Shein projeta expansão para cinco estados brasileiros, com foco inicial em Santa Catarina

Com essa expansão, vendedores dessas regiões poderão disponibilizar seus produtos para venda no marketplace

Sem dúvidas, a Shein já é uma gigante no varejo brasileiro quando se fala em moda. O marketplace chinês já conta com mais de 50 milhões de consumidores no País e possui cerca de 30 mil vendedores locais. A fim de ampliar ainda mais sua presença no Brasil, a plataforma planeja, para este ano, chegar a mais cinco estados, com foco inicial em Santa Catarina no primeiro trimestre de 2025. A companhia deve contemplar também Goiás, Distrito Federal, Espírito Santo e Rio Grande do Sul.

Mas o que significa essa expansão? Com a chegada a esses novos polos, vendedores dessas regiões poderão disponibilizar seus produtos para os consumidores dentro do marketplace da Shein. No ano passado, a companhia realizou uma expansão similar, voltada para Rio de Janeiro, Minas Gerais e Paraná.

A novidade foi anunciada no Shein Media Day, que aconteceu na última quarta-feira, 12. Durante o evento, Felipe Feistler, country manager da Shein no Brasil, contou que Santa Catarina foi uma escolha óbvia desde que ingressou na empresa. “A gente sempre olha para Santa Catarina com um carinho imenso, e o diferencial dela é que hoje é um estado que tem o sexto maior PIB do Brasil, em torno de 5%, e cerca de 25% da produção fashion local”, acrescenta.

Com a chegada a Santa Catarina, até o final de março de 2025, a Shein espera ter mil vendedores na região. Até o momento, cerca de 600 vendedores locais já se beneficiam do marketplace. O plano de expansão inclui cinco cidades-foco: Blumenau, Joinville, Florianópolis, Brusque e Itajaí.

Produção local

O marketplace da Shein atingiu a marca de 60% das vendas da companhia no Brasil, apenas um ano e dez meses após o lançamento oficial da plataforma. Atualmente, 75% dos produtos disponíveis na plataforma são produzidos localmente, e 85% dos itens de vestuário feminino, masculino e calçados já são fabricados no Brasil.

Além da expansão geográfica, a Shein ampliará seu portfólio de categorias neste ano. Com mais de 20 categorias atualmente, como roupas, calçados e artigos para casa (Home & Living), a empresa incluirá duas novas frentes: livros e alimentos, expandindo as oportunidades para os vendedores locais.

Operação logística

Atualmente, a Shein conta com três galpões logísticos, todos localizados em Guarulhos, São Paulo. Os espaços totalizam, juntos, uma área de 256 mil m². “Isso equivale a 36 campos de futebol”, comenta Feistler.

No ano passado, expandindo esse ecossistema logístico, a companhia inaugurou sua própria área alfandegada no Aeroporto de Guarulhos. Equipado com tecnologia de ponta, o centro, que já está em funcionamento, tem capacidade para processar mais de 100 mil pacotes por dia.

“Os produtos que vêm da China antes chegavam somente via Correios. Hoje em dia, eles chegam no nosso centro e a gente consegue fazer esse processo de forma mais acelerada, ajudando esses produtos a chegarem mais rápido para os nossos consumidores”, diz.

Imagem: Shutterstock

Relacionados Posts

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Add New Playlist