Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Economia

Ibevar-FIA prevê recuo de 0,1% nas vendas do varejo restrito de setembro a novembro

Em relação ao “varejo ampliado”, o volume de vendas deve permanecer inalterado devido à expansão prevista de 1,51%

Redação de Redação
12 de setembro de 2024
no Economia, Notícias
Tempo de leitura: 2 minutos
Ibevar-FIA prevê recuo das vendas do varejo de setembro a novembro

O indicador do Instituto Brasileiro de Executivos do Varejo (Ibevar) em parceria com a FIA Business School prevê recuo nas vendas do setor de varejo nos próximos meses. A projeção para o período de setembro, outubro e novembro é de recuo de 0,1% no conceito “varejo restrito”.

Na classificação “varejo ampliado”, em que são incluídos veículos e material de construção, o volume de vendas deve permanecer inalterado devido à expansão prevista de 1,51% para o primeiro segmento, além de móveis e eletrodomésticos (1,89%), artigos de uso pessoal (1,71%) e artigos farmacêuticos (1,14%).

Para o segmento material de construção, a entidade espera estagnação. O mesmo comportamento, isto é, variação nula no período setembro a novembro, também é previsto para: material de escritório, combustíveis, alimentos e supermercados. Para os segmentos livros e revistas (-4,34%) e tecidos e vestuário (-0,7%) a previsão é de retração das vendas. Dos onze segmentos da Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (FIBGE), estima-se queda das vendas ou estagnação para sete deles e para outros três a estimativa é de expansão.

Para Claudio Felisoni de Angelo, presidente do Ibevar e professor da FIA Business School, “as perspectivas para o varejo continuam sendo pouco alentadoras. As taxas de juros elevadas e a incerteza sobre a respectiva trajetória nos próximos meses explicam esse comportamento”.

Queda constante

O indicador de vendas do varejo para o trimestre agosto – outubro deve recuar 0,49%. No conceito de varejo ampliado, no qual se incluem veículos e material de construção, o volume de vendas deve permanecer inalterado devido à expansão prevista de 1,78% para o primeiro segmento.

No caso do segmento material de construção, também  é esperada retração das vendas (-0,53%). Além disso, indicador Ibevar e FIA projeta queda nas vendas de artigos de uso pessoal (-1,76%) e de livros, jornais e revistas (-10,53%).

Para os demais segmentos – produtos farmacêuticos, produtos alimentares, supermercados, combustíveis e material de escritório -, a projeção é de estabilidade das vendas, ou seja, crescimento nulo no período agosto – outubro de 2024.

Imagem: Shutterstock

Postagem anterior

Vendas no varejo crescem 4,4% em julho, em relação a 2023

Próxima Postagem

Apenas os EUA não firmaram acordo de taxação de big techs, diz Haddad

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

St. Marche amplia plataforma de retail media na Grande São Paulo
Retail Media

St. Marche amplia plataforma de retail media na Grande São Paulo

12 de maio de 2025
Grupo de supermercados regionais lança programa de fidelidade e de serviços financeiros
Supermercados

Grupo de supermercados regionais lança programa de fidelidade e de serviços financeiros

12 de maio de 2025
Mondelēz Brasil e Yalo impulsionam digitalização do varejo de bairro via WhatsApp
Inovação

Mondelēz Brasil e Yalo impulsionam digitalização do varejo de bairro via WhatsApp

12 de maio de 2025
Grupo Petrópolis lança programa de capacitação em tecnologia para PCDs
ESG

Grupo Petrópolis lança programa de capacitação em tecnologia para PCDs

12 de maio de 2025
Adaptando-se aos gostos locais, Giraffas leva sabores brasileiros para o exterior
Foodservice

Adaptando-se aos gostos locais, Giraffas leva sabores brasileiros para o exterior

11 de maio de 2025
Meta apresenta novas soluções de marketing para criadores e marcas
Marketing

Meta apresenta novas soluções de marketing para criadores e marcas

11 de maio de 2025
Anac: slots da Voepass em SP ficam disponíveis a aéreas a partir de amanhã temporariamente
Economia

Anac: slots da Voepass em SP ficam disponíveis a aéreas a partir de amanhã temporariamente

10 de maio de 2025
WTorre faz tabelinha com times paulistas para crescer em arenas
Economia

WTorre faz tabelinha com times paulistas para crescer em arenas

10 de maio de 2025
Próxima Postagem
Apenas os EUA não firmaram acordo de taxação de big techs, diz Haddad

Apenas os EUA não firmaram acordo de taxação de big techs, diz Haddad

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

St. Marche amplia plataforma de retail media na Grande São Paulo

St. Marche amplia plataforma de retail media na Grande São Paulo

12 de maio de 2025
Você sabe o que vem por aí no varejo e no consumo?

Você sabe o que vem por aí no varejo e no consumo?

12 de maio de 2025
Grupo de supermercados regionais lança programa de fidelidade e de serviços financeiros

Grupo de supermercados regionais lança programa de fidelidade e de serviços financeiros

12 de maio de 2025
Mondelēz Brasil e Yalo impulsionam digitalização do varejo de bairro via WhatsApp

Mondelēz Brasil e Yalo impulsionam digitalização do varejo de bairro via WhatsApp

12 de maio de 2025
Grupo Petrópolis lança programa de capacitação em tecnologia para PCDs

Grupo Petrópolis lança programa de capacitação em tecnologia para PCDs

12 de maio de 2025
Adaptando-se aos gostos locais, Giraffas leva sabores brasileiros para o exterior

Adaptando-se aos gostos locais, Giraffas leva sabores brasileiros para o exterior

11 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.