Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home ESG

Danone Brasil, Pão de Açúcar e Green Mining lançam programa de incentivo à reciclagem

Ação Recicle & Ganhe oferece descontos em produtos da marca de iogurtes e lácteos a consumidores participantes

Redação de Redação
12 de junho de 2024
no Destaque do dia, Economia, ESG, Notícias
Tempo de leitura: 4 minutos
Danone Brasil, Pão de Açúcar e Green Mining lançam programa para incentivar consumidores à reciclagem

A Danone acaba de lançar a estação Recicle & Ganhe em parceria com a Green Mining e o Grupo Pão de Açúcar (GPA). A partir desse mês, os consumidores poderão descartar embalagens e outros materiais recicláveis e ainda receber cupons de descontos em produtos da fabricante de iogurte e lácteos, como Danoninho, Activia, YoPRO, entre outros, na loja participante da iniciativa e na plataforma de e-commerce do GPA.

Ainda em fase de testes, a estação ficará disponível em apenas uma loja do Pão de Açúcar – a unidade Roberto Marinho -, na zona sul da capital, antes de ganhar escala. Para participar, é preciso se cadastrar no site do GPA e também no aplicativo da Green Mining. Chegando ao local, haverá um dispositivo para que cada pessoa participante digite o CPF cadastrado e receba uma etiqueta com um QR Code que deverá ser colada na sacola com os resíduos.

Em seguida, é gerado um cupom instantâneo com desconto em produtos Danone na loja participante e no e-commerce do Pão de Açúcar, além de um desconto bônus, acumulativo, de acordo com a quantidade de recicláveis depositada. Podem ser entregues materiais como vidro, plástico, metal, longa vida, papel e papelão.

“Com o saco de recicláveis identificado, basta deixar os materiais na estação ‘Recicle & Ganhe’ Danone. Uma vez coletados, eles são pesados, contabilizados e geram cupons de desconto para uso nas lojas físicas participantes ou no site e app do Pão de Açúcar. Unimos tecnologia e sustentabilidade para garantir a rastreabilidade da logística reversa e otimizar a atuação de todos os elos envolvidos na cadeia de reciclagem”, explica Rodrigo Oliveira, CEO da Green Mining.

De acordo com a gerente de Sustentabilidade da Danone Brasil, Sheilla Montanari, a promoção da economia circular é parte da jornada de impacto assumida globalmente pela companhia. Por essa razão, o grupo está acelerando esse compromisso junto à Danone Circula, que investe em projetos focados em soluções de circularidade, que aumentam a reciclabilidade das embalagens, fomentam uma cadeia mais circular de baixo carbono e geram impacto positivo para as pessoas e para o planeta. “Com a ação ‘Recicle & Ganhe’, queremos também engajar consumidores, que são um elo importante no pós-consumo e para o descarte correto de resíduos”, afirma Sheilla.

Descarte inadequado de embalagens e logística reversa

Um dos maiores desafios para o meio ambiente e para o País é o descarte inadequado de embalagens pós-consumo, segundo o estudo “Panorama dos Resíduos Sólidos no Brasil 2023”, divulgado pela Associação Brasileira de Resíduos e Meio Ambiente (Abrema). A pesquisa aponta que cerca de 33,3 milhões de toneladas de resíduos sólidos urbanos tiveram destinação inadequada em 2022, ou seja, quase 40% de todo o lixo gerado no Brasil não recebeu o destino correto.

Com foco nesse problema, a Danone selecionou a startup Green Mining, especializada em logística reversa inteligente para fomentar a recuperação de embalagens pós-consumo de forma eficiente e trazê-las de volta para o ciclo de produção, incluindo, consumidores nesse processo. Desde 2023, a Danone investe no programa Fermenta Impacto+, iniciativa de inovação aberta voltada para implementação de soluções de startups de impacto positivo, em parceria com o Quintessa, aceleradora de impacto pioneira no País.

A parceria também está em linha com a estratégia de sustentabilidade do GPA e, especialmente, da rede Pão de Açúcar, que há mais de 20 anos disponibiliza estações de reciclagem em suas lojas no Brasil e estimula o consumo consciente, além de ter como compromisso o combate às mudanças climáticas e o incentivo à economia circular de baixo carbono.

“Temos o compromisso de promover ações efetivas para o descarte consciente de resíduos e essa nova iniciativa é mais um importante passo em direção aos nossos objetivos de contribuir com o combate às mudanças climáticas. Ficamos muito felizes por sermos pioneiros na criação de programas de logística reversa no varejo alimentar, e acreditamos que essas iniciativas refletem nosso trabalho constante de inovação atrelado à sensibilização ambiental de nossos clientes, contribuindo na construção de um futuro mais sustentável”, afirma Renata Amaral, gerente de Sustentabilidade e Impacto Social do GPA.

Danone Circula

A Danone Brasil reformulou sua atuação em economia circular para acelerar sua contribuição local com os compromissos e metas globais que guiam sua jornada de impacto. O projeto “Recicle & Ganhe” faz parte dessa estratégia. “Além de oferecer um portfólio cada vez mais saudável, também estamos em uma jornada para que nossas embalagens sejam mais circulares e estamos entregando mais de 80% do nosso portfólio reciclável no Brasil em 2024”, conta Patricia Levy, diretora de Pesquisa e Desenvolvimento da Danone Brasil.

Com a meta global de oferecer 100% de embalagens recicláveis até 2030, a empresa também tem o compromisso de reduzir pela metade o uso de embalagens virgens, de origem fóssil, até 2040 – sendo 30% até 2030. Além disso, vislumbra liderar o desenvolvimento de sistemas de coleta eficazes para recuperar o máximo de plástico que coloca no mercado até 2040. “Tudo isso está fundamentado em nossa essência Tudo de Bom, Tudo de Bem e em nosso compromisso como empresa B”, destaca Patricia.

“Cada uma dessas frentes compõem a plataforma Danone Circula, que conta com iniciativas pioneiras e projetos piloto inovadores, cujos objetivos são acelerar a transição da empresa rumo a um sistema de embalagem circular e de baixo carbono”, detalha Sheilla Montanari. A executiva também ressalta a preocupação da fabricante em não apenas recuperar os materiais que utiliza como também em reduzir o desperdício em toda a sua cadeia de valor. Para isso, mantém o investimento no apoio a catadoras e catadores de materiais recicláveis há 14 anos.

Entre outras iniciativas, a Danone destaca o desenvolvimento de embalagens Pet livres do pigmento branco. Dessa forma, aumentou a reciclabilidade e o valor de reciclagem do material, gerando mais renda aos catadores parceiros. Também lançou o piloto do projeto de reciclagem de bandejas de iogurtes, desenvolvido em parceria com a Yattó, startup especializada em soluções de reciclagem para materiais complexos, que recuperou mais de 34 toneladas PS nas cooperativas, o equivalente a 13 milhões de copinhos, de maio a dezembro de 2023.

Estação Recicle & Ganhe Danone

A unidade participante do Pão de Açúcar é Roberto Marinho. A loja fica na Avenida Jornalista Roberto Marinho, 3000, em Cidade Monções, zona sul de São Paulo.

Segundo a Danone Brasil, em breve, novas lojas participantes serão anunciadas.

Imagem: Divulgação

Postagem anterior

Três em cada 10 brasileiros preferem fazer compras com pagamento digital

Próxima Postagem

Malwee lança coleção fabricada a partir de roupas usadas desfibradas

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Exportação de frango brasileiro está suspensa para 9 destinos após caso de gripe aviária
Economia

Exportação de frango brasileiro está suspensa para 9 destinos após caso de gripe aviária

19 de maio de 2025
Santa Catarina proíbe entrada de aves vivas e ovos férteis oriundos de 12 municípios
Economia

Santa Catarina proíbe entrada de aves vivas e ovos férteis oriundos de 12 municípios gaúchos

19 de maio de 2025
Estúdio Jacarandá, referência em arquitetura e design de varejo no Brasil, abre escritório nos EUA
Destaque do dia

Estúdio Jacarandá, referência em arquitetura e design de varejo no Brasil, abre escritório nos EUA

19 de maio de 2025
A loja do futuro: experiência, conexão e inteligência integrada
Varejo

A loja do futuro: experiência, conexão e inteligência integrada

19 de maio de 2025
iFood e Uber juntas: um exemplo de metafusão no varejo de serviços e no mercado
Artigos

iFood e Uber juntas: um exemplo de metafusão no varejo de serviços e no mercado

19 de maio de 2025
Brasília ganha novo shopping em novembro, com 60 lojas e foco em experiência completa
Shopping centers

Brasília ganha novo shopping em novembro, com 60 lojas e foco em experiência completa

19 de maio de 2025
Tropicool abre nova loja em SP e planeja atingir 100 unidades no Brasil até 2028
Foodservice

Tropicool abre nova loja em SP e planeja atingir 100 unidades no Brasil até 2028

19 de maio de 2025
Grupo DPSP abre 600 vagas para jovens e reforça inclusão com programa para PCDs
ESG

Grupo DPSP abre 600 vagas para jovens e reforça inclusão com programa para PCDs

19 de maio de 2025
Próxima Postagem
Malwee

Malwee lança coleção fabricada a partir de roupas usadas desfibradas

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Exportação de frango brasileiro está suspensa para 9 destinos após caso de gripe aviária

Exportação de frango brasileiro está suspensa para 9 destinos após caso de gripe aviária

19 de maio de 2025
Santa Catarina proíbe entrada de aves vivas e ovos férteis oriundos de 12 municípios

Santa Catarina proíbe entrada de aves vivas e ovos férteis oriundos de 12 municípios gaúchos

19 de maio de 2025
Estúdio Jacarandá, referência em arquitetura e design de varejo no Brasil, abre escritório nos EUA

Estúdio Jacarandá, referência em arquitetura e design de varejo no Brasil, abre escritório nos EUA

19 de maio de 2025
A loja do futuro: experiência, conexão e inteligência integrada

A loja do futuro: experiência, conexão e inteligência integrada

19 de maio de 2025
iFood e Uber juntas: um exemplo de metafusão no varejo de serviços e no mercado

iFood e Uber juntas: um exemplo de metafusão no varejo de serviços e no mercado

19 de maio de 2025
Brasília ganha novo shopping em novembro, com 60 lojas e foco em experiência completa

Brasília ganha novo shopping em novembro, com 60 lojas e foco em experiência completa

19 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.