A Oi comunicou nesta segunda-feira, 11, a convocação da assembleia geral de acionistas para eleição dos novos membros do conselho de administração. A reunião ocorrerá em 11 de dezembro, às 16 horas, de forma digital.
A medida vem após a companhia realizar o aumento de capital baseado na emissão e entrega de ações em troca do abatimento de dívidas. Com isso, os credores financeiros assumiram a posição de principais acionistas da Oi.
A gestora de recursos Pimco terá a maior fatia do grupo, fincando com 36,48% do capital, seguido por pelo SC Lowy (12,27%) e Ashmore (9,53%), como divulgado pela Oi. Outros acionistas ficarão com 39,71%.
Na assembleia daqui um mês, os acionistas vão deliberar sobre o novo formato do conselho, cujo número de membros será reduzido de nove para sete. “Esse número de membros está dentro da faixa prevista no estatuto social e parece adequado ao atual dimensionamento da companhia”, afirmou a administração, na proposta.
A assembleia também irá deliberar sobre a reforma do estatuto social da companhia para refletir o aumento de capital.
A SC Lowy Primary Investments foi responsável pela indicação de uma chapa com seis pessoas. Essa chapa sugere a manutenção de três conselheiros – Francisco Roman Lamas, Paul Aronzon e Renato Carvalho Franco – e aponta três novos participantes – Marcelo José Milliet, Paul Murray Keglevic e Scott David Vogel.
Além disso, os acionistas Victor Adler e VIC DTVM indicaram a manutenção do conselheiro Raphael Manhães Martins.
O mandato terá duração de dois anos, até a assembleia dos acionistas de 2026. Todos os indicados são apresentados como membros independentes.
Dentre os nomes novos, está Marcelo Milliet, com experiência em recuperação judicial de empresas. Ele é presidente da Paranapanema, já foi gestor interino da Renova Energia e da Companhia Albertina Industrial e Mercantil. Também é sócio e diretor da Íntegra Associados e da Intermixture Business Consulting.
Paul Murray Keglevic possui experiência como membro independente dos conselhos de empresas nos setores de tecnologia, imóveis, saúde, energia e telecomunicações, entre as quais Tupperware, WeWork, Rite Aid, Envision Healthcare, Altera Energy Transportation, Nordic Aviation Corporation. Foi presidente da Energy Future Holdings e da Energy Future.
Scott David Vogel é presidente da Vogel Partners, empresa que presta serviços de consultoria estratégica e fiduciários em reestruturações financeiras, foi presidente do conselho da Rue21 e conselheiro independente de outras empresas, como BlockFi Inc., Gulf Coast Healthcare, Neiman Marcus, Bumble Bee, Longview Power e PetSmart.
Na proposta para a assembleia, a administração reiterou que, após a venda dos últimos ativos, a Oi passará a ter foco operacional no atendimento a empresas (o chamado B2B) por meio da Oi Soluções, priorizando a rentabilidade e mantendo um negócio pouco intensivo em investimentos. A Oi Soluções tem hoje mais de 40 mil clientes, muitos deles entre as maiores empresas do Brasil, com receitas baseadas em contratos de longo prazo.
Com informações de Estadão Conteúdo (Circe Bonatelli)
Imagem: Shutterstock