Com a chegada da pandemia e as restrições impostas para conter o avanço do coronavírus, uma grande parcela dos trabalhadores adotou o home office como modalidade de trabalho principal. Mesmo com o avanço dos índices de vacinação e a queda do número de infectados, o esquema ainda é o preferido entre os trabalhadores, que trocaram seu horário de almoço em grandes centros pelo conforto do lar ou estabelecimentos perto de sua casa.
É o que aponta um levantamento realizado pela Sodexo Benefícios e Incentivos. A empresa analisou dados de pesquisa global da organização, mostrando que, antes do isolamento social, 84% do consumo com cartões-refeição se dava nos locais predominantemente comerciais e apenas 16% em residenciais. Com o início da crise sanitária, o consumo fora do lar diminuiu para 31%, contra 69%.
“Quando fazemos um recorte do segmento de franquias, 43% das lojas que aceitavam o cartão Refeição Pass da Sodexo chegaram a ficar sem transações no cartão em abril de 2020. Para ajudar os estabelecimentos e consumidores durante o isolamento, passamos a fazer uma rápida conexão com os canais online, que ajudaram a manter as transações com esses meios de pagamento”, avalia Antônio Aguiar Tombé, diretor de estabelecimentos da Sodexo Benefícios e Incentivos.
Passados dois anos desde o início da pandemia, o executivo destaca a digitalização do consumidor, que permaneceu fiel aos aplicativos de delivery mesmo após o início das flexibilizações sanitárias.
“Nos primeiros meses de 2022, 57% dos franqueados continuaram aderentes aos canais online. Atualmente, 15% do faturamento desses estabelecimentos se dá por meio da venda digital dentro de plataformas de delivery ou aplicativos próprios. Essa é uma estatística que sequer existia antes da pandemia”, diz.
Consumo em regiões residenciais
De acordo com o diretor da Sodexo, o número de lojas de franquia que passaram a aceitar os cartões-refeição em zonas residenciais também é uma tendência que vale ser observada. “Isso se deve à mudança de comportamento no trabalho. Com o home office ou o modelo híbrido, as pessoas passaram a frequentar restaurantes próximos às suas casas. As lojas localizadas nessas regiões enxergaram a oportunidade e a necessidade de aceitar esses meios de pagamento”, conta.
De acordo com Tombé, os desafios para o setor de franquias e varejo seguem sendo o aumento da frequência de compras, valor médio de consumo e o encantamento de novos consumidores. Estratégias de fidelização como a adoção de ações promocionais e uso de inteligência de dados para analisar o comportamento do consumidor são os principais aliados das companhias e obter insights valiosos para tomada de decisão.
“É fundamental olhar sempre para os canais de venda. É preciso estar disponível para atender o cliente da forma como ele prefere comprar. Temos percebido o WhatsApp como instrumento poderoso nos últimos tempos”, completa.
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