Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Destaque do dia

Quatro em cada dez moradores de favelas têm negócio próprio no País

Dos empreendedores, 76% divulgam seus serviços pelas redes sociais

Redação de Redação
12 de agosto de 2022
no Destaque do dia, Economia, Notícias
Tempo de leitura: 2 minutos
Quatro em cada dez moradores de favelas têm negócio próprio no País

Nova pesquisa encomendada pela Digital Favela e realizada pela Data Favela com moradores de favelas de todo o Brasil mostra que 41% dos entrevistados têm um negócio próprio, sendo que para 22% essa é a principal fonte de renda.

Mais da metade dos empreendedores (57%) declaram ter investido nesse formato de trabalho para driblar a ausência de oportunidades no mercado formal, enquanto 54% dizem ter recorrido a horas extras e bicos para complementar a renda durante o último ano.

Para Celso Athayde, coCEO da Digital Favela e CEO da Favela Holding, empreender é, em muitos casos, questão de sobrevivência. “Sem emprego, as pessoas se veem obrigadas a procurar alternativas e optam por investir em habilidades que podem virar serviços, como alimentação, estética e manutenção de eletrônicos, por exemplo”.

A maioria dos empreendedores, no entanto, permanece na informalidade:  63% não possuem CNPJ – ou seja, não têm empresa formalmente aberta para exercer a atividade remunerada. “A informalidade ainda é grande porque estes são negócios criados para suprir necessidades emergenciais e para atender à própria comunidade. Conforme os negócios se consolidam, há uma busca pela formalização, que é importante para conseguir crédito e crescer”, revela o executivo.

O acesso a capital para investimento é apontado como uma das dificuldades na condução dos negócios para 40% dos entrevistados, seguidos pela falta de equipamentos adequados, em 25% dos casos. Para 14%, a maior dificuldade está em fazer a gestão financeira do empreendimento.

“Ao empreender por necessidade, as pessoas têm poucos recursos formais para embasar os negócios. Elas criam e crescem na raça, apesar das dificuldades. Porém, se tivessem acesso a mais estrutura, certamente, prosperariam ainda mais”, destaca Athayde.

 Consumo e conexão

A pesquisa também ressalta a importância da internet nas favelas brasileiras. Dos empreendedores, 58% usam a rede como fonte de informação sobre a atividade que exercem. Também é por ela, especialmente pelas redes sociais, que 76% das pessoas divulgam seus serviços.

O dado mostra como a favela está conectada, engajada e sendo uma grande fonte de influência de dentro para dentro. Mais do que ninguém, os próprios moradores sabem qual é a linguagem ideal para atrair seus clientes e o tipo de conteúdo que aquele determinado assunto precisa. Por isso, acabam se transformando em influenciadores digitais e que, muitas vezes, podem representar diversas marcas que desejam essa mesma conexão com as favelas”, analisa Guilherme Pierri, coCEO da Digital Favela.

Imagem: Divulgação

Postagem anterior

Com compras mais planejadas, consumo nos lares brasileiros cresce 2,20% no 1° semestre

Próxima Postagem

Marisa lança espaço infantil dentro do aplicativo da marca

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Gymshark une varejo, marketing e serviço grátis em um único lugar
Inovação

Gymshark une varejo, marketing e serviço grátis em um único lugar

15 de maio de 2025
Choosebase Shibuya combina on e offline mirando gerações Y e Z
Inovação

Choosebase Shibuya combina on e offline mirando gerações Y e Z

15 de maio de 2025
LivSpace integra ecossistema de reforma de casas, no digital e no físico
Inovação

LivSpace integra ecossistema de reforma de casas, no digital e no físico

15 de maio de 2025
Walmart
Varejo

Walmart alerta que projeções estão sujeitas a “incertezas substanciais”, incluindo tarifas

15 de maio de 2025
PMEs crescem 34% no Dia das Mães e faturam mais de R$ 322 milhões
Varejo

PMEs crescem 34% no Dia das Mães e faturam mais de R$ 322 milhões

15 de maio de 2025
La Pastina estreia no segmento de destilados com o lançamento da Inspirits
Foodservice

La Pastina estreia no segmento de destilados com o lançamento da Inspirits

15 de maio de 2025
Amazon é a varejista mais valiosa de 2025, com valor de US$ 866 bilhões, aponta Kantar
Marcas

Amazon é a varejista mais valiosa de 2025, com valor de US$ 866 bilhões, aponta Kantar

15 de maio de 2025
Com descontos de até 70%, Amazon realiza a 10ª edição da Book Friday
E-commerce

Com descontos de até 70%, Amazon realiza a 10ª edição da Book Friday

15 de maio de 2025
Próxima Postagem
Marisa

Marisa lança espaço infantil dentro do aplicativo da marca

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Gymshark une varejo, marketing e serviço grátis em um único lugar

Gymshark une varejo, marketing e serviço grátis em um único lugar

15 de maio de 2025
Choosebase Shibuya combina on e offline mirando gerações Y e Z

Choosebase Shibuya combina on e offline mirando gerações Y e Z

15 de maio de 2025
LivSpace integra ecossistema de reforma de casas, no digital e no físico

LivSpace integra ecossistema de reforma de casas, no digital e no físico

15 de maio de 2025
Walmart

Walmart alerta que projeções estão sujeitas a “incertezas substanciais”, incluindo tarifas

15 de maio de 2025
PMEs crescem 34% no Dia das Mães e faturam mais de R$ 322 milhões

PMEs crescem 34% no Dia das Mães e faturam mais de R$ 322 milhões

15 de maio de 2025
La Pastina estreia no segmento de destilados com o lançamento da Inspirits

La Pastina estreia no segmento de destilados com o lançamento da Inspirits

15 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.