Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Deepfake: a nova era das fake news

Carlos Carvalho de Carlos Carvalho
12 de outubro de 2022
no Artigos, Destaque do dia
Tempo de leitura: 3 minutos
Deepfake: a nova era das fake news

Já estamos familiarizados com as fake news. O termo surgiu em 2016, durante a eleição nos Estados Unidos, e se tornou comum em nosso vocabulário. Já estamos acostumados e até treinados a identificar as notícias falsas. Porém, recentemente, começaram a circular fake news que são praticamente idênticas à realidade. A técnica utilizada para divulgar esse novo formato de notícia é conhecida como deepfake.

O deepfake faz uso de Inteligência Artificial (IA) para reunir dados e aprender como um rosto ou uma voz se comportam. Por meio de milhares de recursos com diferentes expressões e tons de voz, a tecnologia consegue criar conteúdos do zero, no qual o usuário pode manipular a imagem de uma pessoa e fazer com que a mesma fale ou faça o que quiser.

Essa técnica pode ser usada para fins de entretenimento, como para a recriação de cenas de filmes, ou para meios ilegais, como para a criação de conteúdos modificados que podem prejudicar a imagem de alguém.

O termo deepfake surgiu em 2017, um ano depois da fama das fake news. Porém, o primeiro caso que viralizou foi em 2018, onde um vídeo do ex-presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, foi manipulado para chamar a atenção ao crescente problema relacionado a vídeos de notícias falsas.

O conteúdo foi criado pelo ator e cineasta Jordan Peele em parceria com a plataforma de notícias Buzzfeed. “Não fique constrangido(a) se tiver sido enganado(a), mesmo que por poucos segundos. A tecnologia voltada a enganar nossos olhos e ouvidos está avançando rapidamente”, divulgou a plataforma.

É verdade: a tecnologia pode nos enganar facilmente. Recentemente, circularam vídeos do Jornal Nacional nos quais os âncoras passavam informações falsas sobre as eleições de 2022. Além disso, a próxima novela do horário nobre da Rede Globo, chamada Travessia, vai contar a história de uma mulher que foi vítima do deepfake. A protagonista da produção tem o rosto trocado em um vídeo de uma mulher correndo com uma criança no colo e, a partir disso, a trama é desenvolvida.

Podemos perceber que as discussões a respeito das consequências das notícias falsas e da transformação digital estão em alta. De fato, era mais fácil desmascarar uma notícia falsa escrita e enviada pelo WhatsApp. Bastavam alguns cliques para pesquisar o assunto e as fontes e, assim, saber se o conteúdo era verídico.

Por outro lado, quando a notícia tem vídeo e som, a credibilidade é maior. Nosso primeiro reflexo é acreditar no que estamos vendo e ouvindo, nem que seja pelos primeiros segundos.

Apesar do avanço da tecnologia, ainda é possível reconhecer um vídeo ou um som manipulado. Por meio de um olhar atento, há como reparar em detalhes da entonação da voz, do movimento dos lábios e das expressões faciais que entregam a veracidade do conteúdo.

Porém, não podemos contar com isso. Se as fake news já estão praticamente irreconhecíveis, é provável que os recursos tecnológicos continuem a aperfeiçoá-las cada vez mais. Agora, mais do que nunca, é preciso exercitar o olhar crítico para todas as informações que chegam até nós.

Carlos Carvalho é CEO da Truppe!
Imagem: Shutterstock

Postagem anterior

Rede de lavanderias 5àsec tem apostado no serviço de assinaturas como nova estratégia

Próxima Postagem

Com gasto médio de R$ 250, 4 entre 10 paulistas vão comprar presentes no Dia das Crianças

Carlos Carvalho

Carlos Carvalho

Carlos Carvalho é CEO da Truppe!, empresa especializada na alocação de profissionais e apoio estratégico da área de tecnologia. Tem mais de 20 anos de experiência na área de TI, atuando em empresas nacionais e multinacionais, nas verticais de indústria, varejo, finanças, saúde, consultorias e serviços. ​

Relacionados Posts

Estúdio Jacarandá, referência em arquitetura e design de varejo no Brasil, abre escritório nos EUA
Destaque do dia

Estúdio Jacarandá, referência em arquitetura e design de varejo no Brasil, abre escritório nos EUA

19 de maio de 2025
A loja do futuro: experiência, conexão e inteligência integrada
Varejo

A loja do futuro: experiência, conexão e inteligência integrada

19 de maio de 2025
iFood e Uber juntas: um exemplo de metafusão no varejo de serviços e no mercado
Artigos

iFood e Uber juntas: um exemplo de metafusão no varejo de serviços e no mercado

19 de maio de 2025
Brasília ganha novo shopping em novembro, com 60 lojas e foco em experiência completa
Shopping centers

Brasília ganha novo shopping em novembro, com 60 lojas e foco em experiência completa

19 de maio de 2025
Tropicool abre nova loja em SP e planeja atingir 100 unidades no Brasil até 2028
Foodservice

Tropicool abre nova loja em SP e planeja atingir 100 unidades no Brasil até 2028

19 de maio de 2025
China suspende habilitação de 51 frigoríficos de frango brasileiros após caso de gripe aviária
Economia

China suspende habilitação de 51 frigoríficos de frango brasileiros após caso de gripe aviária

18 de maio de 2025
Encontrar dados de qualidade é desafio para tesourarias usarem IA, apontam especialistas
Tecnologia

Encontrar dados de qualidade é desafio para tesourarias usarem IA, apontam especialistas

18 de maio de 2025
Sorveteria Granado repagina visual e lança três sabores em seu portfólio
Foodservice

Sorveteria Granado renova o visual e inclui três novos sabores em seu portfólio

18 de maio de 2025
Próxima Postagem
Com tíquete médio de R$ 250, 4 entre 10 paulistas vão comprar presentes no Dia das Crianças

Com gasto médio de R$ 250, 4 entre 10 paulistas vão comprar presentes no Dia das Crianças

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Pix lidera em número de transações no Brasil em 2024, mas TED segue na frente em valores movimentados

Pix lidera em número de transações em 2024, mas TED segue na frente em valores

19 de maio de 2025
Exportação de frango brasileiro está suspensa para 9 destinos após caso de gripe aviária

Exportação de frango brasileiro está suspensa para 9 destinos após caso de gripe aviária

19 de maio de 2025
Santa Catarina proíbe entrada de aves vivas e ovos férteis oriundos de 12 municípios

Santa Catarina proíbe entrada de aves vivas e ovos férteis oriundos de 12 municípios gaúchos

19 de maio de 2025
Estúdio Jacarandá, referência em arquitetura e design de varejo no Brasil, abre escritório nos EUA

Estúdio Jacarandá, referência em arquitetura e design de varejo no Brasil, abre escritório nos EUA

19 de maio de 2025
A loja do futuro: experiência, conexão e inteligência integrada

A loja do futuro: experiência, conexão e inteligência integrada

19 de maio de 2025
iFood e Uber juntas: um exemplo de metafusão no varejo de serviços e no mercado

iFood e Uber juntas: um exemplo de metafusão no varejo de serviços e no mercado

19 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.