ApexBrasil e ABF renovam parceria para internacionalizar franquias brasileiras

Renovação prevê um investimento de quase R$ 3,8 milhões no mercado de franquias nacional

Formalizado durante o evento Pós-NRF 2024, a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) e a Associação Brasileira de Franchising (ABF), organizadora do encontro, assinaram a renovação do contrato que prevê um investimento de quase R$ 3,8 milhões para promover o modelo de negócios das franquias brasileiras nos principais mercados internacionais.

O evento ocorreu em São Paulo, onde foram apresentadas tendências e insights adquiridos em janeiro durante a National Retail Federation Big Show 2024, a maior feira de Varejo e Consumo do mundo, realizada em Nova York. Além disso, franquias nacionais compartilharam experiências bem-sucedidas de internacionalização de suas marcas.

“O franchising alimenta a economia brasileira e gera empregos, renda e qualificação profissional no país. Não é fácil alcançar o crescimento que o setor tem apurado. Esse é o resultado de um trabalho consistente, com capilaridade”, afirmou o presidente da ApexBrasil, Jorge Viana durante o encontro.

ApexBrasil e ABF assinam contrato de investimento de R$ 3,8 mi em franquias brasileiras

Além de Viana e Floriano Peixoto, diretor de Gestão Corporativa da agência, marcaram presença no encontro o presidente da ABF, Tom Moreira Leite, e o gestor da Unidade de Competitividade do Sebrae Nacional, Ivan Hussn. Representantes das principais redes de franquias do país também estiveram presentes na Pós-NRF 2024.

“Esperamos ver em 2024 mais um crescimento do setor na casa de dois dígitos e muito estímulo para que mais franquias sejam abertas em todo o Brasil, impulsando as exportações brasileiras”, declarou Viana.

Nos próximos dois anos, o aporte financeiro do projeto Franchising Brasil buscará viabilizar iniciativas estruturantes e de comunicação, promoção e feiras internacionais, alinhadas com as diretrizes estratégicas da agência. Entre elas, agendas ESG, inclusão e diversidade no franchising, além de atenção prioritária ao desenvolvimento internacional de franquias originárias do Norte e Nordeste.

O projeto tem como objetivo atingir 180 empresas apoiadas e ampliar para 1.190 o número de operações internacionais de marcas brasileiras apoiadas até o final do próximo ano, considerando os Estados Unidos, Panamá, México, Chile, Colômbia, Paraguai, China e Emirados Árabes Unidos como mercados prioritários.

Mercado de franquias brasileiras

A ABF aponta que, em 2023, o mercado de franquias brasileiro alcançou um faturamento de R$ 240 bilhões, apresentando um crescimento de cerca de 13,8% em relação a 2022, além de gerar aproximadamente 1,7 milhão de postos de trabalho. O segmento de foodservice teve o melhor desempenho da lista, seguido por saúde, beleza e bem-estar, e hotelaria e turismo.

Entre as marcas nacionais amplamente franqueadas no país e no exterior estão Chilli Beans, Grupo Boticário, Localiza e Kumon Instituto de Educação, todas contando com o apoio do projeto Franchising Brasil. Os principais mercados de operação das franquias brasileiras incluem os EUA, Portugal, Paraguai, Bolívia e Colômbia, seguidos por Chile, Uruguai, México, Argentina e Espanha.

Imagem: Shutterstock e Divulgação

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