Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

O emprego já não é mais aquele. E temos que mudar nossa forma de pensar

Avanço acelerado da tecnologia e do digital transformaram a estrutura do emprego tradicional com novas demandas

Marcos Gouvêa de Souza de Marcos Gouvêa de Souza
12 de julho de 2021
no Artigos, Destaque do dia
Tempo de leitura: 3 minutos
Momentum 921 – O emprego já não é mais aquele. E temos que mudar nossa forma de pensar

A transformação a que assistimos no emprego é resultado da convergência de diversos movimentos que acontecem em paralelo e redesenham a realidade como a conhecíamos. Mas continuamos a usar a mesma régua para medir o comportamento do emprego como se fosse possível avaliar com o mesmo instrumental o comportamento dos adolescentes dos anos 1950 e o das gerações Y E Z. São mundos, conceitos, hábitos, competências e níveis de informação totalmente diferentes. E o que era verdadeiro no passado é diferente agora.

Como resultado, quando comparamos índices de emprego e desemprego do passado com os do momento atual, é preciso muitos parênteses e considerações para tentar normatizar as referências e bases envolvidas.

E a pandemia acabou por acelerar e tornar ainda mais relevantes alguns desses movimentos. O mais forte detonador da estrutura tradicional do emprego foi o avanço acelerado da tecnologia e do digital, em especial na área industrial. Essa tendência ocorre também na agricultura, nos serviços e na emergentes alternativas e demandas dos omniconsumidores, que criaram um cenário totalmente transformado.

A indústria incorporou a robotização e muitos outros recursos. A agricultura mecanizou e incorporou tecnologia. Os serviços, o comércio e o varejo transformaram a realidade com o e-commerce e as comunicações, enquanto o entretenimento e o lazer passaram a ser balizados pelas redes sociais.

Em todas essas vertentes, pessoas, empregos e trabalhadores foram substituídos por outros recursos, em boa parte, mais eficientes e baratos. Esse processo provocou intensa transformação da realidade, com a extinção de empregos e a migração para outras alternativas. Como resultado líquido, surgiram novas demandas e a necessidade de reciclar a oferta.

Outro emulador dessas mudanças está na disseminação do que se convencionou no mundo se chamar de Gig Economy, ou a tendência da adoção do autoemprego, com prestação de serviços para empresas diversas e até de forma concomitante, com melhores oportunidades de ganhos e mais liberdade e controle do próprio tempo.

Esse movimento já vinha se desenhando e a pandemia potencializou essa tendência, quando muitas empresas tiveram que rever seus quadros e, com o home office, descobriu-se a virtude desse modelo por antigos empregadores e empregados.

É bem possível que parte dos que migraram para a Gig Economy, ex-empregadores e empregados tradicionais, volte para o cenário anterior passada a pandemia. Mas, seguramente, um contingente muito maior permanecerá no novo modelo pela análise racional de suas vantagens. E a legislação trabalhista terá que ser revista novamente para se adequar à nova realidade.

Outro movimento importante no Brasil é o que estimulou o forte crescimento das MEIs, categoria criada e regulamentada no final de 2008, com suas vantagens e características.

Parece quase coincidência que tínhamos perto de 12,3 milhões de MEIs ao final de maio de 2021, número próximo dos 14,4 milhões de desempregados, dado mais recente segundo os cálculos tradicionais. Somente em 2020, dominado pela pandemia, foram 2,6 milhões de novos cadastrados como resultado do estímulo ao registro e os benefícios tributários gerados. Se hoje conhecemos e medimos essa realidade é graças ao estímulo à formalização possível desse grupo.

E tudo indica que esse número continuará a crescer, em especial dependendo do que possa acontecer com a enrolada e controversa reforma tributária, que poderá criar estímulos adicionais ou fazer retroagir esse processo com uma nova realidade artificial como a que temos visto.

No quadro atual existe um forte estímulo para expansão dessa modalidade, substituindo ou complementando o fenômeno da “pejotização”, um mecanismo natural de mercado para ajustar as distorções da legislação trabalhista, sempre defasada em relação à realidade.

Também não pode ser esquecida a transformação da própria sociedade, em especial da parte mais contemporânea que permanece mais tempo na casa dos pais, que se casa mais tarde, demora mais para ter filhos ou que continua mais tempo se aperfeiçoando para enfrentar o cenário em profunda e ampla transformação.

Para além dos Nem-Nem, os que nem trabalham e nem estudam, temos os Mais-Mais, com mais tempo para si e mais tempo para se preparar para o mercado em profunda transformação. Desta forma, é preciso entender que comparar os números atuais de emprego e desemprego no mundo com os do Brasil, em particular, significa relativizar todo esse processo e ser muito mais cauteloso com toda e qualquer forma de comparação temporal, geográfica e setorial.

Nota: Durante o Latam Retail Show virtual, de 14 a 16 de setembro, ocorrerá ampla discussão sobre a realidade do perfil do emprego global e no Brasil numa pauta ampla de temas envolvendo o conhecimento e o estudo de casos relacionados a esse fenômeno da mudança estrutural do emprego inerente à sociedade 5.0, macro tema do evento deste ano.

Marcos Gouvêa de Souza é fundador e diretor-geral da Gouvêa Ecosystem e publisher da plataforma Mercado & Consumo.

Postagem anterior

Campus Party fará DemoDay com prêmio de isenção de taxa na captação de até 500 mil

Próxima Postagem

Petz vai acelerar entrada de novos serviços até 2022 para reforçar ecossistema

Marcos Gouvêa de Souza

Marcos Gouvêa de Souza

Marcos Gouvêa de Souza é fundador e diretor-geral da Gouvêa Ecosystem, o mais relevante ecossistema de consultorias, soluções e serviços que atua em todas as vertentes dos setores de Varejo, Consumo e Distribuição. É membro do Conselho do IDV, IFB e Ebeltoft Group, presidente do LIDE Comércio, conselheiro do grupo BFFC/Bob's, publisher da plataforma MERCADO&CONSUMO e autor/coautor de mais de dez livros relacionados aos temas de sua especialidade.

Relacionados Posts

Temu se torna o 2º maior e-commerce do País, com aumento de 56 milhões de acessos
E-commerce

Temu se torna o 2º maior e-commerce do País, com aumento de 56 milhões de acessos

22 de maio de 2025
Decathlon inaugura 50ª loja no Brasil com nova identidade visual global
Varejo

Decathlon inaugura 50ª loja no Brasil com nova identidade visual global

22 de maio de 2025
A redescoberta do presencial: oportunidades para marcas em tempos de excesso digital
Artigos

A redescoberta do presencial: oportunidades para marcas em tempos de excesso digital

22 de maio de 2025
Vestcasa aposta em collabs com varejistas para expandir e mira 300 pontos de venda
Supermercados

Vestcasa aposta em collabs com varejistas para expandir e mira 300 pontos de venda

22 de maio de 2025
Chegou a hora de tirar o mundo físico da sombra dos dashboards
Artigos

Chegou a hora de tirar o mundo físico da sombra dos dashboards

22 de maio de 2025
Mercado Livre anuncia Ariel Szarfsztejn como novo CEO global
Gestão

Mercado Livre anuncia Ariel Szarfsztejn como novo CEO global

21 de maio de 2025
Com distribuição de milkshake grátis, Johnny Rockets lança releitura de iogurte da Vigor
Foodservice

Com distribuição de milkshakes grátis, Johnny Rockets lança releitura de iogurte da Vigor

21 de maio de 2025
Cacau Show relança canal de vendas diretas e planeja ter 1 milhão de revendedores
Varejo

Cacau Show relança canal de vendas diretas e planeja ter 1 milhão de revendedores

21 de maio de 2025
Próxima Postagem
'É um absurdo não defender a tributação de dividendos', diz CEO da Petz

Petz vai acelerar entrada de novos serviços até 2022 para reforçar ecossistema

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Berkshire Hathaway pode vender parte de participação da Kraft Heinz

Berkshire Hathaway pode vender parte de participação da Kraft Heinz

22 de maio de 2025
Garoto antecipa contratações para a Páscoa de 2026 e abre 300 vagas para a produção de ovos

Garoto antecipa contratações para a Páscoa de 2026 e abre 300 vagas para a produção de ovos

22 de maio de 2025
Ministro da Previdência anuncia parceria com Correios para consulta de descontos

Ministro da Previdência anuncia parceria com Correios para consulta de descontos

22 de maio de 2025
Temu se torna o 2º maior e-commerce do País, com aumento de 56 milhões de acessos

Temu se torna o 2º maior e-commerce do País, com aumento de 56 milhões de acessos

22 de maio de 2025
Com apoio do CEO da LVMH, Veesion capta R$ 243 mi para expandir IA antifurtos no varejo

Com apoio do CEO da LVMH, Veesion capta R$ 243 mi para expandir IA antifurtos no varejo

22 de maio de 2025
Gripe aviária: RS conclui desinfecção de granja em Montenegro; começa vazio sanitário

Gripe aviária: RS conclui desinfecção de granja em Montenegro; começa vazio sanitário

22 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.