64% pretendem fazer compras neste ano. Os itens mais desejados são roupas, calçados e acessórios (48%); eletrodomésticos (39,8%); alimentos e bebidas (37,3%); eletrônicos (35,7%); e itens de farmácia, beleza e perfume (26,4%).
“É mais do que uma data no calendário do varejo. É um marco que evidencia o poder dos consumidores em moldar as tendências e exigências do mercado. Por outro lado, os varejistas que conseguem aproveitar ganham em credibilidade e ritmo de vendas o ano todo”, afirma Rita Cunha, executiva do PicPay Shop.
Dos que farão compra, 79,5% realizaram pesquisas para comparar o valor dos produtos antes da data. Em relação a 2023, 33,8% planejam gastar mais, enquanto 29,8% menos.
Entre os entrevistados, 38,3% programa desembolsar entre R$ 1 e R$ 2 mil, 25,5% até R$ 500 e 22,4% quer investir de R$ 2 mil a R$ 5 mil.
Em relação à preferência no momento da compra, mais de 40% buscam por qualidade do produto, à medida que 29,2% priorizam preço baixo. A confiabilidade da loja, site ou app (22%) e cashback ou cupom de desconto (7,9%) também entraram na lista.
O cartão de crédito foi o meio de pagamento escolhido por 71,4%, enquanto o Pix, em segundo lugar, segue com 22,9%.
A Semana do Consumidor vem ganhando força no varejo e já fica em quarto lugar no gosto do consumidor, quando se trata de datas comemorativas que envolvem planejamento financeiro. Com 31,1%, fica atrás da Black Friday (54,7%), Natal (46,7%) e Dia dos Pais e Mães (33,7%), ultrapassando até o Dia das Crianças (21,9%).
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