Restaurantes se adaptam para atender consumidor vegetariano e vegano

Um terço dos brasileiros já escolhe opções veganas nos cardápios

A mudança no perfil de consumo da população brasileira está transformando o mercado de foodservice. Para atrair um público crescente de vegetarianos, veganos ou que reduziu o consumo de carne, os produtos plant-based têm sido uma oportunidade para a retomada dos restaurantes ao fim da pandemia de covid-19.

Segundo um estudo encomendado pela Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB), foi realizado pela Inteligência em Pesquisa e Consultoria (Ipec), um terço dos brasileiros já escolhe opções veganas nos cardápios de restaurantes e lanchonetes. Além disso, 46% dos brasileiros já deixam de comer carne, por vontade própria, pelo menos uma vez na semana.

“Com um cardápio mais centrado em pratos à base de plantas, os restaurantes conseguem atrair essa imensa base de clientes evidenciada pelas pesquisas, e ao mesmo tempo reduzir seus custos com alguns dos insumos mais caros, como carnes e queijos”, diz Mônica Buava, diretora-executiva da SVB.

Ela destaca que para incluir opções no cardápio é possível optar por combinações simples, tradicionais, utilizando ingredientes facilmente disponíveis no restaurante.

“Tem havido uma evolução da culinária centrada nas plantas, com técnicas que evidenciam o sabor – e o consumidor está cada vez mais ávido por algo que seja saboroso, faça bem ao planeta e seja acessível”, explica Mônica.

Eles podem optar por combinações simples, tradicionais, utilizando ingredientes facilmente disponíveis no restaurante. “Mas tem havido uma evolução da culinária centrada nas plantas, com técnicas que evidenciam o sabor – e o consumidor está cada vez mais ávido por algo que seja saboroso, faça bem ao planeta e seja acessível”, explica Mônica.

Aumento de oferta

Embora ainda exista muita demanda não atendida, a oferta de restaurantes nos últimos anos vem aumentando rapidamente.

Um mapa da Sociedade Vegetariana Brasileira mostra milhares de endereços que já oferece opções vegana. Batizado de Onde Tem Opção Vegana, a ferramenta reúne mais de 3,2 mil estabelecimentos no Brasil.

“O que acontece é que, além da parcela vegetariana da população, cresce muito rapidamente a parcela que procura reduzir o seu consumo de carnes e derivados. Em um, dois, três ou vários dias por semana, os brasileiros têm optado por fazer refeições vegetarianas ou veganas”, observa Ricardo Laurino, presidente da SVB.

Imagem: Reprodução

Redação

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