Nove em cada dez restaurantes brasileiros, ou 89%, acreditam que oferecem opções de comida saudável no cardápio, mostra pesquisa realizada pela Ticket, marca da Edenred de Benefícios e Engajamento. O resultado mostra que o resultado do Brasil está 18 pontos percentuais superior à média mundial, que é de 71%.
A pesquisa Barômetro é realizada anualmente para entender o comportamento das pessoas em relação à alimentação fora do lar e, neste ano, ouviu quase 50 mil trabalhadores e mais de 1.400 restaurantes em 22 países.
Sobre a procura dos consumidores por comida saudável, 56% concordam que é um movimento crescente, enquanto 14% comentaram sobre um aumento na busca por opções veganas e vegetarianas. Além disso, 41% concordam que cresceu a procura por produtos locais.
Comida saudável é mais cara?
Quando perguntados sobre a inclusão de opções saudáveis em seu cardápio, 73% disseram que o preparo é mais caro, enquanto 74% acham que o processo é mais rigoroso. Já 25% acreditam que o sabor de pratos balanceados não é tão atrativo.
“Apesar de algumas barreiras mencionadas pelos representantes dos restaurantes para a oferta de opções mais balanceadas, 70% disseram que os clientes notam e apreciam os alimentos saudáveis e 50% reconhecem que preparar refeições mais equilibradas geram fontes sustentáveis de receita”, conta Jean Castro, diretor de Rede de Estabelecimentos da Ticket.
Os brasileiros também se destacaram no que diz respeito à busca por comida saudável: 93% revelaram que estão mais atentos às opções balanceadas, enquanto a média global com a mesma opinião soma 82% e na América Latina o resultado foi 85%.
Ao serem perguntados sobre o motivo da busca por uma alimentação mais saudável, a maioria (97%) respondeu que é por questões de saúde, enquanto 74% mencionaram a diversidade de sabores e 66% a preocupação com o meio ambiente e os animais.
“É importante que os estabelecimentos estejam atentos aos movimentos no comportamento do consumidor e suas preferências, e tentem adequar seus produtos e serviços à atual demanda. Pesquisas como a Barômetro são importantes para proporcionar uma visão estratégica do mercado e tendências aos donos de restaurantes”, comenta Castro.
O que é um alimento saudável?
Os brasileiros também foram questionados se esperam uma oferta mais saudável dos restaurantes e 74% disseram que sim. O resultado é dois pontos percentuais superior ao registrado em pesquisa de 2023, que foi de 72%. A média brasileira é a mesma mundial, mas ficou abaixo da latino-americana (78%).
Sobre o que entendem por “alimentos saudáveis”, 95% responderam que são produtos frescos, 93% consideram mais opções de vegetais, 81% acham que é a indicação de “opção saudável” no cardápio e 78% mencionaram a clareza nas informações nutricionais.
A pesquisa Barômetro também revelou que 55% das pessoas brasileiras gastam mais de 30% do seu orçamento mensal em alimentação e, para 75%, o saldo dos benefícios de alimentação e refeição são insuficientes para as despesas mensais, o que pode dificultar o acesso a uma refeição balanceada.
“Os benefícios de refeição e alimentação que as empresas oferecem aos seus colaboradores são fundamentais para assegurar o acesso a uma alimentação completa e de qualidade, o que contribui para a produtividade e bem-estar das pessoas. É importante que as empresas estejam atentas ao gasto médio mensal dos profissionais e tentem ajustar o valor à realidade do mercado”, comenta Castro.
Imagem: Shutterstock