Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Franchising no Brasil é benchmark global também no varejo

Momentum 1.080

Marcos Gouvêa de Souza de Marcos Gouvêa de Souza
12 de agosto de 2024
no Artigos, Destaque do dia
Tempo de leitura: 3 minutos
Franchising no Brasil é benchmark global também no varejo

A evolução do franchising no Brasil é um case global e coloca o País entre os maiores mercados do mundo nesse modelo de negócio, com perto de 200 mil franquias, faturamento de R$ 240,6 bilhões, em 2023, 3.300 marcas franqueadas e participação no PIB estimada de 2,2%.

Os Estados Unidos são o maior mercado de franquias do mundo, com 800 mil unidades e participação no PIB estimada de 4%, enquanto na França são 78 mil unidades e cerca de 3,5% de participação.

Na China, estima-se que existam 300 mil unidades, enquanto no Japão operam cerca de 260 mil, com uma média de 2,5% de contribuição para o PIB.

Diversos fatores contribuem para explicar o crescimento, a representatividade e a vitalidade do setor de franquias no Brasil, incluindo o espírito empreendedor; a competência das maiores redes, que absorveram, adequaram e se tornaram referência local e global no modelo de expansão; além do apelo pelo empreendedorismo individual.

Deve ser citada também a atividade estruturada da ABF, entidade fomentada com espírito empresarial e decisiva em atividades de promoção, difusão das melhores práticas e organização de iniciativas.

Também é importante lembrar que, diferentemente de muitos mercados, as taxas internas de juros inibem investimentos empresariais próprios. Além disso, a complexa e onerosa estrutura tributária gerou a criação do Simples, que estimula o modelo de franquias. E a legislação trabalhista, que muitas vezes atua como inibidor de investimentos corporativos, também incentiva a opção pelo franchising como modelo de negócio e estratégia de distribuição.

Assim como ocorre no varejo em geral, nos serviços é crescente a adoção do franchising como modelo de negócio. Os dois setores com maior representatividade no País são o de foodservice, com faturamento de cerca de R$ 50 bilhões, e o de saúde, beleza e bem-estar com R$ 55,6 bilhões.

De alguma forma, esses fatores contribuíram para que o Brasil se transformasse num benchmarking global, com duas das maiores redes franqueadas do mundo: a Cacau Show em chocolates, com 4535 unidades (e 120 em implantação), e O Boticário, com cerca de 3700.

Em ambos os casos, o franchising foi a estratégia predominante, mas também operam com a proposta de serem multimarcas, multicanais, multicategorias e multimodelos de negócios.

A proposta em discussão e a aprovação final da reforma tributária podem contribuir para simplificar ainda mais o emaranhado tributário do País e impactar positivamente o setor. Da mesma forma, a transformação estrutural do emprego e das relações no trabalho deve estimular o apelo das franquias como atividade empreendedora inicial.

Essa realidade tem estimulado corporações como Carrefour, Ambev, P&G, Nestlé e Unilever a também adotarem o franchising como estratégia de expansão de negócios, acelerando a cobertura de mercado e integrando, de forma virtuosa, pequenos e médios empreendedores.

Interessante notar que a China também tem se destacado no franchising, com a combinação de redes tradicionais de varejo que operam franquias, como os super e hipermercados Lianhua, Wumart, RT-Mart e Yonghui, assim como o Gome, de eletroeletrônicos, e o Watsons, em saúde e cuidados pessoais.

Vale muito a reflexão das oportunidades que esse modelo de negócio pode oferecer ao combinar dedicação, envolvimento, foco e empreendedorismo individual com a força da marca, apoio, recursos e estímulos proporcionados pelas marcas e corporações. Em especial, em uma realidade como a do Brasil.

Nota: No Latam Retail Show, de 17 a 19 de setembro no Center Norte, em São Paulo, haverá especial ênfase, conteúdo e programação dedicados aos diferentes modelos de negócios sob os quais o varejo opera no Brasil, incluindo o franchising. As discussões vão abordar as transformações no mercado, na geografia, na política e na economia, além de seus impactos no consumo, no comércio e no varejo, considerando diferentes canais, categorias, formatos de lojas e modelos de negócios, tanto no Brasil quanto nos mercados globais. O evento também terá transmissão virtual de parte do conteúdo para quem não possa participar presencialmente. Os ingressos limitados já estão disponíveis pelo site.

Marcos Gouvêa de Souza é fundador e diretor-geral da Gouvêa Ecosystem e publisher da plataforma Mercado&Consumo.
*Este texto reproduz a opinião do autor e não reflete necessariamente o posicionamento da Mercado&Consumo.
Imagem: Shutterstock

Postagem anterior

Eudora lança linha de cosméticos inspirada em sobremesas de Beca Milano

Próxima Postagem

Aos 170 anos, Levi’s acredita no propósito da marca para ter sucesso e longevidade

Marcos Gouvêa de Souza

Marcos Gouvêa de Souza

Marcos Gouvêa de Souza é fundador e diretor-geral da Gouvêa Ecosystem, o mais relevante ecossistema de consultorias, soluções e serviços que atua em todas as vertentes dos setores de Varejo, Consumo e Distribuição. É membro do Conselho do IDV, IFB e Ebeltoft Group, presidente do LIDE Comércio, conselheiro do grupo BFFC/Bob's, publisher da plataforma MERCADO&CONSUMO e autor/coautor de mais de dez livros relacionados aos temas de sua especialidade.

Relacionados Posts

Estúdio Jacarandá, referência em arquitetura e design de varejo no Brasil, abre escritório nos EUA
Destaque do dia

Estúdio Jacarandá, referência em arquitetura e design de varejo no Brasil, abre escritório nos EUA

19 de maio de 2025
A loja do futuro: experiência, conexão e inteligência integrada
Varejo

A loja do futuro: experiência, conexão e inteligência integrada

19 de maio de 2025
iFood e Uber juntas: um exemplo de metafusão no varejo de serviços e no mercado
Artigos

iFood e Uber juntas: um exemplo de metafusão no varejo de serviços e no mercado

19 de maio de 2025
Brasília ganha novo shopping em novembro, com 60 lojas e foco em experiência completa
Shopping centers

Brasília ganha novo shopping em novembro, com 60 lojas e foco em experiência completa

19 de maio de 2025
Tropicool abre nova loja em SP e planeja atingir 100 unidades no Brasil até 2028
Foodservice

Tropicool abre nova loja em SP e planeja atingir 100 unidades no Brasil até 2028

19 de maio de 2025
China suspende habilitação de 51 frigoríficos de frango brasileiros após caso de gripe aviária
Economia

China suspende habilitação de 51 frigoríficos de frango brasileiros após caso de gripe aviária

18 de maio de 2025
Encontrar dados de qualidade é desafio para tesourarias usarem IA, apontam especialistas
Tecnologia

Encontrar dados de qualidade é desafio para tesourarias usarem IA, apontam especialistas

18 de maio de 2025
Sorveteria Granado repagina visual e lança três sabores em seu portfólio
Foodservice

Sorveteria Granado renova o visual e inclui três novos sabores em seu portfólio

18 de maio de 2025
Próxima Postagem
Aos 170 anos, Levi’s acredita no propósito da marca para ter sucesso e longevidade

Aos 170 anos, Levi's acredita no propósito da marca para ter sucesso e longevidade

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Exportação de frango brasileiro está suspensa para 9 destinos após caso de gripe aviária

Exportação de frango brasileiro está suspensa para 9 destinos após caso de gripe aviária

19 de maio de 2025
Santa Catarina proíbe entrada de aves vivas e ovos férteis oriundos de 12 municípios

Santa Catarina proíbe entrada de aves vivas e ovos férteis oriundos de 12 municípios gaúchos

19 de maio de 2025
Estúdio Jacarandá, referência em arquitetura e design de varejo no Brasil, abre escritório nos EUA

Estúdio Jacarandá, referência em arquitetura e design de varejo no Brasil, abre escritório nos EUA

19 de maio de 2025
A loja do futuro: experiência, conexão e inteligência integrada

A loja do futuro: experiência, conexão e inteligência integrada

19 de maio de 2025
iFood e Uber juntas: um exemplo de metafusão no varejo de serviços e no mercado

iFood e Uber juntas: um exemplo de metafusão no varejo de serviços e no mercado

19 de maio de 2025
Brasília ganha novo shopping em novembro, com 60 lojas e foco em experiência completa

Brasília ganha novo shopping em novembro, com 60 lojas e foco em experiência completa

19 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.