NRF 2021: Pesquisa global da Mosaiclab feita no Brasil é apresentada no evento

Muita coisa mudou em um período curto de tempo desde o início de 2020. As interrupções causadas pela pandemia de Covid-19 continuam a moldar um novo contrato social com os cidadãos em todo o mundo. Este e outros pontos fazem parte da pesquisa “Tomorrow’s Consumer: O Consumidor Global do Amanhã”, realizada pela Mosaiclab, empresa da Gouvêa Ecosystem, e apresentada durante a maior feira de varejo do mundo, a NRF Retail’s Big Show, que neste ano acontece em ambiente virtual.

A pesquisa traz os resultados de um novo estudo global com mais de 500 variáveis ​​mapeadas em 17 países, examinando caminhos culturais e comportamentais que impactam a sociedade, negócios e estratégia de varejo. A reação humana à incerteza, mudanças no estilo de vida, aprendizados com a pandemia e como os consumidores imaginam suas vidas nos próximos cinco ou dez anos estão entre os tópicos abordados. Da habitação e composição familiar à saúde e bem-estar, passando por sustentabilidade, mobilidade urbana, viagens, trabalho, educação e muito mais.

Segundo Karen Cavalcanti, uma das sócias da Mosaiclab, o consumidor não pode ser mais entendido apenas como alguém que compra um produto ou serviço. A era é do consumidor positivo, mais engajado com propósitos e ideias relevantes. “Ele é muito mais hiper conectado, experiencial, opinativo, imediatista e tem uma jornada de compra nada linear, o que não facilita nada no mundo dos negócios”, comentou.

Uma das tendências identificadas pela pesquisa é chamada de Pandemic Fear. “As pessoas têm medo de qualquer coisa, medo de pegar outras doenças”, explicou Karen, acrescentando que a pandemia acelerou mudanças nos campos humano, tecnológico e econômico. “E isso muda a forma como as pessoas vão agir, a forma de consumo.”

Pandemia fez o consumir refletir mais

De acordo com o estudo, 90% dos respondentes aprenderam algo, como a importância da natureza na vida diária devido ao período de pandemia. O momento serviu também para intensificar digitalmente o comportamento dos consumidores. “Aumentaram as expectativas de interação digital e conveniência de serviços no varejo”, explica Karen.

A pesquisa perguntou ainda o que os consumidores gostariam de ver no varejo nos próximos cinco ou dez. O resultado apontou: intensificação de interação nas lojas digitais; interação digital nos restaurantes; lojas inteligentes; serviços de customização; conhecimentos específicos e treinamento; experiência de smart shop; experiência em loja; live commerce; economia compartilhada e entrega via drone.

Top 10 problemas que mais preocupam a sociedade:

  1. Efeitos das mudanças climáticas
  2. Crise Econômica
  3. Pobreza, desigualdade social
  4. Insegurança (violência)
  5. Recesso econômico
  6. Uma nova pandemia mais forte
  7. Desastres naturais
  8. Corrupção
  9. Extinção animal
  10. Redução de recursos naturais renováveis

Ainda segundo o estudo, existe uma grande diferença na preocupação de cada geração sobre uma nova pandemia mundial: quanto mais jovem, há menos preocupação.

Imagem: Bigstock

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