Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Economia

Presidente da Eletrobras: Só em transmissão podemos adicionar R$ 1,1 bilhão em receitas

Para fazer frente a novos investimentos, a atual gestão da Eletrobras se colocou como missão sanear as finanças da empresa e incrementar o caixa, por exemplo, a partir da venda de SPEs

Redação de Redação
12 de julho de 2023
no Economia, Notícias
Tempo de leitura: 3 minutos
Presidente da Eletrobras: Só em transmissão podemos adicionar R$ 1,1 bilhão em receitas

O presidente da Eletrobras, Wilson Ferreira Júnior, disse nesta quarta-feira, 12, que, só na frente de transmissão de energia elétrica, a companhia pode adicionar R$ 1,1 bilhão em receitas com novos negócios.

A companhia participou e venceu um lote no último leilão de transmissão, no fim do mês passado. Também deve participar do próximo, previsto para dezembro. No último leilão, via a subsidiária Furnas, a Eletrobras fez a melhor oferta e levou o lote 4, que concentra obras em Minas Gerais, somando 303 quilômetros de linhas de transmissão que servirão para escoar a energia gerada no Estado, principalmente de fonte solar, a um investimento estimado em R$ 786,6 milhões em 60 meses.

O avanço no negócio de transmissão vem na esteira do ganho de eficiência operacional e financeira buscada na atual gestão, o que também deve abrir espaço para investimentos em geração renovável e outras frentes como comercialização. Apesar de não esconder ambições com relação a novos negócios, o executivo disse que a alocação de capital segue sendo um desafio “porque tem muitas boas oportunidades” no mercado.

Para fazer frente a novos investimentos, a atual gestão da Eletrobras se colocou como missão sanear as finanças da empresa e incrementar o caixa, por exemplo, a partir da venda de SPEs.

“A venda de sete coligadas pode gerar arrecadação de R$ 1,5 bilhão à empresa”, continuou, sem especificar quais empresas perfazem esse valor de venda. Hoje com 73 SPEs, a Eletrobras pretende chegar a meados de 2024 com 31 empresas no guarda-chuva.

Além disso, disse Ferreira Júnior, a diretoria enxerga oportunidades para “otimizar” R$ 58 bilhões em custo de capital. “Há oportunidade para a companhia se beneficiar de prejuízos passados que viraram créditos na holding”, disse.

Comercializadora

Sobre a criação da comercializadora, um passo da atual gestão, Ferreira Júnior disse que a nova frente de negócio vai permitir que a empresa avance sobre sua base de clientes.

“A empresa (Eletrobras) será transformada em uma companhia que busca clientes”, disse. E, segundo o executivo, com bom nível de receita, uma vez que a empresa estaria garantindo preços acima da média praticada no mercado livre. O aumento da presença da Eletrobras é um dos objetivos centrais da atual gestão.

Segundo ele, essa comercializadora vai ajudar a holding a aproveitar créditos fiscais. “Só com tema de comercialização, nos próximos dez anos, conseguiremos absorver R$ 15 bilhões em créditos (fiscais)”, disse.

Acordos compulsórios

Ferreira Júnior reiterou os esforços de sua gestão para sanear a Eletrobras com ganhos de eficiência, o que passa pelo enxugamento de seu número de sociedades de propósito específico, as SPEs, e a revisão de acordos compulsórios.

Segundo o executivo, a Eletrobras ainda tem hoje 73 SPEs e pretende chegar a 31 em meados de 2024. Com isso, haveria uma redução de 82,6% desde 2016, quando havia 178 SPEs sob o guarda-chuva da Eletrobras.

Igual esforço se daria na revisão de acordos compulsórios. “Voltamos com tudo na revisão dos acordos compulsórios e trabalhamos para novas reduções”, disse Ferreira Junior.

O efeito desse esforço já pode ser observado. Segundo o executivo, o saldo de provisões ligado a esses compulsórios era, no terceiro trimestre de 2022, de R$ 25,8 bilhões, e passou a R$ 24,3 bilhões no primeiro trimestre desse ano, uma redução de R$ 1,5 bilhão que, segundo o executivo pode crescer à frente.

Net zero

O presidente da Eletrobras, Wilson Ferreira Júnior, afirmou nesta quarta-feira, 12, que a companhia deverá ser a primeira empresa de energia do mundo a atingir o net zero até 2030.

“Reduzimos as nossas emissões de gases do efeito estufa em 42% de um ano para o outro. Devemos ser a primeira empresa do mundo a atingir o net zero até 2030”, disse Ferreira Junior.

Segundo o executivo, esse foi o principal destaque passado aos investidores durante o Eletrobras Day, que aconteceu nesta quarta-feira, em São Paulo.

“A Eletrobras já é a segunda maior empresa do mundo em energias renováveis e a que se movimentou mais fortemente naquilo que o mundo espera de empresas de energia, que é ser grande em renováveis e ter poucas emissões por megawhat-hora gerado”, continuou.

Em apresentação a jornalistas, Ferreira Jr. mostrou que a Eletrobras tem hoje uma capacidade instalada de 44,4 GW, o equivalente a 23% da capacidade instalada no País, sendo 97% da geração via fontes limpas.

Crescimento

Ferreira Júnior destacou que a Eletrobras cresceu 4 GW em geração desde que foi privatizada, se convertendo em uma corporation. “Era uma companhia acostumada a vender coisas e que agora passou a comprar coisas”, disse.

Segundo o executivo, a companhia pretende continuar crescendo via fusões e aquisições. Haveria espaço para tanto devido à alavancagem considerada baixa, que deixa “grande espaço para criação de valor sustentável”.

Com informações de Estadão Conteúdo.
Imagem: Shutterstock

Postagem anterior

Casino estima queda mais forte nas vendas no 2º tri em meio a negociação com credores

Próxima Postagem

UE: regulador aprova aquisição da VMware pela Broadcom por US$ 69 bilhões

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

As emoções que vão definir o comportamento do consumidor em 2027
Varejo

As emoções que vão definir o comportamento do consumidor em 2027

30 de maio de 2025
Dentalclean chega ao mercado americano com operação na Amazon
E-commerce

Dentalclean chega ao mercado americano com operação no marketplace da Amazon

30 de maio de 2025
Desapegue do ex: Aramis lança ação de doação de peças de ex-parceiros no Dia dos Namorados
Varejo

Dia dos Namorados: Aramis troca peças de ex por desconto em produtos

30 de maio de 2025
Dona da Centauro e Nike no Brasil, Grupo SBF lança projeto de educação para colaboradores
ESG

Dona da Centauro e Nike no Brasil, Grupo SBF lança projeto de educação para colaboradores

30 de maio de 2025
Magalu capta US$ 50 milhões em financiamento com o BID Invest
Varejo

Magalu capta US$ 50 milhões em financiamento com o BID Invest

29 de maio de 2025
Produção de cachaça tem crescido, mas setor lamenta preconceito
Indústria

Produção de cachaça tem crescido, mas setor lamenta preconceito

29 de maio de 2025
Abras diz que supermercados sofrem para preencher as 350 mil vagas de emprego abertas
Supermercados

Abras diz que supermercados sofrem para preencher as 350 mil vagas de emprego abertas

29 de maio de 2025
Crédito deve crescer 8,5% em 2025, indica pesquisa da Febraban
Economia

Crédito deve crescer 8,5% em 2025, indica pesquisa da Febraban

29 de maio de 2025
Próxima Postagem
UE: regulador aprova aquisição da VMware pela Broadcom por US$ 69 bilhões

UE: regulador aprova aquisição da VMware pela Broadcom por US$ 69 bilhões

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

As emoções que vão definir o comportamento do consumidor em 2027

As emoções que vão definir o comportamento do consumidor em 2027

30 de maio de 2025
Novas descobertas sobre a síndrome do impostor

Novas descobertas sobre a síndrome do impostor

30 de maio de 2025
Dentalclean chega ao mercado americano com operação na Amazon

Dentalclean chega ao mercado americano com operação no marketplace da Amazon

30 de maio de 2025
Desapegue do ex: Aramis lança ação de doação de peças de ex-parceiros no Dia dos Namorados

Dia dos Namorados: Aramis troca peças de ex por desconto em produtos

30 de maio de 2025
Dona da Centauro e Nike no Brasil, Grupo SBF lança projeto de educação para colaboradores

Dona da Centauro e Nike no Brasil, Grupo SBF lança projeto de educação para colaboradores

30 de maio de 2025
Magalu capta US$ 50 milhões em financiamento com o BID Invest

Magalu capta US$ 50 milhões em financiamento com o BID Invest

29 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.