Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Foodservice: Gestão Estratégica e foco na reabertura

Cristina Souza de Cristina Souza
13 de abril de 2021
no Artigos, Destaque do dia
Tempo de leitura: 3 minutos

Albert Adrià anunciou o fim de seu império gastronômico em Barcelona no último 9 de abril. Os restaurantes Tickets, Pakta, Hoja Santa, Enigma e a Bodega 1900, intitulado o melhor “boteco” que já existiu por lá, estão fechados em definitivo. O chef disse que irá descansar e repensar a continuidade da atuação no mercado de gastronomia.

As casas abriam exclusivamente para o jantar, tinham um fluxo de clientes predominantemente composto por turistas e, por conta das restrições causadas pela pandemia, estavam fechadas há mais de um ano.

Considerando esse exemplo, tomo a liberdade de inferir que, para evitar o fechamento, mais do que obedecer às determinações governamentais de manter as casas fechadas, o chef-empresário poderia ter tomado outras ações. Provavelmente a empresa tinha caixa no início da pandemia, que combinado ao subsídio do governo para os funcionários e à crença na retomada da economia de maneira acelerada pós medidas restritivas em 2020 levaram a decisões pouco proativas.

Reforço também, que apesar de todos nós termos acesso a informações mundiais, muitas vezes em tempo real, cada um está vivendo essa crise de uma forma muito particular e meu comentário não é uma crítica, mas uma análise sobre a importância de nos mantermos atentos à construção de um Mapa Estratégico dinâmico. Esse mapa deve contemplar:

Me pergunto o que faltou ao chef Adrià para estruturar o Mapa Estratégico do seu conglomerado de negócios. Se ele subestimou ou ficou paralisado ante tantas providências a serem tomadas. Certamente todos perdemos com o fechamento desses e de outros negócios, no Brasil e no mundo.

No último ano, muitos de nós assistimos a CEO’s de grandes empresas, demos “likes” e parabéns sobre ações divulgadas, porém, sem a disciplina de analisar de maneira sistemática e dinâmica os nossos próprios negócios, dadas as incertezas do momento.

Desde 1980, nos referíamos ao mundo empresarial como VUCA (Volátil, Incerto, Complexo e Ambíguo). Com a pandemia, passamos a utilizar o termo BANI (Frágil, Ansioso, Não-Linear e Incompreensível), ou seja, ainda mais desafiador. Por isso, ressalto que terá mais sucesso quem tornar cada vez mais racional e ágil sua tomada de decisão.

Toda ação deve considerar o hoje e o amanhã de curto, médio e longo prazos. A ampliação da vacinação dá sinais do seu poder para a retomada da economia. Na semana passada, redes americanas de fast-food anunciaram planos de recontratação prevendo a retomada.

Segundo dados da Gouvêa Analytics, é clara e certa a aceleração da economia americana atrelada à expansão da vacinação.

No Brasil, o foodservice deve ganhar força no segundo semestre deste ano devido aos atrasos e desafios do calendário de vacinação, tema intensamente trabalhado por governo e iniciativa privada neste momento para que fechemos o ano com a população imunizada. Assim, é tempo de organizar-se e estar preparado para assumir as oportunidades no amanhã de médio e longo prazo.

Algumas ações práticas:

  • Continuar garantindo a sustentabilidade do negócio;
  • Evoluir os processos operacionais;
  • Implementar a cultura da gestão por performance;
  • Desenvolver e implantar soluções focadas em preço para atingir novos clientes e/ou manter os antigos satisfeitos;
  • Construir um plano de comunicação que reforce as qualidades da empresa, dos produtos e serviços e mantenha a conexão com os clientes;
  • Definir um plano para expansão do negócio (novos mercados, consolidação, etc.);
  • Ampliar gestão, capacitação e comunicação das habilidades do time como um dos principais pilares de diferenciação da empresa.

O desejo efervescente dos consumidores para sair de casa, encontrar-se em cafés, bares e restaurantes, não garante que ele consumirá do seu negócio na reabertura.

Não permita que a volatilidade do momento e o micro gerenciamento no dia a dia sejam superiores à sua Gestão Estratégica.

Cristina Souza é CEO da Gouvêa Foodservice.
Imagem: Bigstock/Arte/Mercado&Consumo

Postagem anterior

BR Malls retoma operação em quatro shoppings

Próxima Postagem

Casino anuncia possível aumento de capital em subsidiárias; ação sobe 1% em Paris

Cristina Souza

Cristina Souza

Cristina Souza é sócia-fundadora e CEO da Gouvêa Foodservice, empresa da Gouvêa que apoia o setor com metodologias híbridas e ágeis.

Relacionados Posts

Nestlé escolhe Aeroporto de Guarulhos para inaugurar a primeira loja da Ninho no mundo
Foodservice

Nestlé escolhe Aeroporto de Guarulhos para inaugurar a primeira loja da Ninho no mundo

2 de junho de 2025
Conexão, ancestralidade e ingredientes do Brasil ganham espaço na alimentação
Foodservice

Conexão, ancestralidade e ingredientes do Brasil ganham espaço na alimentação

2 de junho de 2025
Marcas avançam no varejo com soluções diferenciadas
Artigos

Marcas avançam no varejo com soluções diferenciadas

2 de junho de 2025
Track&Field inaugura pop-up com TFC Food&Market em condomínio de luxo nos Jardins
Varejo

Track&Field inaugura pop-up com TFC Food&Market em condomínio de luxo em São Paulo

2 de junho de 2025
The LED combina mídia inteligente e dados para potencializar o ponto de venda
Retail Media

The LED combina mídia inteligente e dados para potencializar o ponto de venda

2 de junho de 2025
Antonio Carlos Pipponzi: "O grande desafio é manter o legado de um lado e a inovação do outro"
Varejo

Antonio Carlos Pipponzi: “O grande desafio é manter o legado de um lado e a inovação do outro”

1 de junho de 2025
Envios de declarações do Imposto de Renda ficam abaixo da expectativa da Receita
Economia

Envios de declarações do Imposto de Renda ficam abaixo da expectativa da Receita

1 de junho de 2025
Carrefour ações
Supermercados

De IPO bilionário a saída discreta, Carrefour deixa B3 com valor de mercado 44% menor

31 de maio de 2025
Próxima Postagem
Bordeaux , Aquitaine / France - 12 12 2019 : Cdiscount Marketplace Cdiscount.com sign logo brand of Internet distribution shop of products store services

Casino anuncia possível aumento de capital em subsidiárias; ação sobe 1% em Paris

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

As emoções que vão definir o comportamento do consumidor em 2027

Las emociones que definirán el comportamiento del consumidor en 2027

2 de junho de 2025
As emoções que vão definir o comportamento do consumidor em 2027

The emotions that will define consumer behavior in 2027

2 de junho de 2025
Uber promove novo diretor de Operações e vice-presidente sênior de Entregas deixa o cargo

Uber promove novo diretor de Operações e vice-presidente sênior de Entregas deixa o cargo

2 de junho de 2025
RD Saúde atinge a marca de 400 salas de vacinação e planeja 350 novas lojas neste ano

RD Saúde atinge a marca de 400 salas de vacinação e planeja 350 novas lojas neste ano

2 de junho de 2025
Comércio deve ter crescimento de 4,8% no faturamento no Dia dos Namorados

Comércio deve ter alta de 4,8% no faturamento no Dia dos Namorados, aponta FecomercioSP

2 de junho de 2025
Sanofi comprará a Blueprint Medicines por até US$ 9,5 bi para impulsionar fornecimento

Sanofi comprará a Blueprint Medicines por até US$ 9,5 bi para impulsionar fornecimento

2 de junho de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.