Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

A China é logo Ali

Alexandre van Beeck de Alexandre van Beeck
12 de agosto de 2018
no Artigos, Destaque do dia, Gestão
Tempo de leitura: 2 minutos

Os números da China são incríveis. Seja na superpopulação consumidora com 1,4 bilhões de pessoas, seja na velocidade que transformou de uma sociedade comunista na maior classe média consumista do mundo em apenas 10 anos.

Só com gastos digitais, a China aumentou 32% ao ano nos últimos cinco anos – estão crescendo o equivalente a um mercado digital francês por ano.

Os investimentos em pesquisa e educação permitem que a China seja o país que mais avançou no ranking global de inovação. O mercado digital chinês deu origem a um ambiente empresarial que faz com que o Vale do Silício ficasse para trás. Em maio de 2017, quase metade dos 63 unicórnios da China atingiu suas avaliações de US$ 1 bilhão em dois anos de fundação, em comparação com apenas 10 desses exemplos nos EUA.

O We Chat que faz parte do ecossistema da Tencent, como foi apresentado na reportagem da TV Mercado & Consumo, rivaliza com outro ecossistema poderoso: O Alibaba alcançou metade dos consumidores online do país em nove anos, sendo que a Amazon levou 14 anos para alcançar o mesmo nos EUA. O Alipay, o maior provedor de pagamentos móvel chinês, atingiu 50% de penetração no país em quatro anos, um nível que nenhum dos fornecedores de pagamentos online dos EUA atingiu ainda.

Quem pensa que por ser uma cultura e língua muito diferente da nossa, não irá nos impactar, está muito enganado. A China já é hoje o principal parceiro comercial do Brasil, ocupando o espaço que foi durante 80 anos dos EUA.

Os hábitos digitais influenciam diretamente o mundo físico. Depois que nos acostumamos a encerrar uma compra em um clique, não temos mais paciência para enfrentar filas ou enfrentar problemas com troco – muitos chineses não lembram o que significa troco em moedas. A partir do momento que buscamos em diferentes telas todas as informações sobre os produtos que nos interessam, não queremos perder tempo com funcionários que tem pouca ou nenhuma informação apurada sobre o produto.

O mundo digital, na verdade o mundo contemporâneo, é pequeno, próximo e íntimo. Buscar inspirações, direcionamento e referencias em uma sociedade que está mais madura que nossa, pode nos servir de alavanca para crescimento inovador e sustentável. A China é logo Ali!

*Imagem reprodução

Postagem anterior

CEO da Usaflex revela os planos de internacionalizar a marca ao Programa MERCADO & CONSUMO

Próxima Postagem

Quatro histórias de consolidação no varejo com diferentes resultados

Alexandre van Beeck

Alexandre van Beeck

Alexandre van Beeck é fundador da BCK (Business, Client & Knowledge), boutique de estratégia de negócios focada no cliente por meio de dados e tecnologia.

Relacionados Posts

Empresas estão recuando na agenda ESG ou vivemos um freio de arrumação?
Artigos

Empresas estão recuando na agenda ESG ou vivemos um freio de arrumação?

16 de maio de 2025
Marfrig
Economia

Marfrig e BRF anunciam fusão para fortalecer presença global

16 de maio de 2025
Açaí brasileiro e cerveja amanteigada: sabores e experiências se unem no foodservice de Chicago
NRA Show

Açaí brasileiro e cerveja amanteigada: sabores e experiências se unem no foodservice de Chicago

16 de maio de 2025
Urban e Paramount lançam coleção inspirada no capítulo final de Missão Impossível – Acerto Final
Varejo

Urban e Paramount lançam coleção inspirada no capítulo final de Missão Impossível

16 de maio de 2025
IA no varejo e no consumo: do potencial para a prática
Artigos

IA no varejo e no consumo: do potencial à prática

16 de maio de 2025
Dolce&Gabbana e Havaianas escolhem o Iguatemi como palco da nova edição da collab
Marcas

Dolce&Gabbana e Havaianas escolhem o Iguatemi como palco da nova edição da collab

16 de maio de 2025
Chinnovation: do made in China ao designed by robots
Artigos

Chinnovation: do made in China ao designed by robots

16 de maio de 2025
Correios: empregados pedem diálogo sobre medidas para reduzir despesas
Economia

Correios: empregados pedem diálogo sobre medidas para reduzir despesas

15 de maio de 2025
Próxima Postagem
Quatro histórias de consolidação no varejo com diferentes resultados

Quatro histórias de consolidação no varejo com diferentes resultados

Por favor login para participar da discussão

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Banco do Brasil supera R$ 3,2 bi em concessões no novo consignado privado

Banco do Brasil supera R$ 3,2 bi em concessões no novo consignado privado

16 de maio de 2025
Varejo alimentar registra alta de 11,4% nos preços em abril

Varejo alimentar registra alta de 11,4% nos preços em abril

16 de maio de 2025
Taxa de desemprego cresce em 12 estados no primeiro trimestre

Taxa de desemprego cresce em 12 estados no primeiro trimestre

16 de maio de 2025
Gripe aviária: Uruguai reforça vigilância sanitária após confirmação de caso no Brasil

Gripe aviária: Uruguai reforça vigilância sanitária após confirmação de caso no Brasil

16 de maio de 2025
Empresas estão recuando na agenda ESG ou vivemos um freio de arrumação?

Empresas estão recuando na agenda ESG ou vivemos um freio de arrumação?

16 de maio de 2025
China suspende compra de carne de frango do Brasil por 60 dias após caso de gripe aviária

China suspende compra de carne de frango do Brasil por 60 dias após caso de gripe aviária

16 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.