“O Sucesso é simples. Faça o que é certo, do jeito certo, na hora certa”
Arnold H. Glasow
Para muitos eu não seria a pessoa mais indicada para falar de foco. Tenho idade para ser considerado um Millennium e diagnóstico para mais um caso de DDA (Distúrbio de Déficit de Atenção) e síndrome do pensamento acelerado, o que justificaria muitos feedbacks da falta de foco que tenho. Porém, eu não preciso de desculpas para saber que tenho momentos de muita distração e momentos de excesso de foco (sim, isso existe).
Por isso, esse tema “FOCO” é algo que me fascina nas minhas leituras profissionais e pessoais. Surpreenda-se, o paciente pode ser médico ao mesmo tempo!
Foco é um assunto abordado em qualquer bom livro de gestão, que te ensina métodos de priorizar, teoria de Pareto (80/20), curva ABC, matriz GUT, espinha de peixe, entre outras diversas formas de manter o foco no que é importante.
Contudo Gary Keller e Jay Papasan em A única coisa – O foco pode trazer resultados extraordinários¹, trazem uma abordagem completamente diferente, desafiando diversas metodologias, estratégias de diversificação, ditados populares e o senso comum. Em poucas palavras a abordagem do livro é tratar prioridade como uma ÚNICA COISA, ao extremo, pense um de cada vez e pense em uma ÚNICA coisa como importante para a sua vida.
O livro, que ainda não terminei – por falta de foco –, aborda seis mentiras e crenças que se tornaram “princípios operacionais que nos direcionamentos para o caminho errado”. Retrato aqui algumas dessas mentiras e cito algumas partes do livro como exemplo:
AS 6 MENTIRAS:
- Tudo importa igualmente
“A igualdade é uma mentira. Fazer o mais importante é sempre o mais importante. As menores listas de tarefas são as listas de maior sucesso.”
- Multitarefa
“Fazer várias coisas ao mesmo tempo gera distração e a distração prejudica resultados. Fazer tudo ao mesmo tempo é uma mentira. Multitarefeiros são medíocres em tudo.”
- Uma vida disciplinada
“Sustente a disciplina tempo suficiente até que se torne um hábito. Conquistas não são adquiridas por uma ação que você executa, mas sim um hábito que forja bem a sua vida.”
- A força de vontade está sempre à disposição
“Você tem um estoque limitado de força de vontade. Faça o mais importante primeiro. Quando nossa força de vontade está em baixa, tendemos a retornar a nossos padrões de sempre.”
- Uma vida equilibrada
“Tempo não espera por ninguém. Para conquistar um resultado extraordinário, você tem de escolher o que mais importa e dedicar-lhe todo o tempo necessário.”
- Grande é ruim
“Pense Grande. Faça grandes perguntas. Não tenha medo do fracasso, ele faz parte da sua jornada em busca de resultados extraordinários.”
Você não precisa concordar com o livro. As 6 mentiras são polêmicas, uma vez que naturalmente contradizem filosofias de vida e até o que pregam algumas religiões, mas os argumentos são fortes, recheados de experiência e pesquisas sociais, mas não vou gerar spoilers para a sua possível leitura.
A grande lição do livro é que você precisa ter apenas UMA ÚNICA COISA como foco na sua vida.
Aliás, deixo aqui outra sugestão de leitura, o livro Outlier ou Fora de Série (em Português), de Malcolm Gladwell.
FOCO NO CLIENTE – PROPÓSITO
A falta de PO-SI-CIO-NA-MEN-TO no varejo, como diria o meu colega Jean Paul Rebetez (clique aqui para ler o artigo dele), é também muitas vezes devido à falta de FOCO. No desespero de querer aumentar as vendas, as empresas saem copiando o concorrente, copiando cardápios e pratos, seguindo modinhas e tendências, promovendo mudanças sem que necessariamente estejam no seu core business nem mesmo no perfil de seus clientes.
Se o seu negócio é ficar parecido com a concorrência, então você provavelmente não terá um resultado extraordinário.
A falta de FOCO é um pecado capital que muitas lojas carregam, o que você muitas vezes pode enxergar como uma má execução de um serviço e/ou atendimento na loja, sortimentos exagerados (deixo aqui o link do artigo de Alexandre Machado sobre o tema), lojas mal localizadas e preço sem foco no público-alvo.
A prática mais comum de falta de foco é não saber exatamente qual é o seu cliente-alvo e o que ele quer. O FOCO da sua empresa pode ser respondido principalmente pelas perguntas “QUEM? e “O QUE?”, o POSICIONAMENTO pelas perguntas “ONDE?” e “QUANTO?”, enquanto PROPÓSITO é respondido pela pergunta “POR QUE?”.
Não é preciso ir muito longe do nosso escritório na Avenida Paulista, ícone de São Paulo, para encontrar lojas com as características que menciono. Vou destacar algumas delas aqui:
Manteigaria Lisboa – Pastéis de Nata: uma doceria portuguesa na Rua Pamplona, 674, que tem como foco no cardápio – A ÚNICA COISA – o seu famoso pastel de nata, uma delícia com um café expresso e ótimo custo benefício, sempre cheio e localizado na região onde um expresso depois do almoço é supervalorizado.
Club Life To Go Paulista: também próximo da Paulista, na Alameda Santos, 1518, o restaurante muito bem ambientado aposta em uma solução “fast-food saudável”, cardápio de comidas frescas, equilibradas, grab-to-go, com opções vegetarianas e sem glúten, sabe muito bem QUEM quer atender. Não se surpreenda de encontrar uma grande maioria de mulheres consumidoras dentro da loja.
Japan House: na Av Paulista, 52, a casa tem um forte foco na cultura japonesa e PROPÓSITO de disseminar a ampla cultura que o Japão possui. Com exposições, livros, artes, eventos, pop-up stores e até um restaurante, a Japan House tem movimentando um grande público não só curioso, mas também seguidores do que o Japão tem de melhor para oferecer.
Por isso lembre-se de dar foco para o seu negócio e para a sua vida. Se quiser conversar e saber mais sobre estratégia e foco no cliente me escreva.