Bem Brasil divulga avanços em agricultura sustentável, economia circular e gestão de resíduos

Empresa, que produz e vende batata pré-frita, divulgou o Relatório de Sustentabilidade 2022

A produtora de batata pré-frita congelada Bem Brasil acaba de divulgar o Relatório de Sustentabilidade 2022, no qual destaca os progressos na gestão ambiental, social e de governança (ESG) da companhia. A empresa chama atenção para avanços, principalmente, em agricultura sustentável, economia circular, gestão de resíduos, políticas de compliance e qualificação de mão de obra.

No ano passado, a empresa aderiu à Rede Brasil do Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU), maior iniciativa mundial em prol da sustentabilidade empresarial. “Tivemos uma evolução operacional muito significativa e investimos perto de R$ 1 bilhão para aumentar nossa capacidade de armazenar e processar batatas. Ao mesmo tempo, celebramos os avanços de sustentabilidade conquistados: Certificação ISO 14001 pelo sistema de gestão ambiental da unidade de Araxá (MG) e o Selo eureciclo”, destaca o diretor-presidente da Bem Brasil, Dênio Oliveira.

Atualmente, a Bem Brasil conta com duas fábricas: uma em Perdizes e outra em Araxá, ambas em Minas Gerais. No último ano, 50% da matéria-prima usada nas operações vieram de áreas certificadas, 100% dos resíduos de batata foram reaproveitados e 285 mil tCO²e em emissões foram evitadas com o uso de energias renováveis. Além disso, cerca de sete mil pessoas foram impactadas com projetos de responsabilidade socioambiental.

“Nosso maior desafio foi aumentar a produção de matéria prima para atender à demanda que temos e temos que fazer esse incremento no campo com muita responsabilidade e sem exaurir os recursos naturais. Por isso, implementamos um programa de fomento para os produtores a partir da necessidade deles e desenvolvemos um planejamento estratégico focado em eficiência”, diz Oliveira.

Ações na prática

Um dos principais pontos descritos no Relatório de Sustentabilidade é a Estratégia ESG desenvolvida pela Bem Brasil em 2022. O enfoque da estratégia se baseia nos temas mais importantes para a companhia, que impactam a capacidade de gerar valor em longo prazo. Entre os dez temas prioritários, estão agricultura sustentável, gestão de resíduos e logística reversa, responsabilidade social, economia circular e qualidade e segurança dos produtos.

No caso da agricultura sustentável, por exemplo, a Bem Brasil atua para garantir que a produção da batata siga critérios internacionais de sustentabilidade. Em 2022, foram produzidas 42 mil toneladas de composto orgânico oriundo da reciclagem de resíduos, o que representa um crescimento de 40% em relação a 2021. A ação aumenta a capacidade do solo de reter umidade, auxiliando na prevenção de erosão.

Entre as ações de responsabilidade social, destaca-se a Academia da Batata, uma universidade corporativa que foi estruturada em 2021. Trata-se de uma plataforma de EAD para facilitar o acesso aos colaboradores e os conteúdos abrangem treinamentos, desenvolvimento de competências e potenciais desde estágios e trainees até lideranças e executivos.

A promoção da diversidade e inclusão também é parte da cultura da Bem Brasil. Cerca de 55% dos colaboradores se identificam com um (ou mais) dos grupos minorizados considerados pela Bem Brasil: mulheres, LGBTQIA+, profissionais acima de 50 anos, pretos/pardos e PCD.

Em relação à governança, destaca-se o Programa de Integridade e Conformidade, que abrange todas as ações e iniciativas formais para a promoção interna e externa de temas como compromisso e apoio da alta gestão; melhora do ambiente e qualidade do trabalho; e redução de riscos corporativos e de imagem. Os compromissos do programa são transparência, tratamento justo e igual para todos, respeito, segurança, honestidade e profissionalismo. As práticas do programa são endossadas pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), que concedeu à Bem Brasil o Selo Mais Integridade (válido para o biênio 2021-2022).

“O foco não só para 2023, como para os próximos anos, é continuar evoluindo em todos os aspectos mencionados, desde o operacional até a estratégia de ESG. Para isso, seguiremos desenvolvendo novos projetos e estando próximos dos nossos fornecedores, colaboradores e clientes”, conclui Dênio Oliveira.

Com informações de Mercado&Food.
Imagem: Divulgação

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Próxima Postagem

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Add New Playlist