Muita coisa mudou em um período curto de tempo desde o início de 2020. As interrupções causadas pela pandemia de Covid-19 continuam a moldar um novo contrato social com os cidadãos em todo o mundo. Este e outros pontos fazem parte da pesquisa “Tomorrow’s Consumer: O Consumidor Global do Amanhã”, realizada pela Mosaiclab, empresa da Gouvêa Ecosystem, e apresentada durante a maior feira de varejo do mundo, a NRF Retail’s Big Show, que neste ano acontece em ambiente virtual.
A pesquisa traz os resultados de um novo estudo global com mais de 500 variáveis mapeadas em 17 países, examinando caminhos culturais e comportamentais que impactam a sociedade, negócios e estratégia de varejo. A reação humana à incerteza, mudanças no estilo de vida, aprendizados com a pandemia e como os consumidores imaginam suas vidas nos próximos cinco ou dez anos estão entre os tópicos abordados. Da habitação e composição familiar à saúde e bem-estar, passando por sustentabilidade, mobilidade urbana, viagens, trabalho, educação e muito mais.
Segundo Karen Cavalcanti, uma das sócias da Mosaiclab, o consumidor não pode ser mais entendido apenas como alguém que compra um produto ou serviço. A era é do consumidor positivo, mais engajado com propósitos e ideias relevantes. “Ele é muito mais hiper conectado, experiencial, opinativo, imediatista e tem uma jornada de compra nada linear, o que não facilita nada no mundo dos negócios”, comentou.
Uma das tendências identificadas pela pesquisa é chamada de Pandemic Fear. “As pessoas têm medo de qualquer coisa, medo de pegar outras doenças”, explicou Karen, acrescentando que a pandemia acelerou mudanças nos campos humano, tecnológico e econômico. “E isso muda a forma como as pessoas vão agir, a forma de consumo.”
Pandemia fez o consumir refletir mais
De acordo com o estudo, 90% dos respondentes aprenderam algo, como a importância da natureza na vida diária devido ao período de pandemia. O momento serviu também para intensificar digitalmente o comportamento dos consumidores. “Aumentaram as expectativas de interação digital e conveniência de serviços no varejo”, explica Karen.
A pesquisa perguntou ainda o que os consumidores gostariam de ver no varejo nos próximos cinco ou dez. O resultado apontou: intensificação de interação nas lojas digitais; interação digital nos restaurantes; lojas inteligentes; serviços de customização; conhecimentos específicos e treinamento; experiência de smart shop; experiência em loja; live commerce; economia compartilhada e entrega via drone.
Top 10 problemas que mais preocupam a sociedade:
- Efeitos das mudanças climáticas
- Crise Econômica
- Pobreza, desigualdade social
- Insegurança (violência)
- Recesso econômico
- Uma nova pandemia mais forte
- Desastres naturais
- Corrupção
- Extinção animal
- Redução de recursos naturais renováveis
Ainda segundo o estudo, existe uma grande diferença na preocupação de cada geração sobre uma nova pandemia mundial: quanto mais jovem, há menos preocupação.
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