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Home Black Friday

Consumidores esperam mais collabs e benefícios das marcas na Black Friday deste ano

Dados divulgados no evento Google Black Friday revelam insights sobre as expectativas de compra em 2024

Isis Brum de Isis Brum
12 de setembro de 2024
no Black Friday, Destaque do dia, Notícias, Varejo
Tempo de leitura: 4 minutos
Consumidores esperam mais collabs e benefícios das marcas na Black Friday deste ano

Além de descontos a partir de 30%, os consumidores estão com as expectativas elevadas sobre as marcas na Black Friday deste ano e esperam mais collabs exclusivas e benefícios. Os dados foram divulgados durante o evento Google Black Friday, realizado na quarta-feira, 11, na Cinemateca Brasileira, em São Paulo, por executivos brasileiros da big tech. A boa notícia para o mercado, segundo as pesquisas, é que os compradores estão guardando dinheiro para gastar em novembro.

“Este é o momento de se diferenciar”, afirma Gleidys Salvanha, diretora-geral de Negócios para o Varejo do Google Brasil. A afirmação da executiva acompanha números significativos: 65% dos consumidores acreditam que as ofertas das marcas são muito repetitivas e esperam novidades. Outros 69% gostariam de ver mais parcerias exclusivas. E para escolher onde e com quem comprar produtos disponíveis em vários fornecedores, a decisão poderá ser definida pelos benefícios oferecidos, como serviços gratuitos, cashbacks e clubes de assinatura ou de fidelidade que ofereçam vantagens aos clientes.

Com 13 anos de Black Friday, o brasileiro já entendeu como a data funciona e está motivado para ela. Portanto, os descontos são esperados, mas são considerados um bom negócio com a redução a partir de 30%. As tecnologias desenvolvidas, inclusive pelo Google, também permitem aos potenciais compradores receber alertas de queda de preço e comparar valores. As pesquisas são feitas com antecedência e cresceram 13% no primeiro semestre, de acordo com Glaydis.

Permadesconto

“Diferencie-se do permadesconto”, afirma Rafael Araújo, head de Consultoria da WGSN Mindset Latam. No ano passado, ele diz, os consumidores, de um lado, tinham expectativas que não se confirmaram – e compraram menos -, e de outro, as marcas contiveram a sua postura de inovação.

Os dados apontam que para 56% dos tomadores de decisão é difícil ou muito difícil inovar tendo em vista os compromissos com resultados no dia a dia em um contexto econômico e financeiro mais amplo. No entanto, para aqueles que vão além do varejo tradicional, e arriscam parcerias inusitadas, têm oportunidade de gerar até 40% da receita com as collabs.

Para o varejo que pode incrementar a sua entrega de produtos com serviços, uma das dicas de Rodrigo Rodrigues, diretor sênior de Customer Solution da Google Brasil, é ficar atento às oportunidades das categorias mais buscadas que se destacaram nos estudos feitos pela companhia sobre a busca dos usuários. Embora o pódio ainda permaneça com as categorias mais tradicionais – eletroeletrônicos, moda e beleza e cuidados pessoais -, os analistas perceberam uma nova demanda surgindo em serviços, com usuários à procura de ofertas de viagem (72%) e de cursos (56%).

Se as agências de turismo e instituições de ensino já podem olhar mais atentamente para essa busca, o varejo também pode encontrar oportunidades de negócio em parcerias inovadoras para atrair os clientes e se destacar frente à concorrência.

Dinheiro para comprar e perfis de compradores

Em seu painel, Rafael Araújo disse que os consumidores estão mais maduros para a Black Friday. Conforme os dados, 51% se planejaram financeiramente, 58% investiram em poupança ou fez algum tipo de aplicação, 50% têm um teto de gasto e 24% devem aumentar o limite do cartão de crédito. “Até um mês antes da data, terão o dinheiro”, afirma o executivo.

O interesse dos compradores, em geral, fica mais evidente a partir da 3ª semana de outubro e atinge o pico na Black Friday. Algumas categorias de produtos mantêm alta procura até a Cyber Monday, que estende a campanha promocional até a segunda-feira.

Algumas ofertas podem ser oferecidas a partir da segunda quinzena de outubro, porém, é preciso entender três perfis de consumidores da temporada.

  • Foco na Black Friday: esses compradores engajam a pesquisa de compra a partir da sexta-feira anterior à data comercial e as buscam são aceleradas na semana de compras. Mas esse perfil espera até o dia da Black Friday para verificar se, realmente, as empresas entregarão os melhores descontos. Os analistas perceberam que esses consumidores, em relação a serviços, procuram ofertas de passagens aéreas.
  • Interesse antecipado: esse perfil é atraído por ofertas antecipadas das marcas e pode engajar interesse até a Cyber Monday. As categorias que mais se destacam são moda, beleza, perfumaria, educação (cursos), academia, hotéis e hospedagens.
  • Interesse constante: esse público tem interesse constante em compras, mas não especificamente na Black Friday. Apesar da desconexão com a data, foi verificado um aumento do interesse de 10% no período. Geralmente, fazem compras de produtos recorrentes, como alimentos, produtos de limpeza e para pets e livros.

Rodrigues ressalta a importância das marcas identificarem oportunidades menos exploradas e usarem a criatividade para converter a venda.

Natália Camargo, diretora de Commerce Customer Solutions da big tech, afirma que as estratégias para a Black Friday devem ir além do pensamento “comoditizado”, isto é, restritos a três objetivos, quais sejam, oferta de descontos, escoamento estoque e aumento nas vendas.

Em sua análise, a executiva acredita que a data se tornou uma oportunidade de gerar valor junto aos consumidores e de impulsionar os objetivos de todos os negócios, quaisquer que sejam. Para citar dois exemplos mencionados em sua conferência, 54% dos consumidores aproveitam a Black Friday para comprar cursos – e, neste caso, a promoção se torna um fator de decisão para a intenção. Já 52% dos compram produtos diários mais caros por causa dos descontos – a data promocional estimula carrinhos mais valiosos.

Para alcançar o sucesso na conversão das vendas, ela sugere que as marcas e as lojas saibam qual é o seu propósito, a sua missão e, sobretudo, o seu objetivo de negócio. Esse conhecimento, segundo Natália, é imprescindível para se destacar no mercado e atender a expectativa de 71% dos consumidores que acreditam ser este o momento para as empresas mostrarem diferenciais, serviços e experiências, o que vai muito além do preço.

A partir da definição desse objetivo, que pode ser, por exemplo, expansão de categoria e target, os líderes podem estruturar os objetivos de marketing, estratégias de marketing a serem implementadas, frentes de ativação e plano de comunicação. “O sucesso”, argumenta, “está na capacidade da empresa orquestrar essa diferenciação responsável”.

Imagem: Mercado&Consumo

 

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