De acordo com a pesquisa Business Impact Insights, realizado pela CI&T, em parceria com a Opinion Box, 44,2% dos executivos C-level pensam que perder clientes é o principal risco de não aderir à transformação digital. O segundo maior risco, segundo 43% dos 1.064 entrevistados, é perder competitividade no mercado, seguido por perda de eficiência operacional, indicada por 41% dos pesquisados.
“Estamos em um momento em que todas as empresas sabem – ou deveriam saber – que a transformação digital é uma realidade imposta e necessária. Se a mudança não começar por dentro e de forma urgente, haverá pressão do ambiente externo, e então a companhia tem apenas duas escolhas: ou se adapta ou perde espaço para os concorrentes” afirmou Cesar Gon, co-fundador e CEO da CI&T.
Em relação aos impactos positivos da transformação digital, 51,5% dos líderes ouvidos indicam que ela atrai clientes, 55,6% que aumenta a eficiência operacional e 51% a competitividade no mercado. “A maioria dos líderes já percebeu isso – 81% têm projetos de transformação digital em andamento e para 91% dos executivos ouvidos há planos de acelerar o processo”, contou Gon.
O entusiasmo com a inovação não significa, porém, que a jornada é fácil. Apenas 46% dos entrevistados consideram que sua empresa está totalmente preparada para o processo de transformação digital. Os principais entraves apontados são a limitação de orçamento, com 41% e a burocracia interna, com 38%.
Mas as barreiras não se limitam a problemas estruturais da organização, já que pessoas e cultura são parte essencial da transformação. Nestes quesitos, 51,2% dos entrevistados acreditam que estão totalmente preparados, mas apenas 37,3% e 37,6% avaliam sua equipe e a liderança de sua organização, respectivamente, como totalmente preparadas.
“O potencial individual é importante, mas as mudanças realmente acontecem quando as pessoas trabalham em conjunto. É preciso incentivar um mindset de colaboração e sinergia, e o líder é essencial nesse processo”, comentou Gon.
A pesquisa também avaliou o papel das diferentes áreas na transformação digital das empresas. A área de Tecnologia/TI aparece como a mais fundamental (43%) e engajada (30%), mas ao mesmo tempo a mais resistente (12%) a esse processo. O Marketing também tem destaque, sendo a segunda área mais engajada (10,3%) e fundamental (25,6%), com um baixo índice de resistência (4,5%).
Olhando para o mercado, 43% dos C-levels acreditam que sua empresa está em linha com a velocidade de transformação do mercado brasileiro e 41,6% que seus concorrentes estão no mesmo patamar que sua organização. Por outro lado, 30% consideram seus concorrentes mais avançados. Apenas 14,2% dos executivos C-level se consideram muito à frente do mercado.
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